TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CORTE ORÇAMENTARIO PARA A CIÊNCIA EM 2021

Por:   •  13/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.104 Palavras (5 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

AVC – AVALIAÇÃO CONTÍNUA

FOLHA DE RESPOSTA

[pic 2]

Disci

INFORMAÇÕES IMPORTANTES! LEIA ANTES DE INICIAR!

A Avaliação Contínua (AVC) é uma atividade que compreende a elaboração de uma produção dissertativa.

Esta avaliação vale até 10,0 pontos.

Atenção1: Serão consideradas para avaliação somente as atividades com status “enviado”. As atividades com status na forma de “rascunho” não serão corrigidas. Lembre-se de clicar no botão “enviar”.

Atenção2: A atividade deve ser postada somente neste modelo de Folha de Respostas, preferencialmente, na versão Pdf.

Importante:

Sempre desenvolva textos com a sua própria argumentação. Nunca copie e cole informações da internet, de outro colega ou qualquer outra fonte, como sendo sua produção, já que essas situações caracterizam plágio e invalidam sua atividade.

Se for pedido na atividade, coloque as referências bibliográficas para não perder ponto.

CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES - DISSERTATIVAS

Conteúdo: as respostas não possuem erros conceituais e reúnem todos os elementos pedidos.

Linguagem e clareza: o texto deve estar correto quanto à ortografia, ao vocabulário e às terminologias, e as ideias devem ser apresentadas de forma clara, sem incoerências.

Raciocínio: o trabalho deve seguir uma linha de raciocínio que se relacione com o material didático.

Coerência: o trabalho deve responder às questões propostas pela atividade.

Embasamento: a argumentação deve ser sustentada por ideias presentes no conteúdo da disciplina.

A AVC que atender a todos os critérios, sem nenhum erro conceitual, de ortografia ou concordância, bem como reunir todos os elementos necessários para uma resposta completa, receberá nota 10. Cada erro será descontado de acordo com sua relevância.

CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES - CÁLCULO

Caminho de Resolução: O trabalho deve seguir uma linha de raciocínio e coerência do início ao fim. O aluno deve colocar todo o desenvolvimento da atividade até chegar ao resultado final.

Resultado Final: A resolução do exercício deve levar ao resultado final correto.

A AVC que possui detalhamento do cálculo realizado, sem pular nenhuma etapa, e apresentar resultado final correto receberá nota 10. A atividade que apresentar apenas resultado final, mesmo que correto, sem inserir as etapas do cálculo receberá nota zero. Os erros serão descontados de acordo com a sua relevância.

Resolução / Resposta

Explique por que a ciência está em “estado vegetativo” de acordo com a matéria e faça uma análise crítica do que leu.

  1. Explicação

De acordo com matéria do Jornal da USP em 29/01/2021, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação vem sofrendo a cada ano com cortes em seu orçamento. Esta situação vem ocorrendo nos últimos 07 anos de governo em detrimento de outros interesses “governamentista”,  penalizando e estagnando um setor de grande relevância para o Desenvolvimento do país, minando sua capacidade de custear a produção científica brasileira.  Para o ano de 2021 poderá haver ainda um agravamento, pois o corte orçamentário pode ser mais elevado que os outros anos, sendo até mesmo considerado em conhecimento na historia do Brasil o maior.  Como se não bastasse o corte previsto causando preocupação com a deterioração de recursos, que de forma gradativa vem minguando o orçamento do setor de Programas e Desenvolvimentos Científicos, este orçamento ainda estaria com mais da metade na dependência da decisão do congresso na votação sobre os Creditos Suplementares e de Contingência.

Isto com certeza agravarão ainda mais a situação já crítica do setor, causando maiores atrasos e redução em pesquisas e descobertas que já estão em andamento e que dependem de financiamento para sua evolução, inclusive de vacinas que já poderiam estar bem mais adiantadas nas fases de testes, que se não estivessem liberadas para uso, poderiam estar em fase de teste com humanos, bem como as pesquisas e desenvolvimento de novas tecnologias e projetos de inovação e criação de equipamentos e suprimentos diversos.

O pais vem sofrendo com a retenção de profissionais de excelência e na formação de novos talentos, bem como a manutenção e projeção de  Universidades, Institutos e Laboratórios.  Todos estes fatores vêm causando a estagnação e até porque não dizer, concorrendo para a falência completa da comunidade científica do nosso país.

  1. Análise Crítica

Fica confirmando de acordo com nova matéria do Jornal da USP em 09/04/2021 o que já se previa no inicio do ano de 2021. De fato o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) foi o que sofreu o maior corte no orçamento federal aprovado em 25 de março pelo Congresso Nacional, com uma redução de 29% dos seus recursos, em comparação com 2020. Alem deste, outros ministérios de grande relevância para o desenvolvimento de qualquer país que também sofreram cortes significativos foram: Educação, Meio Ambiente, Segurança Pública e Relações Exteriores, com alegação de que terão Recursos Discricionários quando apresentarem necessidades.

Ora vejam, que loucura permitir este governo cínico, mentiroso, falido e corrompido por políticas de interesses pessoais, assim como já aconteceu com os anteriores, juntamente com seus “assessores” e nossos congressistas corruptos e mau-caráter (QUE PESADELO MEU DEUS) decidirem qual, quando e de que forma este ou aquele setor precisa e merece uma maior atenção em suas reais necessidades para um melhor desenvolvimento.

Um governo que não considera como prioridade a Educação como base para uma nação forte. Que não valoriza e nem investe nas Instituições e Universidades como formadores de talentos (SE QUER SE PREOCUPA COM FORMAÇÃO DE TALENTOS). Que desdenha de profissionais sérios como nossos cientistas e pesquisadores que são muitas das vezes acolhidos e prestigiados no exterior em reconhecimento as suas contribuições para a humanidade, enquanto isso não acontece em seu próprio país. Assim como tantos outros profissionais são desrespeitados e desmotivados por ações politiqueiras e de interesses desonestamente pessoais, através de acordos e conchavos políticos que denigrem, empobrecem e envergonham o Brasil.

 Um governo que não considera importante investir em pesquisas e descobertas científicas que poderiam resultar em melhor desenvolvimento econômico para o país e consequentemente melhor qualidade de vida humana. Seria até irônico se isto ocorresse, uma vez que não mora em sua lógica nem mesmo que o Meio Ambiente como um todo é sim uma das maiores riquezas que nosso país possui e que temos por obrigação preservar e proteger.

Mas o que se esperar de um Governo Executivo, Legislativo e Judiciário, corrupto, conivente entre si, que não respeita os tratados e diretrizes mundiais de segurança pública, que zomba da miséria de seu povo diante da proporção pandêmica mundial como a que atualmente estamos vivenciado. Povo este que precisa sair da escuridão da ignorância política.

Diante deste cenário, não é só a Ciência que está “vegetando" e pode morrer, mas todo o nosso país e seu povo brasileiro que ficará escravizado pelos paises de grande potencia econômica, com seu poder de descobertas cientificas, desenvolvimento tecnológico e inovador que é a realidade que moverá o mundo em um futuro bem próximo.

[pic 3]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (102.5 Kb)   docx (93.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com