TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A influência dos filhos no processo de decisão de compra e consumo alimentar das famílias

Por:   •  25/3/2019  •  Artigo  •  1.244 Palavras (5 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 5

No artigo “A influência dos filhos no processo de decisão de compra e consumo alimentar das famílias” aponta as mudanças ocorridas nos últimos anos afetaram a estrutura das famílias permitindo que as crianças passassem a desempenhar um papel importante no poder de decisão das compras da família, influenciando na aquisição de produtos, marcas e modelos, opinando e escolhendo o que a família deve adquirir e consumir. Frente a esta realidade familiar, o artigo buscou analisar a influência dos filhos na decisão de compra dos pais na compra e consumo alimentar e, responder à questão problema da pesquisa: Qual a influência da criança na decisão de consumo da família nas compras de alimentos? Para tanto a pesquisa apresenta abordagem quantitativa, caráter descritivo. O instrumento de pesquisa foi elaborado de acordo com o referencial teórico, para coletar os dados foram abordados 304 pais de crianças na faixa etária dos sete aos doze anos incompletos. Os dados coletados dos 304 respondentes, foram analisados por médias de frequência e percentagem.

Com base nos resultados apresentados pela pesquisa, o primeiro achado foi a de que 66,8% da população-alvo perceber que seus filhos influenciam no processo de decisão de compra e consumo de alimentos na família. Foi apontado ainda a existência de quatro segmentos de estruturas familiares quanto ao processo de tomada de decisão de compra e consumo de alimentos em função do consumidor infantil. Sendo estes submetidos a tabulações cruzadas com as variáveis socioeconômicas e comportamentais, o que possibilitou proceder a caracterização e rotulação dos mesmos.

Já no artigo “Empreendedorismo Negro e Salões Étnicos: possibilidades de resistência na (re) construção social da identidade negra” aborda um caso onde cinco empresários de pele negra possuem alguns empreendimentos que atendem um publico descriminado por sua estética e traços. Tais espaços são chamados por salões étnicos e tem como objetivo cuidar de cabelos crespos e cacheados de pessoas negras. Analisando esse contexto, é levantado as seguintes questões: como empreendedoras e empreendedores negros enfrentam uma lógica de colonialidade nas relações sociais, mediante criação de negócios que partem da valorização e da identidade dos negros?

Foram realizadas entrevistas para coletar dados e experiências. As experiências relatadas passaram por processos de síntese e de analise que nos permite verificar os motivos e incentivos de pessoas obterem esse tipo de empreendimento e também como a aceitação étnico-racial presente em tais espaços.

O principal objetivo desse artigo é analisar a categoria cabelo como um elemento de construção da identidade racial negra e da oportunidade de se inserir nesse mercado de trabalho.

Com base em uma análise em dois principais métodos de pesquisa contemporâneos, o método positivista (quantitativo), define-se como uma ideia central, que é influenciada pelo positivismo e só pode ser entendida após uma análise dos dados matemáticos, que são coletados com a ajuda de instrumentos, constituindo ao método uma “cientificidade”

O método interpretativista (qualitativo) se baseia em não ter como foco principal os conceitos, mas em si compreender totalmente o acontecimento do fenômeno sem que haja dúvidas, de modo que a interpretação do individuo seja exaltada, esse método coleta os dados sem instrumentos formais. Assim sendo o oposto do positivismo.

Diante do primeiro artigo "A influência dos filhos no processo de decisão de compra e consumo alimentar das famílias", demonstra logo no primeiro parágrafo que foi usado um método quantitativo descritivo, onde descreve que foram entrevistados 304 pais de crianças de 7 (sete) à 12 (doze) anos de idade. O artigo demonstra uma notável preocupação com os conceitos expostos no mesmo, pelo fato de quando era usada uma ideia, logo em sequência era citado um autor, expressando ainda mais a ideia de “cientificidade” do método quantitativo presente no artigo, formada a maioria de seus dados coletados matematicamente pela pesquisa. Na seguinte frase; [...] "Objetivo: O presente estudo tem como objetivo verificar a influência do consumidor infantil no processo de decisão de compra e consumo de alimentos na família" [...]. Verificando o objetivo deste artigo, chama-se a atenção do leitor a palavra “verificar”, pois a verificação é feita através de métodos quantitativos por serem mais precisos em resultados numéricos.

Já no segundo artigo “Empreendedorismo negro e salões étnicos: possibilidades de resistências na (re) construção social da identidade negra", gera uma essência evidente, de que os argumentos do mesmo são de integrantes que fazem parte do grupo que foram pesquisado, demonstrando argumentos que compostos através da descrição de cada indivíduos que atraem uma observação crítica das ações feita pela sociedade contemporânea.

No resumo deste artigo encontra-se perguntas enfrentadas em diante a pesquisa, que são explicadas pelas ferramentas do método qualitativo. Pergunta-se “Como empreendedoras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (41.9 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com