TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conceito de Metodologia

Por:   •  1/6/2015  •  Resenha  •  449 Palavras (2 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 2

Metodologia

Neste tópico, exporemos os processos metodológicos que foram utilizados para a preparação do estudo, tratando-se de uma pesquisa científica, precisa de metodologias para o seu desenvolvimento. As tipologias serão separadas quanto: aos objetivos, aos procedimentos e a abordagem do problema.

                 Para o desenvolvimento dos objetivos propostos, foi utilizada a pesquisa descritiva, porque conforme Cervo e Bervian (2002, p. 66) esse método de pesquisa:

observa, registra, analisa e correlaciona fatos ou fenômenos (variáveis) sem manipulá-los. Procura descobrir com a precisão possível, a frequência com que um fenômeno ocorre, sua relação e conexão com outros, sua natureza e características. Busca conhecer as diversas situações e relações que ocorrem na vida social, política, econômica e demais aspectos do comportamento humano, tanto no indivíduo tomado isoladamente, como de grupos e comunidades mais complexas.

Portanto, no presente estudo serão detalhados dados teóricos que produzirão material informacional ao assunto proposto, adicionando conhecimento e valor ao trabalho.

 Partindo para os processos empregados temos os seguintes: pesquisa bibliográfica, estudo de caso e a pesquisa participante. A análise bibliográfica é confirmada no momento em que são apresentados os conceitos acerca do tema referente a esse estudo, extraídos de materiais já existentes, como livros e demais materiais bibliográficos. Cervo e Bervian (1983, p. 55), confirmam tal afirmação sobre a pesquisa bibliográfica que:

explica um problema a partir de referenciais teóricos publicados em documentos. Pode ser realizada independentemente ou como parte da pesquisa descritiva ou experimental. Ambos os casos buscam conhecer e analisar as contribuições culturais ou científicas do passado existentes sobre um determinado assunto, tema ou problema.

Agora, sobre a preparação do estudo de caso nesta análise, Sampieri (2006, p. 276) elucida que:

é útil para assessorar e desenvolver processos de intervenção em pessoas, famílias, organizações, países, etc., e desenvolve recomendações ou cursos de ação a serem seguidos. Requerem descrições detalhadas do próprio caso e seu contexto.

Nessa pesquisa, empregou-se o estudo de caso na preparação do orçamento empresarial que foi baseado nas premissas do planejamento estratégico de uma empresa do ramo de confecção da cidade de Santa Bárbara d’Oeste – SP, com a intenção qualificar o estudo. Este modelo prático abordará uma empresa fictícia.

Partindo para a tipologia da pesquisa, quanto à abordagem do problema, será utilizada a pesquisa qualitativa, pois segundo Richardson (1996, p.80), os estudos que empregam essa metodologia “podem descrever a complexidade de determinado problema, analisar a interação de certas variáveis, compreender e classificar processos dinâmicos vividos por grupos sociais”.

Dessa forma, o estudo é caracterizado como descritivo de abordagem qualitativa, desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica e estudo de caso, no qual serão coletados dados verídicos para utilizá-los como base para as futuras projeções.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (55.5 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com