TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONSIDERAÇÕES FILME FUGA DAS GALINHAS

Por:   •  9/8/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.576 Palavras (7 Páginas)  •  1.295 Visualizações

Página 1 de 7

CONSIDERAÇÕES SOBRE A MATÉRIA LIDERANÇA NO FILME: A FUGA DAS GALINHAS

        

Liderança de Base / Posição

Galinha Ginger​

  • Busca incessantemente maneiras de fugirem da granja da Sra. Tweedy;​
  • Trabalha em prol do desempenho e responsabilidade coletivos;​
  • Empodera os membros de sua equipe;​
  • Possui os atributos necessários para uma boa liderança.

Galo Fowler​

  • É o galo mais velho e rígido;​
  • Veterano da Força Aérea;​
  • Possui grande conhecimento;​
  • É o organizador da granja;​
  • Ajudará a determinar o plano decisivo e efetivo de fuga das galinhas.

Galo Rocky​

  • É o galo que traz a esperança para as galinhas voarem;​
  • Preocupa-se em manter um clima agradável e de bem-estar na equipe:​

“A dor é sua amiga...faz parte do processo.”​

“Não fale em morte...”​

“Você deve pegar mais leve...”​

“Se quer resultados, diga o que elas querem ouvir...”

Subsidiariedade

Podemos observar este conceito nas primeiras cenas do filme, em que a Galinha Ginger sendo uma líder, não delega aos seus subordinados, no caso as outras galinhas, funções que poderiam ser executadas por elas. Como Ginger não delegava responsabilidades as outras galinhas ela não via o potencial que cada uma tinha, o que acabava ajudando para o fracasso de todos os seus planos.

Atributos da Liderança

Crença em si mesmo: proporciona a autoconfiança para caminhar em direção ao desconhecido e persuadir outros a irem onde ninguém esteve antes. Vemos essa crença quando Ginger torna – se obsessiva em seu objetivo, é mesmo pensando no bem-estar de todos, não mede esforços para impor suas ideias e convencer que ninguém deveria se conformar com a vida baseada em repetições e esforço se em troca de nada, porém ninguém se envolve em seus planos e simplesmente são induzidas a fazerem tentativas fracassadas.

Paixão pelo trabalho: proporciona a energia e o foco que orientam a organização a atuam como exemplo para os demais. Quando Fowler tentando reunir as galinhas, começa a falar de seus dias nas forças aérea, que resulta em uma briga entre as galinhas, mas que inspira Ginger para propor a construção de um avião para fazer voar todas as galinhas.

Amor pelas pessoas: em uma comunidade em que uma pessoa causa sofrimento e aborrecimento pode ser respeitado ou temido, mas não é seguido de bom grado. Este também requer uma situação oposta, a capacidade para a solidão, tendo em vista sua posição de liderança. Quando Rocky vê um cartaz com os dizeres “torta de galinha da Sr. Tweedy” e começa a reconsiderar sua decisão, decidindo voltar ao galinheiro. Rocky retorna para fazenda em tempo para salvar Ginger de um machado empunhado pela Sr Tweedy e ajuda lá a definir a rampa de volta no lugar e os dois sobem a bordo do avião agarrando uma sequência de luzes que é pega no trem de pouso.

Dirigindo uma força de Trabalho diversificada

Podemos ver nesta cena como dirigir uma força de trabalho diversificada, onde a Ginger reúne as galinhas para montar o avião para que pudessem fugir de forma segura, para isso explorando o que cada uma delas tinha de melhor para contribuir para a construção do avião, reconhecendo a maneira com que cada uma delas conseguiria desenvolver com excelência para que nada desse errado e desta forma incentivando, monitorando o desenvolvimento do processo de construção, podemos ver claramente a força de trabalho diversificada neste momento.

Lideres e Seguidores

Podemos observar nesta cena a Galinha Ginger e uma líder, busca compartilhar decisões e atividades com o grupo. Elas utilizaram vários métodos para tentar fugir, sem obter sucesso. Os objetivos devem ser comuns para alcançar as metas que são: Organização, espírito em equipe, conquista dos seus objetivos.

Através de uma liderança bem exercida é que o grupo consegue a meta desejada. Um líder e capaz de proporcionar a motivação do grupo em função de suas qualidades e confiança e carisma. A Liderança não e uma habilidade que possa desenvolvida solitariamente.

A liderança e um presente que só pode ser dado a você pelos outros, e chega quando as pessoas reconhecem você.

 Popularidade X Liderança

De acordo com a disciplina, já sabemos que não existe líder sem seguidores. E sabemos também que um líder eficaz faz com que seus seguidores fazem a coisa certa o tornando popular não por seus atributos físicos, mas porque traz resultados.  Podemos perceber isso na cena em que a líder Ginger ao ouvir o galo Flower dizendo de suas aventuras na Real Força Aérea voando em um caça. Ela de imediato tem a ideia de construírem a aeronave como tentativa de fuga. Seus seguidores (toda a granja) aceitaram. Ginger então começou a delegar funções a todos:

  • Mac – cuidaria da engenharia;
  • Babs – fabricação;
  • Flower – seria o conselheiro chefe da aviação;
  • Bunty – responsável por botar ovos. Ovos estes usados como estratégia pela líder como pagamento aos ratos Fetcher e Nik  responsáveis por conseguirem as ferramentas já que sempre cobiçaram  seus ovos.

Em um trabalho de equipe muito  minucioso e bem planejado,  correndo contra o tempo, conseguiram chegar no resultado final, a construção do caça.

 Lideres são exemplos

A galinha Ginger demonstra em todo o tempo determinação, perspicácia e acima de tudo coragem para inovar. Características de um líder motivacional.

Lideres que são exemplo sempre motivam sua equipe a continuar mesmo quando a resposta lhes parece negativa

Liderança e Responsabilidade

Em várias cenas do filme é possível perceber através das atitudes e fracassos dos planos da Galinha Ginger, como que a forma correta de liderar faz a diferença. No princípio do filme vemos que ela sabe o tamanho de sua responsabilidade para com o restante do galinheiro. Ela se mostra preocupada com todas em relação ao destino de cada uma, se continuarem ali. Mas até ela ter consciência da forma como deveria liderar as outras galinhas toda responsabilidade pelos fracassos dos planos eram suas, se os resultados esperados não eram alcançados a responsabilidade também era dela. Ginger como lider tinha a responsabilidade de conscientizar e apoiar cada galinha na busca de atitudes, para melhorar o trabalho da equipe para assim alcançarem o objetivo comum a todas de sair do galinheiro. E vemos que a partir do momento que ela muda sua forma de liderar, passando a incentivar, a mostrar preocupada com a tarefa de cada um e passando a explorar o potencial de cada galinha, os resultados começam a aparecer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (89 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com