TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTÓRIA DA ESCOLA SANTO ANTÔNIO PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL

Relatório de pesquisa: HISTÓRIA DA ESCOLA SANTO ANTÔNIO PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/2/2015  •  Relatório de pesquisa  •  9.415 Palavras (38 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 38

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA

HISTÓRIA DA ESCOLA SANTO ANTÔNIO PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL/ CONFERÊNCIA SÃO VICENTE DE PAULA “SÃO JOSÉ”, E A INCLUSÃO DOS ALUNOS PORTADORES DE NECESSIDADE EDUCATIVA ESPECIAL NA COMUNIDADE LOCAL.

Londrina

2009

HISTÓRIA DA ESCOLA SANTO ANTÔNIO PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL/ CONFERÊNCIA SÃO VICENTE DE PAULA “SÃO JOSÉ”, E A INCLUSÃO DOS ALUNOS PORTADORES DE NECESSIDADE EDUCATIVA ESPECIAL NA COMUNIDADE LOCAL.

Projeto de pesquisa apresentado ao Curso de Especialização em Educação Especial Inclusiva da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista.

Orientadora: profª Ms. Edilaine Vagula

Londrina

2009

Dedico minha pesquisa a todos(as) Alunos(as) Portadores de Necessidades Especiais da Confêrencia São Vicente de Paula/ Escola Santo Antônio, em Cruz Alta, e a todos os alunos portadores de necessidade especial que sofrem qualquer tipo de violência e discriminação.

AGRADECIMENTOS

Em especial, agradeço a DEUS, sem ele eu nada seria e nada faria.

Ao meu marido a minha filha,e ao meu genro, pelo apoio, incentivo, paciência e palavras confiantes, sem o que a jornada de dedicação ao trabalho e estudos teria sido muito mais difícil. Peço desculpas pelos momentos de desabafos, de ausência. Aos meus amigos, e colegas por compreenderem a necessidade do afastamento e me incentivarem na realização deste trabalho.

Aos professores da escola pesquisada, a presidência da Confêrencia, ao profissionais da Unopar pela dedicação, pelo incentivo, comprometimento e amizade demonstradas no decorrer do curso. A todos meus amigos pelo apoio, pela amizade, que favoreceu o maior desenvolvimento e crescimento.

PENSAMENTO:

Quando a sociedade estabeleceu um modelo de normalidade, criou uma guerra antropológica, com a natureza humana.

A diversidade natural é real e entrono dela age a funcionalidade da ecologia, que trabalha em favor do progresso de todos.

Cada um de nos é único, com um comportamento original relativo as necessidades pessoais do progresso pessoal e coletivo. Quem resolve seguir o modelo se ilude bloqueando a expressão de sua alma, criando insegurança, doenças, desilusões e sofrimentos.

Os iludidos dão mais importância às aparências do que as verdades que prioriza os valores eternos do espírito.

Servos do mundo sofrem o mundo.

Em razão disto quem assume sua verdade e age de acordo com os valores da vida, mesmo enfrentando preconceitos e pagando O PREÇO DE SER DIFERENTE, passa credibilidade obtém respeito e se realiza.

Porém os escravos do preconceito estão se candidatando no futuro a experimentar as mesmas experiências que criticaram, a fim de aprender a conviver com as diferenças.

FRATERNIDADE é o resultado da capacidade de apreciar as diferenças.

LUIZ GASPARETTO

RESUMO

Este trabalho parte do objetivo de contar a história da conferencia São José em Cruz Alta, foi fundada em 28 de agosto de 1942 até os dias atuais, passando por fatos históricos. Dando ênfase ao trabalho pedagógica da escola e de como este se desenvolve, através das atividades curriculares, da inclusão, caracterizando as deficiências que a escola trabalha sua estrutura, e como a mesma é composta tanto no aspectos de presidência, há direção da escola. Nesta caminhada inclusiva e humana que o trabalho percorre mostrarei políticas públicas para os portadores de necessidades especiais, legislação atual, e conceito sobre as deficiências, apresento também a importância de escola desenvolver seu currículo e suas atividades em conjunto com a comunidade escolar, proporcionando assim que a conferencia não seja apenas uma escola, mas uma referencia nas questões inclusiva, e humana no desenvolvimento das potencialidades dos educandos ali matriculados.

Palavras Chaves: Inclusão/ cidadania/ políticas públicas/ igualdade

ABSTRACT

INTRODUÇÃO

O questionamento da sociedade moderna em relação às crianças e os jovens abandonados pela sociedade, pelas famílias e muitas vezes até mesmo pelas escolas esta sendo colocado como um dos principais problemas, produzidos pelo processo econômico globalizado. A não distribuição de renda, a falta de políticas públicas, e o abandono de grande parte da sociedade proporcionou a criação de um contingente de pessoas que vivem em extrema pobreza em todo mundo.

Neste ambiente onde a escola pretende a inclusão dos alunos, e a tentativa de incluir na sociedade, encontram-se as criança e adolescentes da Escola Santo Antonio em Cruz Alta, a mesma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com