TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITOS E A COMPREENSÃO DO EMPREENDEDORISMO RESULTANTE DE UMA VISÃO INTEGRADA DOS ESTUDOS DE SCHUMPETER, MCCLELLAND E DRUCKER

Por:   •  6/7/2020  •  Trabalho acadêmico  •  573 Palavras (3 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 3

Elabore um texto evolução de fatos históricos, conceitos e a compreensão do empreendedorismo resultante de uma visão integrada dos estudos de Schumpeter, McClelland e Drucker apresentados na obra estudada, relacionando os aspectos econômicos, psicológicos e de gestão.

O campo de pesquisa em relação ao empreendedorismo é relativamente novo, mas hoje se percebe que os empreendedores são um dos ativos mais importantes de qualquer economia, considerando assim o empreendedorismo como um mecanismo importante para o desenvolvimento econômico através do emprego, das inovações e do bem-estar que ele proporciona. Hoje o empreendedor responde pela maior fatia na geração de empregos e por substancial parte do PIB nos mercados mais desenvolvidos. Estudiosos como Schumpeter, McClelland e Drucker são importantíssimos para o desenvolvimento do assunto assim como seus estudos sobre aspectos econômicos, psicológicos e de gestão de uma sociedade empreendedora.

Segundo Schumpeter, O mundo dos negócios é muito dinâmico e as forças do mercado estão em constante mutação, os empreendedores participam em um processo que descreveu como “destruição criativa”, onde consiste em romper com os velhos hábitos no intuito de gerar novas respostas pedidas e desejos do mercado. Nesta mesma visão, Schumpeter salienta que o processo de desenvolvimento econômico acontece no âmbito da produção, em consequência de acontecimentos que, na maioria das vezes, alteram de maneira intensa os velhos sistemas produtivos. A visão de inovação onde o autor apresenta em duas fases é levada como o principal avanço dessa antiga forma de trabalho.

A primeira visão entendida para o estudo de McClelland foi tentar entender de maneira correta por que algumas culturas eram mais influentes, ricas e consequentemente mais dominantes que outras. O estudioso chegou à conclusão no que chamou de necessidade de realização, que diferenciava de cultura para cultura e dava aos membros de diferentes sociedades meios para prever o seu destino. McClellanda inspirou-se também em Max Weber, sugerindo mecanismos psicológicos intervenientes e constatando que os indivíduos têm três necessidades básicas, são elas: realização, poder e afiliação.

Peter Drucker, com uma visão nova e totalmente contrária ao conhecimento convencional da época, define o empreendedor como alguém que está em um negócio por sua conta própria, que administra e organiza além de assumir o risco da gestão do empreendimento assim pensado. Drucker seguiu a linha de raciocínio anteriormente abordado por Shumpeter, ampliando o acervo já existente nas obras do conceito de empreendedorismo, e a inovação sendo conceito primordial para as quebras de paradigmas da época, onde percebia que a inovação é crucial para o desenvolvimento econômico, e fato, o desenvolvimento econômico é uma das principais tarefas dos empreendedores. O estudo da gestão também foi fundamental para o desenvolvimento das teorias do estudioso, Drucker percebeu claramente a importância de uma boa gestão para o bom andamento dos negócios, integrando assim o presente e o futuro como papel fundamental para o empreendedor.

A globalização de hoje mostra que o crescimento das maiores economias mundiais está sendo geradas e mantidas pelas micros, pequenas e médias empresas, que normalmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com