TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Crise econômica: Oportunidade para inovar e crescer.

Por:   •  28/3/2016  •  Artigo  •  3.866 Palavras (16 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 16

CRISE ECONÔMICA: OPORTUNIDADE PARA INOVAR E CRESCER

Jéssica de Oliveira Santos

Vania Cristina Doce

Orientador: Me. Hemerson Cleiton de Pietro

RESUMO

Crise? “A crise financeira já tem reflexos certos no país, até mesmo os que afirmavam que passaria despercebido, já afirmam que o reflexo na economia será muito maior”, como é o caso do ministro da Fazenda Guido Mantega. Segundo o Ministro, o problema é que muitos empresários ficam acuado pela falta de perspectiva apresentada pelos noticiários. Mas em momento de crise é que se constrói grandes impérios, pois se abre a visão que antes não conseguia ver, o mercado abre novas frentes para serem trabalhadas, e o empresário empreendedor deverá observar o que está interferindo neste momento em seu negócio, e combater com alternativas inovadoras e que mantenham o ânimo de toda equipe. É muito importante que a insegurança do mercado não reflita nas lideranças da empresa, pois isso poderá ser fatal para a saúde da empresa. O momento é de assumir a liderança com atitudes positivas, ser pró ativo e trabalhar no sentido de resolver os problemas e ter a coragem de apresentar ideias e soluções inovadoras. Empreender e ser empresário é correr risco, ser flexível a momentos difíceis e combater de frente os obstáculos, buscando alternativas e novas oportunidades de negócios.

Palavras-chave: Crise financeira, Empreendedorismo, Inovação.

__________________________

ABSTRACT

Crisis? "The financial crisis already has certain reflexes in the country, even those who claimed they would go unnoticed, I claim that the reflection on the economy will be much higher", as is the case with Finance Minister Guido Mantega. According to the Minister, the problem is that many entrepreneurs are cornered by the lack of perspective presented by the news. But in time of crisis is to build great empires, because it opens the sight before couldn't see the market opens up new fronts to be worked, and the enterprising entrepreneur should observe what is interfering in your business, and fight with innovative alternatives and to maintain the morale of the whole team. It is very important that the uncertainty of the market does not reflect the company's leadership, as this will be fatal to the health of the company. The point is to take the lead with positive attitudes, be pro active and working to solve the problems and have the courage to present innovative ideas and solutions. Undertake and be entrepreneur's risk, be flexible to hard times and fight in front of obstacles, seeking alternatives and new business opportunities.

Keywords: Financial crisis, entrepreneurship, innovation and trust

INTRODUÇÃO

Na definição Filion, (1999, p.19) se o empreendedor e o administrador estiverem preparados, são várias as oportunidades que se abrem no período de crises. “Um empreendedor é uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza visões”.

Os negócios não podem ser interrompidos e novos investimentos podem ser feitos, com criatividade, confiança e inovação, ou seja, ser empreendedor, buscando novas formas de fazer sua empresa crescer, diante das concorrentes, criando um diferencial; oferecendo algo novo ao cliente; melhoria na qualidade do relacionamento com os mesmos e com os diversos setores da empresa; agregando valor aos seus produtos e/ou serviços, fugindo do convencional e assim diferenciando-se dos concorrentes.

A crise desestabiliza a economia e abre oportunidades de expansão para vários segmentos, diz João Nepomuceno. A maioria das organizações ficam na retaguarda, acuadas, criando estratégias para preservar o seu patrimônio e evitar a quebra de caixa.

Crise: modo de decisão que pode tornar a vida melhor ou pior. “Crise é um momento de desequilíbrio que evidencia a necessidade de um tipo de mudança, mais ou menos radical, em um dado processo” (NEPOMUCENO, 2012).

De acordo com Valle (2014), aqueles que vêm se preparando para uma crise econômica, aproveita deste momento para avançar com seus empreendimentos, assumindo uma postura diferenciada, criando oportunidades, exercendo a liderança, fazendo investimentos futuros, conquistando vantagens para aguardar o momento em que a economia voltara a reaquecer,

“Em tempos de mercado aquecido e boas vendas, é comum, principalmente entre os pequenos e médios empresários, um certo desleixo em relação à otimização de processos. Em tempos de crise, essa falta pode lhe custar a competitividade e em casos extremos até mesmo o negócio (VALLE, 2014).

Vivemos num mundo de mudanças, aprimoramento, riscos e oportunidades, por isso devemos nos adaptar a ele, para uma melhor qualidade de Vida, tanto familiar, quanto empresarial.

Quando a crise se instalar de vez no País e na sua empresa, o que temos a fazer é encara-la de frente, pois os negócios não podem parar. Mas existem dois lados de olharmos e de percebermos essa crise, ficar na retaguarda, se escondendo e olhando a crise de longe ou então ter uma visão holística, momento de repensar, avaliar e perceber que em meio aos problemas existem oportunidades empreendedoras que através de novas formas sua empresa pode crescer.

Se o empreendedor tiver uma gestão pró - ativa e sair dessa forma, a empresa já será um diferencial, pois está mostrando que está com fôlego para inovar e criar soluções para os problemas e para o mercado, sendo assim manterá seu fluxo de caixa e receitas em dia e passará pela crise.

Pois as pessoas não podem simplesmente parar de viver e assim o mercado não para, sempre está em giro, produzindo e durante esses períodos de crise, os gastos são reduzidos, mas não deixam de gastar. E é nesses clientes que as empresas devem investir, mostrando seu diferencial, sendo mais eficiente que o seu concorrente, estimulando as vendas com inovações, sabendo quando e onde mudar e reduzindo os custos onde não afetará de forma significativa os seus negócios, sem dúvida sua empresa sairá na frente, enquanto a maioria das empresas congelam, chegando até muitas delas a baixar as portas.

Segundo o empresário Carlos Alberto Júlio, os melhores gestores sabem que a alta de inflação tende a reduzir vendas e, muitas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.1 Kb)   pdf (155.6 Kb)   docx (23.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com