TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITOS BÁSICOS PARA ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E RECURSOS PATRIMONIAIS

Projeto de pesquisa: CONCEITOS BÁSICOS PARA ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E RECURSOS PATRIMONIAIS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  654 Palavras (3 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 3

Etapa 1- OS PRINCIPAIS CONCEITOS SOBRE ADMINISTRAÇÃO DOS RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS

Uma empresa precisa ter definições, visão sistemática e classificação dos materiais. Para isso deve ter seus setores bem administrados. Para a empresa gerar riqueza ao adicionar valor aos bens é preciso inicialmente projetar um sistema eficaz para produção do material ou serviço. Para administrar este sistema deve fazer o melhor uso da força de trabalho, do capital e dos materiais e o meio, mas eficaz é o planejamento e controle do fluxo de materiais que entram e saem da produção. Para garantir que o investimento no estoque seja de segura rentabilidade, deve assegurar que todas as etapas de movimentação e guarda desse material. Para produzir produtos uteis, a produção deve seguir todos os estágios estabelecidos para o desenvolvimento do produto final, gerando mais riqueza. Geralmente temos conflitos de objetivos de área, mas o planejamento deve balancear os objetivos conflitantes e coordenar o fluxo de materiais para que o serviço ao consumidor seja mantido e os recursos utilizados adequadamente. A informação hoje é o bem ativo mais precioso de uma empresa, o colaborador que possui o conhecimento passa ser muito importante para a organização, pois seu know how pertence a ele e não a empresa. O grande desafio da empresa moderna é distribuir este conhecimento para ganhar vantagens competitivas em relação à concorrência. Para que não haja grandes prejuízos nas empresas é preciso seguir rigorosamente todos os passos que o planejamento montou desde o desenvolvimento dos fornecedores até a entrega do produto final ou serviço gerando a satisfação total do consumidor.

Etapa 2 - A GESTÃO DE ESTOQUE E COMPRAS E SUA IMPORTÂNCIA NA EMPRESA

O que é Gestão de Estoques

Gestão de estoques, no contexto de uma indústria, normalmente se refere à gestão dos recursos materiais que podem ajudar a organização a gerar receita no futuro. O responsável por esta parte da gestão é o Gerente de operações.

Por exemplo, uma loja de varejo que vende vários itens, como um supermercado ou loja de departamentos (com, por exemplo, alimentos embalados, mantimentos, roupas, bens eletrônicos, etc.) não costuma armazenar todos os produtos na loja. Partes do estoque de produtos são mantidos em um armazém ou depósito. Chamamos de inventário a soma dos produtos na loja e no armazém.

Por que a gestão de estoques é tão importante?

Empresas que atuam como fabricantes ou montadoras, voltadas para a produção de bens, dependem fortemente de um estoque bem gerenciado por uma série de razões. No final das contas, uma empresa que dependa de produção não pode sobreviver sem um bom sistema de gerenciamento de estoques.

Vejamos então algumas razões para ter um bom sistema de gestão de estoques:

Atender às demandas de forma constante

A demanda por bens e serviços específicos não será a mesmo durante todo o ano. Por exemplo, a venda de condicionadores de ar tem picos durante o verão e vai para baixo durante o inverno. Roupa também tem uma demanda muito sazonal, curtas no verão e longas e quentes no inverno. Um estoque bem planejado permitirá

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com