TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITOS DE ADMINISTRAÇÃO

Trabalho acadêmico: CONCEITOS DE ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  Trabalho acadêmico  •  2.364 Palavras (10 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA 4

3 CONCEITOS DE ADMINISTRAÇÃO 5

3.1 MISSÃO DA EMPRESA 5

3.2 VISÃO DA EMPRESA 5

3.3 ÁREAS FUNCIONAIS E SUA ESTRUTURA 5

3.4 FUNÇÕES X ÁREAS FUNCIONAIS 5

4 ASPECTOS MERCADOLÓGICOS 6

4.1 SETOR ECONÔMICO E RAMO DE NEGÓCIO 6

4.2 PERFIL DOS CLIENTES 6

4.3 FORNECEDORES 6

4.4 CONCORRENTES 6

4.5 ESTRATÉGIA DE VENDAS 7

5 CONTABILIDADE 8

5.1 TIPOS DE DECISÕES 8

5.2 DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO – USUÁRIO X CONTADOR 8

5.3 CONTROLE CONTÁBIL 8

6 MATEMÁTICA NA EMPRESA 9

7 CONCLUSÃO 10

REFERÊNCIAS 11

1 INTRODUÇÃO

A pesquisa que segue tem como objetivo apresentar informações referente a Empresa Coca-Cola, abordando temas como a sua origem, seu método de trabalho visando clientes, funcionários, fornecedores, concorrentes dentre outros.

Trata-se de uma empresa multinacional fundada em 1886, sendo que é o principal fabricante, vendedor e distribuidor de concentrado de bebidas refrescantes do mundo. Está presente em mais de 200 países e criou mais de 3500 bebidas diferentes desde água a sumos, refrigerantes, chás, cafés, bebidas energéticas e desportivas, e é de acordo com a Interbrand (empresa especializada em analisar o valor das marcas mundiais utilizando três diferentes fatores: performance financeira, o papel e a força da marca) a marca número 1 no ranking anual.

Em todos os países onde comercializa seus produtos, a Coca-Cola estabelecer-se como parte da comunidade, como um negócio local que cria postos e trabalho e desenvolve iniciativas culturais e promotoras do meio ambiente.

Ela tem como prioridade e preocupação a proteção do meio ambiente incorporada na gestão do dia-a-dia, visa progredir em conjunto com os seus funcionários, fornecedores, engarrafadores, autoridades locais e comunidades de acordo com um rígido conjunto de princípios e valores partilhados, bem como determinadas linhas de sustentabilidade.

Os princípios da Coca-cola refletem-se na sua Missão, Visão e Valores, sempre focados em oferecer produtos e ações em compromisso com a sociedade e o meio ambiente, Por isso a visão da referida empresa está orientada para a preparação de um futuro mais sustentável.

A empresa em destaque aplica no seu método de trabalho conceitos da administração estratégica, como a visão de Kennet Andrews quando ele afirma que a estratégia é o padrão de objetivos, metas, alvos, políticas e planos centrais para alcançar as finalidades preestabelecidas.

.

2 CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA

Jonh Stith Pemberto

A Coca-Cola teve suas origens nos Estados Unidos da America na cidade de Atlanta no ano de 1886 quando em certa tarde Jonh Pemberton um farmacêutico inspirado pela curiosidade, criou a formula de um xarope à base de caramelo e levou-a até a farmácia Jacob´s, onde foi misturada com água gaseificada. De seguida foram criadas amostras para dar a prova aos clientes, as quais tiveram grande aceitação por parte deles.

Posteriormente a bebida foi posta à venda na farmácia Jacob´s por 5 cêntimos o copo, tornando-se esta a primeira sede da Coca-cola. Foi Frank Robinson, o contabilista de Pemberton que batizou a mistura com o nome de Coca-Cola e escreveu seu logotipo com a sua caligrafia distinta, logotipo esse que é utilizado até os dias de hoje.

Passados dois anos Asa Griggs Candler, um empresário de Atlanta, comprou os direitos da Coca-Cola e tornou-se o primeiro presidente e o primeiro a trazer uma visão de negócio registrando a marca. Transformou a Coca-Cola de uma inversão em um negócio extremamente lucrativo, através de métodos publicitários, distribuindo ofertas, dando assim uma maior visibilidade à marca, com o intuito de aumentar a comercialização do produto.

Com uma estratégia de marketing agressiva e um sistema de produção franqueado, The Coca-Cola Company começa a expandir negócios e em 1920 tem 1.000 fabricas engarrafadoras autorizadas, exportando produtos para outros países como Cuba, Porto Rico e França.

De meados da década de 40 até 1960 dobra-se o numero de países com operação de engarrafamento. Após vários anos de sucesso com um só produto a The Coca-Cola Company lança novos produtos, como Fanta (1950), a Sprite (1961), a TAB (1963), e Fresca (1966). Hoje a The Coca-Cola company atua em mais de 200 países com 230 marcas diferentes.

No Brasil a referida empresa chega em 1942 na expansão mundial começada na própria década de 40. A primeira fábrica a foi instalada no Rio de Janeiro, em São Cristovão. Em 1943 abre em São Paulo a primeira filial e em 1945 a segunda fábrica carioca é inaugurada. Neste ano o sistema de franquia é iniciado no país. De 1957 à 1962 o concentrado começa a ser produzido no Rio de Janeiro, antes era importado.

No final da década de 60 a The Coca-Cola Company contava com mais de 20 fabricas engarrafadoras autorizadas e franqueadas. Nos anos 80 são 36 franqueadas e em 1990, a fábrica Recofarma começa a produzir o concentrado necessário para fazer a bebida.

Comparando com as origens da marca em que se vendia apenas 9 copos do produto por dia, atualmente vende-se mais de 1.4 bilhões de bebidas todos os dias. A Coca-Cola tornou-se assim o refrigerante mais popular e a marca mais conhecida e vendida em todo o mundo.

A Coca-Cola tem como prioridade e preocupação a proteção do meio ambiente, incorporada na gestão do dia-a-dia. Tem como objetivo enquanto produto, refrescar os seus consumidores dando-lhes uma experiência única de prazer, é de bom grado que tenta fazer com que isso seja possível de uma forma sustentada do ponto de vista ambiental.

A criação do Ekosystem é nada mais nada menos que um Sistema de Gestão Ambiental da Coca-Cola, surge no âmbito do compromisso feito pela marca em proteger e conservar melhor o meio ambiente. O projeto Ekosystem, consiste nas políticas que se regem por regras explicitas quanto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com