TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CRIMES CONTRA A ADM PUBLICA

Por:   •  11/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  690 Palavras (3 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE GUANAMBI – CESG

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Sebastiana Nunes

CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PUBLICA

Guanambi – BA
MARÇO-2015

[pic 2]

CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE GUANAMBI – CESG

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Sebastiana Nunes Araújo

Trabalho apresentado como requisito de avaliação do componente curricular de Administração pública sob a supervisão do professor Irving

Guanambi – BA
Março-2015
[pic 3]

CRIMES CONTRA A ADMINISTAÇÃO PÚBLICA

CRIME DE PECULADO

Mensalão.

O Ministério Publico Federal, através de seu Procurador-Geral da republica ajuizou ação penal em face de 38 acusados de participarem do escândalo do MENSALÃO ( esquema de compra de votos de parlamentares da chamada base aliada, para votarem a favor de Projetos de interesses do Poder Executivo) a denuncia ofiail  feita pelo Ministério Publico Federal , em 11 de abril de 2006, foi acolhida pelo supremo tribunal federal. os acusados serão julgados pelos crimes de: formação de quadrilha, peculato, lavagem de dinheiro, corrupção ativa.

Estamos diante do julgamento mais importante da historia da suprema corte brasileira. É correto afirmar que se trata do mais importante do pais, visto a decadência causada na credibilidade das instituições governamentais. O mensalão é m caso complexo, tanto do ponto de vista legal, como da ética. Engloba um sistema de cumplicidades institucionais e financeiras de difícil configuração legal, como também financiamentos eleitorais há décadas existentes no país. O mensalão veio a conhecimento publico em 14 de maio de 2005, com a divulgação pela imprensa de um vídeo no qual o ex diretor dos correios Maurício Marinho, solicitava e também recebia vantagens indevida para beneficiar um falso empresário, na realidade o advogado curitibano Joel Santos Filho, que foi o denunciante da corrupção , que para colher prova material do crime fez se passar por empresário interessado em negociar com os correios. O caso  teve  maior repercussão com reportagem divulgada pela revista "VEJA" em 18 de maio de 2005, com a matéria " o homem chave do PTB", referindo-se a Roberto Jefferson, como sendo o homem por trás d esquema naquela empresa publica, acuado inicialmente divulgou pela imprensa, detalhes do esquema de corrupção de parlamentares, acusando o então Ministro da Casa Civil à época José Dirceu de ser o mentor do esquema.
Os ministros do Supremo Tribunal Federal tem pela frente da situação de evidente responsabilidade, caso em questão não se baseia apenas na dicotomia culpado ou inocente. São eles protagonistas da missão imposta por seus mandatos institucionais, baseando-se não apenas nos princípios normativos, mas também éticos e da supremacia das instituições públicas sobre seus agentes.

Análise

A partir da leitura dessa matéria, pude  fazer uma relação entre elas. Em vista que, o mensalão foi uma tentativa de um grupo em perpetuar no poder com a compra de partidos, deputados, consciências, enfim, compravam tudo o que fosse necessário  para garantirem que esse poder não lhes fossem tirado, não se importavam com a moral e a ética antes tão defendidas pelo partido, a partir desse momento entra em cena a concepção de sociedade de mercado, que fala que a busca pelo poder e pelo dinheiro transgredem tais valores, ou seja, há um desrespeito a eles, sendo assim um caso em onde “o pensamento econômico invade as esferas a que ele não pertence. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (133 Kb)   docx (28.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com