TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO. PLANEJAMENTO TÁTICO. PLANEJAMENTO OPERACIONAL

Tese: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO. PLANEJAMENTO TÁTICO. PLANEJAMENTO OPERACIONAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/8/2013  •  Tese  •  622 Palavras (3 Páginas)  •  787 Visualizações

Página 1 de 3

*PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: Segundo Chiavenato, o planejamento estratégico é um conjunto de tomada deliberada e sistemática de decisões acerca de empreendimentos que afetam ou deveriam afetar toda a empresa por longos períodos de tempo. É o planejamento que envolve prazos mais longos de tempo, é mais abrangente e é discutido e formulado nos níveis hierárquicos mais elevados da empresa, isto é, no nível institucional. Segundo Daft Apud Fernandes, é o horizonte temporal de longo prazo, sendo de responsabilidade da alta cúpula da empresa, trata a empresa como um todo. Segundo Djalma Pinho, é o processo administrativo que proporciona metodologia para estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa, visando ao otimizado grau de interação com os fatores externos não controláveis e atuando de forma inovadora e diferenciada. O planejamento é normalmente de responsabilidade dos níveis mais altos da empresa e diz respeito tanto à formulação de objetivos quanto à seleção dos cursos de ação a serem seguidos para sua consecução levando em conta as condições externas e internas à empresa e sua evolução esperada.

*PLANEJAMENTO TÁTICO: Segundo Chiavenato, é a função administrativa que determina antecipadamente o que se deve fazer e quais objetivos devem ser alcançados. Planejamento tático se refere ao nível intermediário da organização, ou seja, ao nível dos departamentos ou unidades de negócios da empresa. Como tal, ele é elaborado pelos gerentes ou executivos. Segundo Daft Apud Fernandes, é o horizonte temporal intermediário, cuidando de setores/divisões da empresa, sendo de responsabilidade de alguns executivos e gerentes. Segundo Djalma Pinho, é a metodologia administrativa que tem por finalidade aperfeiçoar determinada área de resultado e não a empresa como um todo. Portanto, trabalha com decomposições dos objetivos, estratégicos e políticas estabelecidas no planejamento estratégico.

*PLANEJAMENTO OPERACIONAL: Segundo Chiavenato, preocupa-se basicamente com o que fazer e como fazer no nível em que as tarefas são executadas. O planejamento operacional pode ser visualizado como um sistema: começa com os objetivos estabelecidos pelo planejamento tático, desenvolvem planos e procedimentos detalhados e proporciona informação de retroação no sentido de proporcionar meios de condições para aperfeiçoar e maximizar os resultados. Segundo Daft Apud Fernandes, horizonte temporal mais curto, tratando-se de planejar as operações do chamado “chão de fábrica”, sendo de responsabilidade dos gerentes de nível mais baixo. Segundo Djalma Pinho, é a formalização através de documentos escritos, das metodologias de desenvolvimento e pelas áreas funcionais da empresa.

1.2 COMPARAÇOES ENTRE TEXTOS: “VEJA O FUTURO ANTES DOS OUTROS” E “O DESAFIO DO ADMINISTRADOR DO FUTURO”

Segundo os professores, Roberto Shinyashiki e Paulo Barreto dos Santos, falam respectivamente do administrador do futuro e suas visões; tendo em vista que o verdadeiro empreendedor consegue enxergar o que está escondido nas entrelinhas. Ele se antecipa. Para as pessoas comuns, o ano de 2015 é um acontecimento do futuro; para os empreendedores, acontece hoje, pois sabem que o futuro é consequência do presente. (Roberto Shinyashiki). E consequentemente, quem ambiciona uma carreira global

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com