TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITOS DEDECISÃO E PROGRAMAÇÃO LINEAR

Por:   •  23/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  785 Palavras (4 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE ANHANGUERA DE VALPARAISO

ADMINISTRAÇÃO

PESQUISA OPERACIONAL

 

Nome dos Alunos

RA

Carolina Ferreira Barbosa

4200056517

Dalianne Santos de Lima

4201786283

Yasmim do ES Pereira

4203781159

CONCEITOS DEDECISÃO E PROGRAMAÇÃO LINEAR

Pesquisa Operacional

VALPARAÍSO DE GOIÁS

2015

Introdução

        O universo empresarial vem continuamente sofrendo mudanças. A pesquisa operacional (P.O.) tem o objetivo de resolver os modelos matemáticos, com a utilização de suas técnicas. A pesquisa operacional esta entre as possibilidades utilizadas pela administração da produção na otimização dos resultados.

Pesquisa Operacional

        Segundo Ehrlich, (1991) “a pesquisa operacional é uma metodologia de estruturar processos aparentemente não estruturados por meio da construção de modelos. Utiliza um conjunto e técnicas quantitativas com o objetivo de resolver os aspectos matemáticos dos modelos”.

        Os primeiros estudos sobre pesquisa operacional (P.O.) remetem as décadas de 50 e 60, com o avanço matemático e computacional. A Segunda Guerra Mundial também alavancou o desenvolvimento da P.O, devido a necessidade de abastecimento de mantimentos e munições dos exércitos onde quer que estivessem. Durante o século XX a P.O foi sendo aperfeiçoada sendo utilizada como uma “nova ciência de eficácia e eficiência”.

        Segundo o Professor Erico Lisboa, (1998) um estudo de pesquisa operacional geralmente envolve as seguintes fases:

  • Definição do Problema

        Segundo o Professor Erico Lisboa, (1998) a definição do problema baseia-se em três aspectos principais:

Descrição dos objetivos do estudo: é uma das atividades mais importantes em todo o processo do estudo, pois a partir dela é que o modelo é concebido.

Identificação das alternativas de decisão existentes e o reconhecimento das limitações, restrições e exigências do sistema: essencial que sejam todas explicitadas, para que as soluções obtidas ao final do processo sejam válidas e aceitáveis.

  • Construção do Modelo

        Segundo Lisboa, (1998), a correta escolha do modelo é fundamental para o sucesso da solução fornecida. A solução pode ser obtida através de métodos matemáticos convencionais. talvez se faça necessária a utilização de combinações de metodologias.

  • Solução do Modelo

O objetivo dessa fase é encontrar uma solução para o modelo proposto das outras fases e normalmente é baseada em técnicas matemáticas existentes. A solução baseada num modelo matemático é obtida pelo algoritmo mais adequado, em termos de rapidez de processamento e precisão da resposta, que nesse caso é dito “ótima”.

  • Validação do Modelo

        Um modelo é válido se ele for capaz de fornecer uma previsão acomportamento do sistema. Um método comum para testar a validade do sistema é analisar seu desempenho com dados passados dos sistemas e verificar se ele consegue reproduzir o comportamento que o sistema apresentou.

        Este processo de validação não se aplica a sistemas inexistentes, ou seja, em projetos.

  • Implementação da Solução

        Avaliadas as vantagens e a validação da solução obtida, essa deve ser convertida em regras operacionais. A implementação é uma das etapas criticas do estudo e deve ser controlada pela equipe responsável, pois, os valores da nova solução podem necessitar de correções, exigindo a reformulação do modelo em algumas de suas partes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (217.5 Kb)   docx (103.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com