TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CRISE SOCIAL E AMBIENTAL E O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Por:   •  24/4/2019  •  Dissertação  •  371 Palavras (2 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 2

CRISE SOCIAL E AMBIENTAL E O DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVÉL

É perfeitamente possível que uma empresa se preocupe com as questões sociais e ambientais e ainda atinja as expectativas de seus acionistas gerando lucro. A exemplo temos grandes empresas reconhecidas que tem atitudes em responsabilidade socioambiental como:

Amanco - tubos e conexão, lançada em 2006 no Brasil, que em busca de matérias-primas menos poluentes, inovou com o uso de tecnologias mais limpas. Alterou a formula de produtos que deixaram de conter chumbo em sua composição, um destaque foi a substituição do solvente tolueno que gerou menos impacto para a saúde dos seus trabalhadores e para o meio ambiente. Esta atitude levou, em 2009 ao selo Sustentax, que certifica produtos sustentáveis.

Anglo American – minerações, instalada no Brasil desde 1973, começaram no ano de 2006 o Fórum Comunitário, que se trata de reuniões com a comunidade onde são discutidas as aplicações de projetos sociais. Outro dado chamativo é que a empresa, no mesmo período conseguiu reciclar e reutilizar 83% da água consumida no seu processo produtivo.

Suzano – papel e celulose, chegou no Brasil em 1921, deu um passo à frente das concorrentes criando um inventario das emissões de gases do efeito estufa para calcular sua pegada de carbono e com isso conseguir atuar com mais precisão na redução das emissões além de garantir uma renda extra na comercialização de créditos no mercado de carbono.

Mais as ações sustentáveis devem vir de todas as empresas, até mesmo dos que se formalizam como microempreendedores. Pois essas políticas vêm de pequenas ações simples como o consumo consciente de água e energia elétrica, combate ao desperdício de papel, distinção correta dos resíduos com investimentos em campanhas de coletas seletivas, assim como participações em outras campanhas como incentivo a doação de sangue, agasalhos, alimentos, realização de projetos comunitários, iniciativas sustentáveis ou em parcerias.

Atitudes sustentáveis criam vantagens para as organizações, geram economias, um maior reconhecimento da marca, melhora a reputação diante da sociedade, aumenta o engajamento dos funcionários, geram uma maior competitividade da empresa, cria uma maior capacidade de atrais talentos entre outros benefícios.

Nenhuma ação é resultado de atender somente a uma legislação evitando com isso punições. São ganhos intangíveis que adota ações cujo o objetivo é contribuir conforme os interesses coletivos.

Fonte:

https://exame.abril.com.br/negocios/as-20-empresas-modelo-em-responsabilidade-socioambiental/

https://conta.mobi/blog/responsabilidade-social-o-que-e-e-qual-o-beneficio-para-empresas/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (30.8 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com