TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Crise e Oportunidade: o novo desafio da Gestão

Por:   •  2/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  832 Palavras (4 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 4

1. HISTÓRICO DA ORGANIZAÇÃO.

A Maia Indústria, Comércio e Importação Ltda, foi constituída em setembro de 1997. Registrada na Junta Comercial do Pará, com capital social de duzentos reais e quadro funcional composto por oito funcionários.

Objetivando o ramo de processamento, corte e têmpera de vidro, um dos empreendedores, o Sr. Luiz Maia, idealizou o projeto de montagem da fábrica influenciado por experiências adquiridas em outras empresas do ramo e verificação predominante empírica do mercado, que apresentava-se promissor naquele momento.

A escolha do local de instalação do empreendimento obedeceu a diversos fatores, entre eles: proximidade à região metropolitana de Belém, localizada próxima ao único corredor viário de entrada e saída da cidade; facilidade no desembarque de sua principal matéria prima (chapas de vidro) e escoamento de seus produtos.

Com parque fabril medindo cerca de 900 m2 de área construída, a Maia sempre esteve em busca de novas tecnologias garantidoras do processo formador e fixador do nome da empresa no mercado.

Desde sua implantação a organização caminha em direção aos pressupostos teóricos e validadores de uma gestão e operacionalização de seus processos administrativos e operacionais.

2. PERFIL DA ORGANIZAÇÃO.

2.1. SEGMENTO NO QUAL ATUA.

        Inserida no setor produtivo secundário ou industrial, prioriza sua atividade principal no segmento de vidros, iniciada na importação de chapas e execução global do processo de corte, acabamento e têmpera da matéria prima.

2.2. QUANTITATIVO DE FUNCIONÁRIOS.

        Abrangendo os setores industrial e administrativo, a organização é composta por 42 colaboradores distribuídos nos três níveis hierárquicos (estratégico, tático e operacional), como veremos detalhadamente no organograma da empresa (pag.6, fig.01).

        

2.3. TEMPO DE ATUAÇÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO.

        

Apesar da indicação de queda nos índices de empregabilidade do setor industrial, gerado pela atual crise que assombra o sistema financeiro internacional, a empresa mantém desde 2008 a carga horária de 44 horas semanais, distribuídos em dois turnos (manhã e tarde) de segunda à sexta feira.

2.4. FATURAMENTO MÉDIO.

        Embora a escassez monetária alastre-se pelos mercados financeiros mundo a fora, o faturamento da Maia Indústria, Comércio e Importação Ltda, manteve-se nos patamares de meses anteriores ao início da crise.

3. APRESENTAÇÃO DA LISTA DOS ENTREVISTADOS.

O quadro de pessoas entrevistadas, que formam o colegiado detentor das principais tomadas estratégicas, foi elaborado de acordo com a função que cada um exerce.

NOME

IDADE

CARGO

TEMPO DE CONTRATAÇÃO

LUIZ MAIA

50 ANOS

DIRETOR PRESIDENTE

12 ANOS

WLADIMIR GERBEL

52 ANOS

GERENTE ADMINISTRATIVO

2 ANOS

HUGO TAKAWA

30 ANOS

ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO

3 MESES

REINALDO CASTRO

46 ANOS

SUPERVISOR INDUSTRIAL

9 ANOS

                                                                                            QUADRO 1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (139.1 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com