TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITOS DE PESQUISA DE METODOLOGIA CIENTÍFICA

Por:   •  19/9/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  447 Palavras (2 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 2

PESQUISA DE METODOLOGIA CIENTÍFICA

1 - Seminários

Seminários são reuniões especializadas de natureza técnica ou acadêmica que procuram levar estudos aprofundados sobre uma determinada matéria ou assunto (não há tomada de decisão). Para o enriquecimento da apresentação podem ser utilizados cartazes, apostilas, datashow, entre outros recursos. Durante o seminário pode haver diálogo entre os participantes, onde o domínio do assunto por parte dos apresentadores é de extrema necessidade. Para atuar na coordenação é necessária uma pessoa e na apresentação uma ou mais. Não pode ser utilizada a linguagem coloquial. O tempo de duração de um seminário é de um dia.

2 – Simpósios

Simpósio são reuniões de especialistas renomados ou interessados em um determinado tipo de assunto dentro de um tema abrangente, tem como objetivo o intercâmbio de informações para a tomada de decisão e a apresentação de novidades. Os temas de discussão são de interesse de vários segmentos e setores socioeconômicos. Com a participação do auditório, vários oradores debatem sobre o tema e podem ser submetidos a críticas. A duração de um simpósio é de até três dias.

3 – Oficinas

Oficinas é um método de trabalho coletivo que tem por objetivo a construção do conhecimento. Esse tipo de trabalho prevê a formação coletiva, através da troca de saberes de forma dinâmica, reflexiva e democrática. Há uma interação entre educador e educando que permitem que ambos adquiram conhecimento. Este método busca a superação da separação que existe entre teoria e prática.

As oficinas iniciam-se com a acolhida e entrosamento entre os participantes, posteriormente tem a reflexão do tema específico de interesse do grupo para que reflitam. Entre os recursos utilizados para facilitar a aprendizagem estão: os relatos de vidas, músicas, dramatizações, gravuras, contos, cartazes e fotografias. Os participantes compartilham a própria história de vida no decorrer das oficinas. Através da avaliação e encerramento dos trabalhos do dia são construídas as oficinas.

4 – Congressos

São reuniões formais e periódicas onde especialistas e pessoas pertencentes a grupos profissionais interessados no mesmo assunto, discutem um tema abrangendo todos os seus aspectos. São eventos de grande porte promovidos geralmente por entidades associativas. O objetivo do congresso é estudar, debater abertamente com o público e chegar a uma conclusão sobre o tema. A comissão técnica dos congressos é formada por grupos de estudiosos do tema que tem a finalidade de analisar os trabalhos ou debaterem sobre os temas, que posteriormente serão apresentadas ao plenário. Os trabalhos, as apresentações, as propostas, as conclusões e resoluções do evento são reunidos em um só documento e este é entregue aos congressistas. A realização dos congressos pode ser anual ou bienal e a duração pode ser até cinco dias. Os congressos podem ser de âmbito regional, nacional ou internacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (54.7 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com