TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD GESTAO DE CONFLITOS E EVENTOS CRITICOS

Ensaios: AD GESTAO DE CONFLITOS E EVENTOS CRITICOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/2/2015  •  2.266 Palavras (10 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 10

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Avaliação a Distância

Unidade de aprendizagem: Gestão de Conflitos e Eventos Críticos

Curso: Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Segurança Pública

Professor: OSCAR ALVES SIMÕES FILHO

Nome do estudante: Valtencir Rodrigues da Silva

Data: 17/09/2014

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1

MACARANI: Por volta das 07h40min da manhã desta quarta-feira, 02/05/2012, 03 bandidos fortemente armados, invadiram a casa do gerente do Banco do Brasil de Macarani, Edivaldo Emereciano e tomaram como refém sua esposa, Neura e a empregada do casal, obrigando o gerente a ir à agência do banco pegar todo o dinheiro disponível. Em obediência aos bandidos, Edivaldo seguiu para o banco, em seu próprio automóvel, por exigência dos bandidos, para não despertar a atenção dos funcionários da agência.

A polícia foi avisada pelo setor de inteligência da CAESG, em Vitória da Conquista e chegou ao local antes de o gerente recolher o dinheiro em disponibilidade na agência e, por determinação da superintendência do Banco do Brasil em Salvador, o cofre foi bloqueado impedindo assim, que o resgate fosse pago.

Certamente avisados por “olheiros” da chegada da polícia, os bandidos empreenderam fuga, levando como refém a esposa do gerente e a empregada.

A cidade foi tomada por mais de 40 policiais civis, militares, CAESG e do pelotão Especial de Itapetinga, além do Coordenador Regional de Polícia, Marcus Vinicius, e dos delegados titulares Roberto Júnior, de Itapetinga, Roberto Leal, de Iguaí, e Jorge Luiz, de Macarani, que realizaram diversas diligências na região, sem lograr êxito. O clima foi tenso e o comércio chegou a fechar as portas na parte da manhã, no momento em que o fato ocorreu.

A boa notícia chegou por volta das 14:30h., quando a polícia foi informada da libertação das reféns no distrito de Inhobim, pertencente ao município de Vitória da Conquista.

Por ter passado por uma intervenção cirúrgica recentemente, a esposa do gerente do BB passou mal e foi socorrida em um hospital da região. O comando da polícia se deslocou ao local para acompanhar o retorno das vítimas e tentar prender os sequestradores.

A agência do Banco continua protegida com a presença da polícia, que não divulgou até quando deve permanecer no local.

Fonte: www.sudoestehoje.com.br

Com base no fato acima descrito e no material didático da unidade de aprendizagem responda:

Para que uma negociação tenha êxito existem regras a serem observadas. Aponte e justifique dez regras desenvolvidas pelos negociadores com base nos dados apresentados e pesquisas realizadas por você. (3,0 pontos)

REGRAS A OBSERVAR NA NEGOCIACÃO.

1- ESCOLHA O MOMENTO CORRETO PARA FAZER O CONTATO: Na deflagração de uma crise onde os marginais se vem cercados pela policia, os primeiros 45 minutos são cruciais, pela instabilidade dos bandidos. È necessário muito tato para abordá-los. O comandante do Teatro de Operações e o negociador deverão escolher o melhor momento para fazer o contato, de tal forma que os marginais não se sintam pressionados e inseguros, a tal ponto que cometam algum ato desatinado. Enquanto isso, desenvolve se entre reféns e os bandidos a “Síndrome de Estocolmo”. Na mesma forma no sequestro para fins de extorsão, há que se aguardar o contato dos marginais para o inicio das negociações, que normalmente eles não querem fazer com a polícia. Muitas vezes tais contatos serão feitos pelos familiares, com o assessoramento de um policial.

2- ESTABILIZE E CONTENHA A SITUACAO: A tensão normal decorrente do inicio de uma crise deve ser estabilizada para que os protagonistas do evento possam agir dentro de um nível de raciocínio lógico. Dependera muito do preparo do negociador induzir para a situação se estabilizar e não se tornar mais critica. O objetivo será o de arrecifer o ânimo dos bandidos, dando-lhes a ideia de ter o controle da situação, evitando, inclusive, atos de violência contra os reféns.

3- EVITE NEGOCIAR CARA A CARA: O negociador não deverá se expor a se tornar mais um refém, ou ate, ser ferido ou morto pelos marginais. Sendo inevitável essa situação, o negociador não devera se aproximar a menos de 10 metros, a não ser que esteja protegido por algum obstáculo físico. Possíveis expressões fisionômicas do negociador poderão até trair suas verdadeiras intenções.

4- IDENTIFIQUE-SE COMO NEGOCIADOR: Ao fazer contato com os marginais, deve o policial identificar-se e dar-lhe ciência de que será ele o negociador, para que o bandido saiba exatamente a quem deve dirigir-se.

5- ESTABELEÇA CÓDIGO DE RECONHECIMENTO: Para que o marginal se sinta mais seguro em suas ligações com o negociador, e para que o próprio negociador tenha certeza de estar tratando com o representante dos marginais, é, muitas vezes, importante que se estabeleça um código de reconhecimento. Isso poderá evitar que engraçadinhos venham a tumultuar as negociações, o que é bastante comum nas situações de extorsão mediante sequestro,

6- EVITE AS PALVRAS TAIS COMO: REFÉNS, SEQUESTRADOS, SUPERIORES, PROBLEMA: Tais palavras poderão dar aos marginais uma sensação de maior poder e controle da situação. Ao ser mencionado pelo negociador a existência de superiores, o marginal entenderá ser mais produtivo falar diretamente com tais pessoas.

7- OUVIR MUITO E FALAR POUCO: A tendência de quem está tenso é falar muito alto e em tom agressivo. O bom negociador é um bom ouvinte. Portanto, é necessário o negociador ter a habilidade de ouvir muito e falar o necessário, e até estimular o bandido a exteriorizar suas ideias. Isso permitirá ao bandido promover um arejamento e desabafar, reduzindo o seu estado de ansiedade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com