TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITO DE PLANEJAMENTO E O PROCESSO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Por:   •  18/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  617 Palavras (3 Páginas)  •  485 Visualizações

Página 1 de 3

A estratégia constitui um tema bastante recente no meio empresarial, mas a sua origem é muito antiga. Há cerca de 2500 anos, Sun Tzu, um filósofo que se transformou em general, escreveu o mais famoso dos antigos manuais estratégicos chineses: A Arte da Guerra1. Assim, muitos dos conceitos utilizados no mundo dos negócios têm seus antecedentes no campo militar: “a palavra estratégia procede da palavra grega strategos, formada por stratos, que significa exército, e –ag, que significa dirigir”.2

No contexto empresarial, foi a partir do início da década de sessenta que o estudo da estratégia passou a ser um objeto de interesse crescente por parte de muitos executivos, estudiosos e pesquisadores da área da administração. O volume de trabalhos e pesquisas que tem sido realizado para apoiar a atividade empresarial contribuiu para que a estratégia se convertesse no núcleo da literatura especializada em gestão.

Em função desta importância, este tema apresenta um corpo de conhecimentos que além de amplo, se caracteriza por uma variedade de perspectivas, o que dificulta as tentativas de se apresentar um conceito que possa vir a ser universalmente aceito, por exemplo:

Chandler3 define estratégia como a determinação das metas básicas de longo prazo e dos objetivos da empresa, assim como a adoção dos cursos de ação e da alocação dos recursos necessários para levar a cabo estas metas.

Para Ansoff4, a palavra estratégia significa regras de decisão em condições de desconhecimento parcial, ou seja, quando somente algumas das alternativas possíveis são conhecidas. Segundo Andrews6, estratégia é o padrão dos objetivos, propósitos ou metas e as políticas e planos essenciais para conseguir ditas metas, estabelecidas de tal maneira que definam em que tipo de negócio a empresa está ou quer estar e que tipo de empresa é ou quer ser.

Na concepção de Mintzberg7, há pelo menos cinco formas distintas para definir estratégia: (1) plano, (2) pauta de ação, (3) padrão, (4) posição e (5) perspectiva.

Como plano (que, para Mintzberg, é o conceito mais utilizado) a estratégia é uma espécie de curso de ação conscientemente determinado, um guia (ou uma série de guias) para abordar uma situação específica. De acordo com esta definição, estas são elaboradas antes das ações às quais aplicar-se-ão, e desenvolver-se-ão de maneira consciente e com um propósito determinado. Isto é, primeiro as estratégias são formuladas para depois serem implementadas.

Desde um ponto de vista mais restrito, a estratégia (como um plano) pode ser concebida como uma pauta de ação específica. Por exemplo, as "manobras" que as empresas utilizam no "jogo de mercado", para fazer frente aos competidores.

Como padrão, a estratégia é um modelo de comportamento que de uma maneira intencional, ou não, adquire consistência com o fluxo das ações desenvolvidas. Por exemplo, as ações que produziram resultados positivos para uma determinada empresa tendem, gradualmente, a influenciar a forma pela qual esta agirá no futuro, "criando" um padrão de comportamento.

O seu conceito como posição, em termos empresariais, se refere a localização da empresa no que os teóricos da organização costumam chamar de "ambiente externo". Utilizando uma "linguagem administrativa" pode-se dizer que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (44.4 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com