TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA GESTÃO DA QUALIDADE

Por:   •  3/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.325 Palavras (10 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 10

GESTÃO DA QUALIDADE


GESTÃO DA QUALIDADE

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

2.        CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA GESTÃO DA QUALIDADE        

2.1        O que é qualidade? Como seu conceito se alterou ao longo do tempo?        

2.2        O que é Gestão da Qualidade e como foi sua evolução?        

2.3        Quais foram os principais “gurus” da Qualidade?        

2.4        Quais são os oito princípios da Gestão da Qualidade?        

3.        GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL        

3.1        Ciclo PDCA        

3.2 O que é TQM e como o Ciclo PDCA contribui para uma melhor Gestão em TQM        

4.        FERRAMENTAS DA QUALIDADE        

4.1        Sete ferramentas do planejamento da qualidade        

4.2        Entre ferramentas de qualidade, quais as mais importantes identificadas pela equipe?

5.        PROCESSO DE MELHORIA CONTÍNUA NA GESTÃO DA QUALIDADE        

5.1        Sucesso do Sistema Kaizen        

CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        


INTRODUÇÃO

A presente ATPS vem com o propósito de aprimorar-se e ter conhecimento na Gestão da Qualidade de materiais e/ou produtos dentro de uma organização para um melhor desempenho e aceitação do produto no mercado.

  1. CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA GESTÃO DA QUALIDADE

NÃO SE COMEÇA COM TITULO E SUBTITULO. TEM QUE TER ASSUNTO NO CAPITULO, PARA DEPOIS DIVIDIR EM SUB TITULOS.

  1. O que é qualidade? Como seu conceito se alterou ao longo do tempo?

Baseando-se em informações do ISO, primeiramente qualidade pode ser definida como o processo onde os produtos ou materiais passam para ser materializados. Qualidade é o resultado de tudo que se faz. Um produto sendo produzido com qualidade em todo seu processo, o resultado deste processo será a qualidade. O processo é indispensável para se chegar à qualidade. Para o desenvolvimento de um produto com boa aceitação, é preciso um produto de qualidade, assim, este produto passará obrigatoriamente por um desenvolvimento, aí então, entra o processo de controle de qualidade. Entende-se assim do padrão de qualidade.

Um produto pode ser muito bem aceito por sua qualidade, utilizando assim o exemplo de pães feitos em uma padaria. Os pães podem ser muito deliciosos, como uma boa aparência, porém se o local onde eles forem produzidos não for um local adequado ou um local mal cuidado, pode deixar à desejar aos clientes. Com todos estes aspectos necessários para a produção de um material ou produto, pode se chamar de qualidade total.

O conceito de qualidade em primeiro momento estava associado à qualidade dos produtos estarem dentro das especificações, posteriormente a qualidade passou a ter como rumo, a satisfação do cliente. Certamente que satisfazer os clientes e estar dentro das especificações técnicas não é a única necessidade, mas também a necessidade de realizar um bom atendimento, entregar produtos dentro do tempo estimado, proporcionar bons prazos para pagamento, estão entre as precisões para haver uma qualidade total dos produtos.

  1. O que é Gestão da Qualidade e como foi sua evolução?

Gestão da Qualidade é um método de gerenciamento que verifica a qualidade dos produtos. Primeiramente, a Gestão da Qualidade surgiu na segunda guerra mundial para verificação e correção dos produtos de defesa (armamento), caracterizado como controle de Processos. Com o passar dos tempos, passou a ser caracterizado de Garantia de Qualidade, onde todas as etapas possuíam normas específicas. Após isto, surgiu o termo Controle de Qualidade no início do século XX por Frederico Taylor e Ford. E na atualidade, as pessoas exigem ainda mais a qualidade dos produtos adquiridos.

  1. Quais foram os principais “Gurus” da Qualidade?

A seguir, nomes de alguns pensadores que expondo suas ideias, deixaram a qualidade mais clara por sua definição.

  • Walter Shewhart – físico, engenheiro e estatístico, conhecido como mestre do controle estatístico de qualidade.
  • Armand Feigenbaum – nomeado diretor mundial de produção da GE. É considerado o pai da qualidade e tem a ideia que a qualidade é um compromisso de todos na organização.
  • William Edwards Deming – foi estatístico, professor universitário, autor, palestrante e consultor. É reconhecido pelas melhorias dos processos produtivos no Estados Unidos, mas ainda mais conhecido por seus trabalhos no Japão. Ensinou empresários como melhorar os projetos e qualidade dos produtos.
  • Joseph Moses Juran – iniciou sua carreira como Gestor da Qualidade, e no ano de 1926 foi convidado para participar do departamento de inspeção estatística da Western Electrical Company, ficando assim posteriormente como chefe do departamento.
  • Philip B. Crosby - pensador e filósofo da gestão empresarial moderna que iniciou seu trabalho na linha de montagem, tinha o objetivo de expor ás empresas que para evitar problemas seria mais viável que resolvê-los depois que acontecidos.
  • Kaoru Ishikawa – Japonês que aprendeu os controles estatísticos de qualidade com os americanos. Teve grande importância no descobrimento de uma estratégica específica japonesa de qualidade. Tinha o pensamento de que o cliente receberia atendimento ao produto após obtê-lo.
  • Genichi Taguchi – em 1950 optou pela Electrical Communications Laboratory somente no controle de qualidade estatística. Passou 12 anos no desenvolvimento de métodos para aumentar a qualidade.
  • Tom Peters – autor que dizia que para a excelência nos negócios, era necessário: incentivo às pessoas, aprender com os clientes, estimular a independência, gestão se aprende gerindo, produtividade vem de trabalhadores motivados e produtivos, foco, simplicidade e mobilidade.
  • Shigeo Shingo – os estudos deste conhecedor desenvolveu o sistema Toyota. Ele também criou e desenvolveu o sistema de qualidade zero onde minimizava a ocorrência de erros através de simples ações. 

  1. Quais são os Oito princípios da Gestão da Qualidade?

Os princípios da Gestão da Qualidade expõem pensamentos para uma empresa seguir para uma boa Gestão, estes são:

  1. Foco no cliente – uma empresa precisa focar em seus clientes, afinal necessita deles e precisa saber de suas necessidades para bem atendê-los.
  2. Liderança – a liderança de uma empresa toma decisões e encontra a melhor forma para melhor desenvolvê-la.
  3. Envolvimento das pessoas – é necessário o envolvimento total das pessoas dentro da empresa para estas ter um melhor desenvolvimento.
  4. Abordagem por processo – o resultado pode ser melhor atingido, se até o resultado final houver um processo adequado para este ser atingido.
  5. Abordagem sistêmica da gestão – a empresa encontrará mais facilmente os resultados se projetar uma gestão de projetos.
  6. Melhoria contínua – a melhoria contínua de seu desempenho com a intenção de estar sempre melhorando para melhor satisfazer os clientes.
  7. Abordagem factual para tomada de decisões – é necessária uma análise de informações para tomar decisões corretas para um bom desenvolvimento.
  8. Relações mutuamente benéficas com fornecedores – a empresa necessita ter uma boa relação com o fornecedor, uma parceria ampla, onde um bom resultado para a empresa também irá proporcionar um bom resultado para o fornecedor onde irá mantê-lo no mercado.

  1. GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL

ASSUNTO DEPOIS DIVIDE EM SUBCAPITULOS

  1. Ciclo PDCA

Elementos

O que significa

Finalidade

Plan

Planejar

É o estabelecimento do plano do PDCA, que pode ser dividido em três passos: o estabelecimento do objetivo, o estabelecimento do caminho para se alcançar o objetivo e a definição do método para se conseguir isso.

Do

Executar

É o treinamento de todo o pessoal envolvido para se adaptar ao método escolhido, também consiste na coleta de dados e informações para análise.

Check

Verificar

É análise dos resultados obtidos até o momento na comparação com os resultados desejados, é nessa faze que se pode verificar erros ou falhas.

Act

Agir

É a última fase no ciclo, e nela se fazem as correções das falhas verificadas no passo anterior, e depois de corrigidas deve ser aplicado o mesmo método novamente para se melhorar cada vez mais o método de trabalho.

Fonte: Autores da ATPS. (2015)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (179.6 Kb)   docx (32.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com