TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONFLITO OCORRIDO NA UNIDADE CENTRO – CALÇADÃO

Por:   •  21/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.576 Palavras (7 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 7

CURSO TÉCNICO EM RECURSOS HUMANOS

DISCIPLINA NEGOCIAÇÃO E CONFLITO

CONFLITO OCORRIDO NA UNIDADE CENTRO – CALÇADÃO

         A unidade do calçadão possui uma equipe de oito garçons, a metade da equipe é formada por mulheres. Há algum tempo duas destas funcionárias estão em conflitos, para preservação das identidades serão chamadas de Funcionária “A” e Funcionaria B. A Funcionária “A” esta na empresa a mais tempo que a funcionaria “B”, no entanto a Funcionaria “A” não gosta de assumir responsabilidades, nem assume os erros que comete, vive chegando atrasada e inventando desculpas para não cumprir com suas obrigações. Ela não gosta de admitir os erros, mas na frente do chefe critica os erros alheios e fala que não gosta de pessoas irresponsáveis. A Funcionária “B” é um tipo de pessoa que não reclama do trabalho, ajuda a todos e está sempre disposta a colaborar com os colegas, não costuma pegar atestados e quando precisa resolver alguma coisa pessoal procura fazer nas folgas.

Para iniciar o dia de trabalho elas precisam higienizar copos, talheres, pratos, fazer a arrumação das mesas e limpeza do salão, mas a Funcionaria A costuma aproveitasse do comportamento da colega para não fazer o seu trabalho, chegando à maioria das vezes atrasada, pois sabe que a colega já terá feito a maioria do serviço. Num desses atrasos de Funcionária A, a Funcionária B passou mal e precisou ir ao hospital, pois estava trabalhando há vários dias mesmo estando doente. E com isso o trabalho atrasou o que levou o chefe a chamar a atenção das garçonetes, a Funcionária “B’ explicou ao chefe o que havia acontecido, e ele a liberou nesse dia para descansar, e esta atitude dele despertou a ira de Funcionária “A” que passou a persegui a colega na empresa colocando os serviços mais difíceis para ela, e até criando situações para que o chefe acreditasse que Funcionária ‘B” estava em falta com suas obrigações.

 Por ser mais antiga no trabalho a funcionaria “A” sentia-se chefe da Funcionária “B”, até o momento que o gerente precisou ausentasse por alguns dias e nomeou Funcionária “B” como responsável pelo setor temporariamente, pois ele sempre ajudou na organização e nas compras da empresa. A Funcionária “A” ficou revoltada e começou a espalhar boatos sobre a colega, insinuando que ela estava tendo um romance com o chefe.  

ETAPAS DA NEGOCIAÇÃO DO CONFLITO  

Ao saber da situação o chefe realizou um breve levantamento do processo para saber quem está ou não com a razão. Convidou as partes para uma conversa, a fim de identificar a real causa do conflito e conscientizá-las sobre o efeito do conflito.  Durante a conversa fez uma descrição objetiva do evento em que ocorreu a situação e falou sobre o comportamento a ser corrigido, procurou fazer a descrição de forma objetiva, sem acusações e o menos passional possível, procurou focar na ação da funcionária, e não na pessoa da funcionaria, evitando assim criar mais atrito entre as colegas.

No decorrer da conversa procurou criar um ambiente de diálogo entre as funcionarias, para que elas apresentassem sugestões de melhores alternativas para resolver o problema, assim todos poderiam ajuda a encontrar a solução, sem se sentir pessoalmente criticado.

Para evitar futuros conflitos promoveu treinamentos para lidar melhor com o comportamento humano

MAPEAMENTO DO CONFLITO

Pessoas: garçonetes insatisfeitas com o trabalho, e gerente que não foi claro nas decisões.  

Processos: uma das partes percebe que a outra parte frustrou ou vai frustrar seus interesses. Esse processo de conflito pode ter um efeito construtivo ou destrutivo, dependendo da maneira como ele é administrado, pois a maioria das negociações se inicia a partir de algum tipo de conflito.

Problemas: pessoas ou os grupos que se tornaram não cooperativos entre si.

SUBORNO ENTRE UM GERENTE E UM FORNECEDOR

Um dos fornecedores ofereceu produtos que estavam próximos de passarem a validade por um preço menor, no entanto lançariam na nota de compras com o preço normal e a diferença daria ao gerente como comissão por facilitar a venda.  

Ao comportasse dessa forma ele não esta sendo ético, pois o comportamento esperado por parte das pessoas, principalmente das que trabalham no setor de compras e suprimentos é que cumpra com o conceito de moral. Ao aceitar esse tipo de proposta o gerente não foi ético, qualidade é essencial dentro de qualquer empresa e, sobretudo fundamental no departamento de suprimento. Pois ao negociar com os vendedores, cabe ao comprador apresentar uma conduta transparente em suas relações com os fornecedores e com seus patrões. Esta atitude esta totalmente antiprofissional e desonesta, podendo levar a demissão por justa.  

DIRETRIZES PARA IMPLANTAÇÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL

A responsabilidade das empresas não se limita apenas aos seus produtos, ou serviços na atualidade as empresa deve estar atenta aos impactos que exerce externamente e aos seus possíveis retornos.

1. A empresa deve adotar valores e trabalhar com transparência. Esses valores devem ser divulgados amplamente entre todos da empresa que sejam interiorizados.

2. Valorizar os funcionários e todos os colaboradores.

3. Fazer sempre mais pelo meio ambiente.

4. Envolver parceiros e fornecedores.

5. Proteger clientes e consumidores.

6. Promover sua comunidade.

7. Comprometer-se com o bem comum.  

ANALISE ERGONÔMICA DOS GARÇONS

Equipe formada por 8 garçons;

50% masculino;

Idade média de 30,35 anos

Apresentaram algum tipo de afastamento;

Subsídio insuficiente para treinamento e valorização dos funcionários.

Proposta: Melhorias evidentes com cursos de aperfeiçoamento e valorização.  

Benefícios para o garçom:

Prazer em exercer a função, maior produtividade, menor índice de afastamento dos empregados

Etapas

Reunião com o Chefia  

Reunião com a equipe de garçons

Registros fidedignos sobre os motivos dos afastamentos

Principais problemas encontrados

Garçons:

Excesso de horas-extras – Jornada estendida

Insatisfação salarial

Futuro próximo

Possibilidades de melhorias

Criar um ambiente de diálogo para os funcionários

Promover treinamentos para lidar melhor com o comportamento humano.

Promover uma campanha sobre qualidade de vida

PLANO DE CARREIRA PARA GARÇOM

Garçom, Chefe de fila, Maître, Gerente Operacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (92.9 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com