TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITOS DE ADMINISTRAÇÃO

Tese: CONCEITOS DE ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2014  •  Tese  •  948 Palavras (4 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 4

1. INTRODUÇÃO

Como será demonstrado e destacado durante o desenvolvimento da disciplina administração, esta surgiu, nos tempos modernos, da necessidade das industriais emergentes gerenciarem seus negócios que tomaram grande desenvolvimento através do surgimento de novas tecnologias provenientes do que se convencionou de chamar Revolução Industrial. (1780 a 1860 - 1860 a 1914).

A palavra administração vem do latim ad (direção, tendência para algo) e minister (pessoas), e designa o desempenho de tarefas de direção dos assuntos de um grupo.

A administração como ciência surgiu como necessidade de sistematização dos processos produtivos em organizações industriais e foi concebida pelos engenheiros Fayol e Taylor.

Administração é um processo de tomar decisões e realizar ações que compreende quatro processos principais interligados: planejamento, organização, execução e controle.

Administrar é dirigir as organizações, através das pessoas, para que alcancem seus resultados de forma eficiente, eficaz e com responsabilidade social e ambiental. Envolve a elaboração de pareceres, relatórios, planos, projetos, arbitragens e laudos, em que se exija a aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas de organização, tais como: pesquisas, estudos, análises, interpretação,dentre outros.

Tema de destacada importância para os profissionais de engenharia é a sua atuação como gerente seja na condição de colaborador em uma empresa ou gerindo seu próprio negócio. .Observar um gerente em ação nos leva à constatação de que seu trabalho é diversificado, sem padronização e não segue a ordem implícita nas funções de planejar, organizar, dirigir e controlar. Os estudos sobre os gerentes reforçam a idéia de que o enfoque funcional é um modo de classificação de suas atividades principais em grandes categorias e entender as técnicas usadas por eles para realizá-las

O módulo 1, que agora está sendo apresentado aos estudantes de engenharia, professores e demais colaboradores deste INSTITUTO destaca os conceitos, os objetivos, os princípios e a origem histórica da administração. Aborda também o papel dos gerentes nas organizações empresariais e destaca o engenheiro no exercício dessa função. Também tema de importância para os profissionais de engenharia é a sua atuação como gerente seja na condição de colaborador em uma empresa ou gerindo seu próprio negócio. .Observar um gerente em ação nos leva à constatação de que seu trabalho é diversificado, sem padronização e não segue a ordem implícita nas funções de planejar, organizar, dirigir e controlar. Os estudos sobre os gerentes reforçam a idéia de que o enfoque funcional é um modo de classificação de suas atividades principais em grandes categorias e entender as técnicas usadas por eles para realizá-las

2

A elaboração do presente material didático e a sua disponibilidade em site esprcífico para acesso, foi também possível graças à colaboração dos estudantes de engenharia industrial elétrica e mecânica do então CEFET – MA, a partir do primeiro semestre de 2007. A esses estudantes e aos que se seguiram nossos agradecimentos.

Metodologicamente foi elaborado a partir da literatura básica disponível, consulta à Internet, colaboração de alunos e professores.

Os textos, organizados em módulos, contemplam os itens do programa da disciplina administração e em seu conteúdo abordam conhecimentos de livros-textos clássicos de autores brasileiros, atividades estimuladoras de debates, artigos de periódicos eletrônicos, pesquisa de campo, visitas técnicas, exibição de vídeos e artigos que buscam contextualizar as situações teóricas explicitadas em sala de aula.

2. CONCEITOS DE ADMINISTRAÇÃO

Administração é o ato ou processo de gerir, reger ou governar negócios públicos ou particulares. A palavra administração vem do latim ad (direção, tendência para algo) e minister (pessoas), e designa o desempenho de tarefas de direção dos assuntos de um grupo. É utilizada em especial em áreas com corpos dirigentes poderosos , como por exemplo no mundo empresarial (administração de empresas) e em entidades dependentes dos governos (administração pública). Outro sentido da palavra refere-se à administração (ou seja, à oferta) de sacramentos, de justiça, medicamentos etc. Gestão passou a significar de forma mais comum a interferência direta dos gestores nos sistemas e procedimentos empresariais. Em Contabilidade, por exemplo, podem ser observados dois tipo de gestores: aqueles que observam os preceitos científicos da matéria ou interferem ao fim do sistema (output). E aqueles que interferem em qualquer fase do sistema (input, processamento, output). Isto significa que tais processos são efetivados pelo poder de liderança enfocado por cada um.

Segundo Maximiano (2000) administração significa, em primeiro lugar, ação. Administração é um processo de tomar decisões e realizar ações que compreende quatro processos principais interligados: planejamento, organização, execução e controle.

A administração pode ser também definida como uma função social que consegue que as coisas sejam realizadas (Litterer,1980). Entre os clássicos destaca-se a idéia de que a Administração constitui um recurso para a racionalização e condução do processo produtivo. O conceito entre os humanistas refere-se à condução do processo de cooperação e relações humanas no trabalho. Uma visão sistêmica coloca a administração como uma técnica de conduzir o processo produtivo e as relações sociais na organização, conforme solicitações do ambiente de tarefa (mercado) e do ambiente geral (macro-ambiente). Na abordagem contingencial vigora o conceito de adocracia: administração de situações e da incerteza. Neste caso, todos os princípios gerenciais são válidos, tudo depende das circunstâncias.

Administrar é dirigir as organizações, através das pessoas, para que alcancem seus resultados de forma eficiente, eficaz e com responsabilidade social e ambiental.

3

Envolve a elaboração de pareceres, relatórios, planos, projetos, arbitragens e laudos, em que se exija a aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas de organização, tais como: pesquisas, estudos, análises, interpretação, planejamento, implantação, coordenação e controle dos trabalhos nos campos de administração geral, como: administração e seleção de pessoal, organização, análise, métodos e programas de trabalho, orçamento, administração de material e financeira, administração mercadológica, administração de produção, relações industriais, bem como outros campos em que estes de desdobrem ou com os quais sejam conexos. Segundo Maximiano (2000), administrar é o processo de tomar, realizar e alcançar ações que utilizam recursos para alcançar objetivos.

...

Baixar como  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »