TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITO DE FEEDBACK: VANTAGENS E USO CAMPUS CHÁCARA SANTO ANTONIO

Projeto de pesquisa: CONCEITO DE FEEDBACK: VANTAGENS E USO CAMPUS CHÁCARA SANTO ANTONIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.722 Palavras (7 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 7

CONCEITOS DE FEEDBACK:

VANTAGENS E UTILIZAÇÃO

CAMPUS CHÁCARA SANTO ANTONIO

2014

INTRODUÇÃO

Feedback é uma palavra de origem inglesa que significa dar resposta a um determinado acontecimento. O termo é utilizado em áreas como Administração de Empresas, Psicologia ou Engenharia Elétrica. É um processo de alimentação que ocorre através do fornecimento de informações críticas para o ajuste de desempenho de uma pessoa.

A palavra feedback pode significar resposta ou reação, ele pode ser positivo ou negativo. Ele é um dos elementos presentes no processo de comunicação, onde um emissor envia uma mensagem para um receptor, através de um determinado canal. A mensagem poderá ser alterada por algum tipo de barreira (ruído), modificando então a sua interpretação por parte do receptor. Depois de interpretada, o receptor termina o processo de comunicação com o feedback a resposta ou reação do receptor à mensagem enviada.

Ele é um importante recurso, pois permite saber como está nosso desempenho e como somos vistos pelos outros na empresa em que trabalhamos. É sobre um comportamento que fizemos no passado, que vai gerar uma mudança e um resultado mais adequado no futuro.

1. FEEDBACK, VANTAGENS E CUIDADOS

É um processo onde o individuo é avaliado por sua equipe, seus colegas, por um grupo, ou por seu supervisor e até mesmo por si próprio. A empresa precisa ter uma postura madura, tanto para seus coordenadores quanto para seus funcionários. A avaliação é feita para o desenvolvimento das pessoas. Após o desenvolvimento da pessoa, os critérios de avaliação devem acompanhar a cultura da empresa, dentro dos critérios de respeito e honestidade. O processo deve ser sigiloso e ter credibilidade, e os profissionais devem pertencer ao mesmo ciclo de atividades, para ter conhecimentos específicos.

Uma forma de fornecer o Feedback de maneira adequada é nunca violar o principio da confiança, do respeito, a ética. É necessário que não seja confundido com emoções e sentimentos, para que não interfira na real importância. Sempre identificar qual é o momento mais apropriado para o Feedback e que as causas sejam sempre bem esclarecidas e o ouvinte possa entender o impacto do resultado de suas atividades de forma clara e objetiva. É essencial que a informação chegue somente para a pessoa em questão.

O real objetivo do Feedback é ajudar as pessoas a melhorar seu desempenho, através de orientações, críticas, informações sobre seus atos, para que o individuo possa ter um nível maior de eficiência em suas atividades. O Feedback deve ser sempre educativo, não deve ser para desvalorizar o individuo, pois dessa forma perde sua funcionalidade. Deve ser utilizado frente a condutas e resultados positivos, e também, para rever equívocos e problemas no desempenho quando ocorrer. Porém a prática do Feedback deve ser utilizada de maneira sempre construtiva, fazer com que as pessoas sintam-se motivadas a sempre buscar sua melhora e não para humilhar ou puni-las.

Os motivos para dar e receber Feedback na empresa é que acaba com a alta rotatividade de funcionários, que gera custos na operação. Existem medidas simples para melhorar o clima organizacional e que devem ser adotadas no dia a dia para que as pessoas sintam-se mais motivadas. E o Feedback contribui para isso, para melhorar os processos das empresas e contribuir para o crescimento profissional.

Ele aumenta a motivação, pois o reconhecimento não tem que aparecer somente em forma de dinheiro, dar feedbacks positivos é uma forma de dizer que as pessoas estão sendo valorizadas. Quando um líder recompensa verbalmente o funcionário, ele se sente realizado, mais confiante e sempre busca ser melhor em suas atividades. A equipe também funciona melhor, pois o sucesso de um negócio depende muito das pessoas que trabalham juntas. Isso é fundamental para garantir resultados e lucros. Para isso acontecer, é importante que cada um saiba se o que está fazendo é correto ou não.

O Feedback faz ajustes para que tudo funcione melhor. Se há algum erro, é importante que as observações sejam feitas individualmente para não gerar conflitos no ambiente de trabalho. Sempre estabelece padrões de excelência. Quando um funcionário é elogiado um público, o líder, mostra aos demais que as práticas são reconhecidas e valorizadas pela organização e que sempre que algo bom acontecer, todos irão perceber que o trabalho daquele funcionário está sendo bem feito e que a liderança está percebendo o seu valor e assim, de todos que participam da organização. Com isso, as outras pessoas também vão querer tem um melhor desempenho para ser reconhecido por seu gestor e seus colegas de trabalho.

O Feedback cria um ambiente saudável, quando os colegas elogiam uns aos outros ou quando dão conselhos em relação ao desempenho profissional. É importante que no ambiente de trabalho, que um valorize o trabalho do outro, gerando uma harmonia para todos. Ele também permite correções de atividades. Uma empresa inteligente abre espaço para que o funcionário possa mostrar ao seu líder se ele está no caminho certo ou para apontar possíveis falhas. Mas é necessário participar de forma honesta em pesquisas internas da empresa, deve ser levado muito a sério e os funcionários deves ser orientados para isso.

A falta de Feedback pode ter um efeito oposto, pois, um feedback mal direcionado pode afastar o colaborador dos reais objetivos da empresa. Isso afeta diretamente as metas de uma corporação. O Feedback é voltado para a transformação de pessoas, gerando bons resultados, desenvolvendo suas competências. Ele é para servir de estímulo.

Mesmo profissionais que assumem um papel de liderança, tem pouca habilidade em dar Feedback. A maioria desconhece as técnicas para desenvolver o potencial das pessoas além de fortalecer a relação profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com