TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CRISE E OPORTUNIDADES

Por:   •  29/4/2018  •  Artigo  •  2.440 Palavras (10 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 10

CRISE E OPORTUNIDADES[1]

Ana Aline Evaldt da Silva[2]

Resumo: O presente artigo tem por objetivo destacar a importância do planejamento e organização para um processo de qualidade, fazendo com que as ameaças sejam gerenciadas, descartadas e transformadas em resultados positivos. A crise pode ser um momento de oportunidade para todos, independente da condição financeira de cada pessoa. Para que o objetivo proposto fosse atingido, foi realizada uma revisão literária, tendo como foco principal, a abordagem da comunicação entre empresas e a mídia, e empresas e o público interno. Ao realizar este trabalho foi possível concluir que várias maneiras de encarar uma crise, precisamos de uma visão mais realista, otimista e encarar isso como um momento de desafio e de criatividade. Conclui-se que o gerenciamento de crise é apresentado como ferramenta para a elaboração e manutenção de relacionamento com públicos de interesse em momentos de crise. É incentivado o planejamento das ações de comunicação para que as empresas consigam minimizar os problemas ou mesmo evitar as crises.

Palavras-chave: crise; oportunidades; planejamento; tecnologia, comunicação.

1 Introdução

        Este artigo aborda o tema a crise como um momento de oportunidade. Uma vez que o Brasil enfrenta dificuldade econômica em tempos de crise, a necessidade é que as empresas invistam em soluções tecnológicas, permitindo a automação de seus negócios e aumentando sua lucratividade. Acredita-se que, neste momento, devido ao cenário econômico, alguns empresários acabam não investindo em soluções que ajudariam a otimizar e aumentar as produções que seriam uma saída para a sobrevivência da crise atual.

        O objetivo deste trabalho é mostrar as dificuldades que alguns empresários enfrentam e as possibilidades de crescimento que se mostram em situações difíceis. Com intuito de desenvolver este artigo, que tem como tema a crise, foram utilizados fontes extraídos de recursos da web.

        Este artigo apresenta a seguinte subdivisão: na primeira sessão descreve-se a metodologia; na segunda, apresentam-se as resenhas das fontes consultadas; na terceira sessão, discutem-se as ideias apresentadas por essas fontes.

2 Metodologia

        Com intuito de observar o objetivo proposto, buscou-se fazer um levantamento de alguns textos que tratam do tema crises e suas oportunidades com estudos realizados nos últimos dez anos. A busca pelas publicações ocorreu em bases de dados eletrônicas, principalmente a partir dos seguintes sites: Portal-administração, Revista de Administração de Empresas, Exame.com, Contexto, Estadão.com.br e tecnologistica.com.br. Foram selecionados 6 textos entre artigos gerais, artigo científico, entrevistas. Na investigação das fontes utilizaram-se as seguintes palavras-chave: crise e oportunidades, gerenciamento de crise, planejamento estratégico.

3 Resultados

A seguir serão apresentadas resenhas de cada um dos textos que abordam o tema proposto.

Orduña (2015) afirma que para evitar crises a comunicação é essencial. Tendo um cuidado maior sobre a importância da comunicação será possível prevenir acontecimentos indesejáveis que antes teriam sido inevitáveis. O que está claro é que isso é possível apenas se existir capacidade e interesse para comunicar-se de forma transparente, continuada e próxima às pessoas.

         Conforme o site comtexto (2015), acrescenta o peso da falha humana em uma crise, que são provocadas em função de ações ou de inações impróprias. Falhas humanas podem ser previstas e, exatamente por esse motivo, o público se sente escandalizado quando ocorrem.

 Forni (2002) relata que todas as organizações estão vulneráveis a crises, qualquer movimento negativo que escape ao controle da empresa e ganhe visibilidade, pode-se tornar uma crise. A diferença é que, organizações preparadas, principalmente do ponto de vista da comunicação, administram melhor os problemas. Outras deixam que os fatos, ou boatos, destruam a sua reputação. A maioria das crises de imagem, se bem administrada, pode ser superada. Uma característica comum a todas essas crises é que elas não têm local fixo para acontecer.

Santana (2015) defende que a crise começa e termina com planejamento, que é impossível inventar soluções e estratégias vitoriosas no auge de uma crise, todas as crises podem ser evitadas com administração de crises dentro de uma organização, de várias formas, como por exemplo, investir em preparação, e prevenção para todos os envolvidos direta ou indiretamente. O que precisa é que colaboradores estejam preparados para o inevitável.

        Conforme o texto publicado em Exame.com (2015), assim como muitas organizações nacionais estão enfrentando um momento difícil com a crise, outras têm conseguido crescer e duplicar seu faturamento, mesmo neste momento de crise. A saída encontrada por elas inclui renegociar preços com os seus fornecedores, diversificar produtos e investir em marketing. A Tecnologia da Informação (TI) está presente no cotidiano, seja no ambiente de trabalho, na rotina doméstica ou nos momentos de lazer, tornando-se, cada vez mais, uma necessidade que traz muitos benefícios.

        Segundo o site tecnologistica.com.br (2014) o Rappido é uma empresa que investe na diversificação de produtos e que atua em um cenário de crise e contenção de gastos, em um momento em que  o desemprego e a inflação têm aumentado, e as vendas em muitos setores estão caindo, atua em buscar preços competitivos, garantindo qualidade.

 O site estadão.com.br (2010) menciona a empresa Compartibike que é uma empresa Brasileira de que atua para expandir e integrar o sistema de transporte ciclístico, onde promove o uso de bicicletas como meio de transporte urbano complementar, incluindo sistemas automatizados de compartilhamento e estacionamento de bicicletas.

4 Discussão

        Levando-se em consideração a literatura pesquisada, observa-se significativa escassez de publicações científicas.

        Verifica-se, pelas análises das fontes resenhadas, que Orduña (2015), Santana (2015), Forni (2002), Comtexto (2015), Exame.com(2015) e Portal-administração.com (2015), recomendam a prevenção como um dos melhores remédios para evitar estragos demasiados à imagem da empresa. Se não existe plano preventivo, pelo menos que sejam mapeados os principais fatos negativos que acontecem ou podem acontecer. É melhor investir nessa preparação, porque as pesquisas mostram que as organizações ou governos com planejamento de crise superam melhor os momentos difíceis. O planejamento a prevenção são a base da administração de crises. Por serem previsíveis, muitas crises podem ser estudadas e seus desdobramentos planejados. Mesmo que haja uma infinidade de variáveis de risco, é possível preparar-se para enfrentar-se a possíveis crises e, desta maneira, conseguir superá-la com mais possibilidades de sucesso.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (165.3 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com