TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL DA PANIFICADORA E MERCADINHO SANTO ANTONIO

Artigos Científicos: DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL DA PANIFICADORA E MERCADINHO SANTO ANTONIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2013  •  1.387 Palavras (6 Páginas)  •  1.627 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE LUCIANO FEIJÃO – FLF

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

LORAYNE DE SOUZA XIMENES ALBUQUERQUE

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL DA PANIFICADORA E MERCADINHO SANTO ANTONIO

SOBRAL/2013

1 INTRODUÇÃO

O constante crescimento das empresas no mundo faz com que as pessoas despertem a necessidade de conhecer melhor não só as grandes empresas, mas também as pequenas organizações com o intuito de aprimorar os conhecimentos nos estudos sobre administração de empresas.

O diagnóstico realizado na empresa nos ajuda a compreender melhor como funciona as organizações de acordo com sua estrutura organizacional, o presente trabalho é a oportunidade de vivenciar a prática conciliada com a teoria onde o ambiente organizacional é a peça fundamental para o presente estudo.

Visando aplicar efetivamente os conhecimentos adquiridos até o momento, no curso de Administração de Empresas da Faculdade Luciano Feijão, realizou-se o presente estágio na empresa Panificadora e Mercadinho Santo Antônio, atendendo a disciplina de Estágio Supervisionado I.

2 HISTÓRICO

A Panificadora Santo Antônio, surgiu no ano de 1990, com o sonho de José Horácio Ximenes de montar um empreendimento em sua cidade natal. A partir de então, ela foi idealizada e construída e com o passar dos anos foi ampliada com mercadinho onde passou a agregar mais valor para seus clientes e ficou conhecida como Panificadora e Mercadinho Santo Antônio, localizada na Av. Antônio Cristino de Meneses na cidade de Coreaú-Ce. Hoje a panificadora conta com um quadro de 10 funcionários e continua tendo como prioridade seus clientes, por isso agregou mais um serviço, o de correspondente bancário para maior comodidade de seus clientes.

3 EMPRESA

A Panificadora e Mercadinho Santo Antônio, está instalada na Av. Antônio Cristino de Meneses, centro, em Coreaú-Ce. A empresa dispõe de 450m² de área construída divididas em um espaço de vendas, de estoque e de produção.

De acordo com Maximiano (1992, p. 56) organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Por meio de uma organização torna-se possível perseguir e alcançar objetivos que seria inatingível para uma pessoa.

Assim como Maximiano a panificadora é uma organização que acredita que cada um dentro de sua estrutura tem um papel fundamental que desenvolverá um benefício coletivo.

Conforme Stoner (1994, p. 230), “a forma pela qual as atividades de uma organização são divididas, organizadas e coordenadas, constitui o conceito de Estrutura Organizacional”. A empresa em estudo tem uma estrutura organizacional formal, mas que não é sustentada por um organograma, mesmo não tendo uma representação formal de organograma podemos representar da seguinte forma de acordo com o anexo A.

3.1MISSÃO

Oferecer produtos de qualidade, adequados as necessidades dos clientes em um lugar agradável.

3.2VISÃO

Aumentar sua participação de mercado, sendo referencial de produtos e serviços.

4 AUTORIDADE, RESPONSABILIDADE E DECISÃO

A organização possui cargos e funções muito bem definidas, onde a autoridade da empresa é representada de modo formal de acordo com os níveis hierárquicos da empresa, estabelecida pela autoridade máxima da empresa, ou seja, o diretor onde as ordens e as decisões são tomadas pelo mesmo. Sendo assim, mesmo tendo uma forma de autoridade centralizada, os funcionários da empresa não tem nenhum tipo de restrição ou mesmo insatisfação relacionada á forma do modelo de gestão.

Mesmo diante de tanta autoridade perante a empresa, mesmo sendo uma empresa centralizadora a organização se preocupa em partilhar os assuntos relacionados á empresa com seus colaboradores antes de tomar suas decisões para que os mesmos se sintam parte importante da organização, onde a opnião de todos é de grande relevância para a empresa.

Quando se trata de tarefas, todos sabem sua função mesmo trabalhando de forma individual, sempre trabalhando em prol dos benefícios em comum, onde juntos podem fazer o melhor sempre para o crescimento conjunto da organização.

5 COMUNICAÇÃO

A comunicação na empresa funciona de forma rápida e eficaz por ser uma empresa de pequeno porte e que concentra apenas doze funcionários onde não há restrições ou barreiras na hora de executar a comunicação que é repassada sempre de forma rápida, clara e direta entre os funcionários para que não haja nenhum tipo de ruído. A empresa busca a comunicação direta com a finalidade de aproximar as pessoas e tornar a empresa cada vez mais integrada.

5.1OBJETIVOS, POLÍTICAS E ESTRATÉGIAS

A empresa em estudo tem por objetivo aumentar sua participação de mercado e ampliar sua empresa abrindo possíveis filiais e agregando mais valor ainda para seus clientes implantando uma lanchonete. Mesmo sendo reconhecida como a melhor em seu ramo de atuação, a empresa se preocupa em treinar e qualificar seus funcionários com a finalidade de fidelizar ainda mais seus clientes e atrair novos clientes, buscando sempre a qualidade de seus produtos e o bom atendimento aos seus clientes.

Marketing é a área do conhecimento que engloba todas as atividades concernentes às relações de troca, orientadas para a satisfação dos desejos e necessidades dos consumidores, visando alcançar determinados objetivos da organização ou indivíduo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com