TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCORRENTES INDIRETOS

Por:   •  26/4/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  1.739 Visualizações

Página 1 de 2

CONCORRENTES INDIRETOS

A análise de concorrência permite que o gestor identifique quem está na disputa por consumidores no mercado, o que lhe concede conhecimento necessário para absorver pontos fortes e fracos para seu negócio e avaliar o que pode ser aperfeiçoado ao longo do processo de análise. Segundo Kotler (2000, p.181) “O mais importante é prever para onde os clientes estão indo e chegar lá primeiro”.

A concorrência direta, está ligada aos concorrentes que comercializam um produto ou serviço igual e até aqueles que mesmo não comercializando um produto igual, podem afetar ao interesse do consumidor, fazendo com que este abra mão de uma empresa, para comprar em outra.

Apesar do nível de concorrência direta em relação ao produto ser baixa ou quase inexistente, o mercado possui empresas que estão na disputa pelo mesmo consumidor.

A oferta de uma horta vertical em uma residência, é de fato, pioneira na região. Porém, atuando de forma direta, floriculturas e empresas especializadas em paisagismo surgem como fortes concorrentes, pois são em grande parte “atrativos tradicionais”, ou seja, para clientes relutantes em adquirir um produto novo em que possa cultivar para seu próprio consumo, ainda existem estes que são seduzidos a ir ao mercado/feira afim de comprar, além de hortaliças, outros produtos disponibilizados lá, fazendo com que o deslocamento obrigatório torne, no mínimo, menos prático cultivar em casa. Assumindo a oportunidade, empresas de paisagismo e floriculturas investem em conquistar o consumidor, aperfeiçoando o portfólio e oferecendo produtos que apelem ao lado artístico de arranjos ao cliente.

O diferencial fica em favor da qualidade, pois, em contrapartida do que é ofertado na maioria do mercado, a horta vertical é cultivada em solo especial, que favorece o sabor das hortaliças e ervas, dispõe ainda de material completamente orgânico, além do aspecto estético e artesanal, dependendo do que é cultivado, é possível perfumar o ambiente.

Portanto, através da análise de mercado, é possível notar que, no momento esse tipo de concorrência (direta) leva certa vantagem em relação ao tempo de fixação no mercado, principalmente por ser um produto/serviço novo na região, é provável que leve algum tempo para conquistar parte dos consumidores mais tradicionais.

Abaixo segue uma lista com os principais concorrentes indiretos no mercado:

• Floricultura Flor de Lis;

• Garden Flores e Eventos;

• Floricultura Rosa Flor;

• Emape Alimentos de Ibiapaba S/A;

• Flora Nativa Projetos;

• Alimentos Formoso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (53 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com