TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTEXTUALIZAÇÃO (REVISÃO BIBLIOGRAFICA)

Por:   •  26/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  637 Palavras (3 Páginas)  •  2.775 Visualizações

Página 1 de 3

Tema

Controladoria

CONTEXTUALIZAÇÃO (REVISÃO BIBLIOGRAFICA)

Controladoria, segmento da contabilidade ou da administração, podendo ser dividida em controladoria administrativa e controladoria contábil, mas na pratica profissional ambas costumam ficar sob a égide de um único gestor, chamado de controller ou controlador.

A controladoria surgiu da necessidade de explicar e compreender os acontecimentos mercadológicos a buscar alternativas estratégicas a serem seguidas. E definida como um sistema de medição e prestação de informações operacionais e financeiros que orienta a ação gerencial, motiva comportamentos, apoia e cria os valores culturais necessários para alcançar os objetivos estratégicos de uma organização.

Segundo Mossimann Alves e Fisch (1993), a controladoria consiste em um corpo de doutrinas e conhecimentos relativos a gestão econômica. Pode ser visualizado sob dois enfoques:

-Com um órgão administrativos com uma missão, função e princípios norteados definidos no modelo de gestão do sistema empresa;

-Como uma área do conhecimento humano com fundamentos, conceitos, princípios e método oriundos de outras ciências.

A controladoria, tem sido valorizado atualmente por ter como fim garantir a perfeita realização do processo de decisão-ação-informação-controle dentro da empresa. Por meio desse processo, a empresa pode apresentar continuidade em suas atividades e, assim, assegurar a otimização de seu resultado econômico.

O órgão administrativo controladoria tem por finalidade garantir informações adequadas ao processo decisório, colaborando com os gestores na busca da eficácia gerencial. Embora o delineamento da função, do órgão e da posição do executivo possa variar de uma empresa para outra, existe um conceito que é comumente observado quanto ao executivo: o controller é o chefe da contabilidade aquele que supervisiona e mantêm os arquivos

financeiros formais da empresa, embora suas funções não tenham que se restringir apenas as funções contábeis e o que mais se espera é que ele amplie sua atuação ao desenvolvimento da contabilidade em aplicações gerenciais.

Segundo Nakagawa (1993), o controller é o responsável pelo projeto de implementação e manutenção de um sistema integrado de informações. O controller tem como tarefa manter o executivo principal da companhia, informando sobre os rumos que ele deve tomar, a onde pode ir e quais os caminhos que devem ser seguidos. Kanitz afirma que, os controladores foram inicialmente recrutados entre os indivíduos das áreas de contabilidade e finanças das empresas, por possuírem, em função do cargo que ocupam, uma visão ampla da empresa que as habilita a enxergar as dificuldades como um todo e propor soluções gerais. Além disso as informações que chegam ao controller são predominantemente de natureza quantitativa, física, monetária ou ambas.

Heckert e Wilson estabelecem alguns princípios que devem nortear o trabalho do controller: iniciativa, visão econômica, comunicação racional, visão voltada para o futuro, oportunidade, persuasão, consciência de suas próprias limitações.

Com relação as ferramentas a controladoria possui dois instrumentos fundamentais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (46.6 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com