TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU GESTÃO EMPRESARIAL

Por:   •  7/6/2021  •  Artigo  •  8.006 Palavras (33 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 33

[pic 1]                               CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU[pic 2]

                                       GESTÃO EMPRESARIAL – V Turma

         

Clima Organizacional: um estudo em uma empresa de facção de roupas

[1]

[2]

RESUMO

Esta pesquisa aborda sobre o clima organizacional: um estudo em uma empresa de facção de roupas, e tem como objetivo analisar o clima organizacional da referida empresa, tendo como metodologia a pesquisa bibliográfica de cunho quantitativo e a pesquisa de campo por meio de um estudo de caso, por meio de um questionário aplicado a todos os colaboradores/funcionários da mesma. Como resultado apresentou que os colaboradores são bem atendidos quando necessitam de orientação do chefe, ou seja, no construto liderança esta afirmativa é que apresenta maior média e, consequentemente, menor desvio padrão. Assim como a ajuda do chefe em decidir o que o colaborador deve fazer para aprender mais, mostrando, com isso, que há uma boa liderança na empresa, consequentemente há aprendizagem e desenvolvimento dos colaboradores. Nestas assertivas do estudo apresenta que o líder demonstra compromisso com o grupo e, consequentemente, que tem a capacidade de influenciar os seus subordinados. Como limitação deste estudo, destaca-se a falta de mais empresas do mesmo ramo, assim como por tratar-se de uma empresa de pequeno porte necessitando de poucos colaboradores para a realização das atividades o que fez com que a pesquisa se limitasse a vinte respondentes. Assim sendo, não se pode ampliar os resultados bem como comparar os dados da pesquisa de campo, e que, dessa forma, apresenta-se como sugestão para estudo futuro, que se verifique a possibilidade de realizar este estudo, ampliando-se a outros segmentos, uma vez que não há outras empresas neste ramo para pesquisa.

Palavras-Chave: Clima organizacional. Empresa. Trabalho.

        

1 INTRODUÇÃO

 

Considerando-se que o clima organizacional é a qualidade do ambiente que é percebida ou experimentada pelos colaboradores da empresa e que influencia o seu comportamento é que se optou por este tema, como também, pela instigação que envolve, pois o clima organizacional reflete diretamente nas ações e nos resultados de uma organização, bem como no comportamento do cliente e do colaborador.

As pesquisas sobre o clima organizacional realizadas no Brasil, geralmente se sustentam na experiência prática de profissionais de consultoria e a maioria delas não costuma divulgar o apoio teórico utilizado para a elaboração do instrumento e/ou para análises dos dados, outro aspecto relevante sobre essa prática é que nem sempre as metodologias propostas são desenvolvidas para o mercado local, uma vez que podem ser aplicadas em qualquer região.

  Para que se tenha confiança nos resultados o instrumento de pesquisa deve ser confiável e, para isso é essencial que se utilize em sua construção uma base teórica sólida e atualizada da temática, pois o clima organizacional se refere ao ambiente interno da empresa, incluindo colaboradores, supervisores e direção. O relacionamento entre as pessoas do trabalho deve ser saudável para que a empresa também seja, e tal resultado está diretamente relacionado com a satisfação do colaborador e os resultados na empresa.

O clima organizacional começou a ser estudado por Lewin, Lippit e White (1939) no vocabulário da psicologia social, os quais usaram o conceito de clima social e atmosfera social como expressões similares para descrever atitudes, sentimentos e processos sociais, baseados em um experimento com grupos de meninos em um acampamento de verão nos Estados Unidos, em que interpretaram os diferentes efeitos de intervenções particulares nas atividades. (SILVA ET AL. 2010).

Destaca-se que o estudo do clima organizacional tem como princípio a compreensão das necessidades, preocupações e percepções dos colaboradores nas empresas. O interesse em clima organizacional teve inicio na década de 1930 aumentando significativamente na década de 1960. A literatura mostra diversas definições bem como uma diversidade de estudiosos na área, principalmente estudos de campo em empresas, como Oliveira, Carvalho e Rosa (2012), Silva, et al. (2010), e autores na área de administração como Maximiano (2010); Matos et al. (2007); Kotler (2000) entre outros.

Para este estudo utilizou-se a escala do tipo Likert de cinco pontos, proposto por Silva et al. (2010), a qual apresenta 48 assertivas concernentes ao clima organizacional na qual o respondente trabalha.

O clima organizacional é uma das ferramentas utilizadas para avaliar as ações realizadas nas empresas em favor dos colaboradores. Diante disso, questiona-se: A Empresa Atenas de Enéas Marques avalia as ações realizadas como forma de verificar o clima organizacional em prol dos colaboradores? Buscando responder a este questionamento, o presente estudo tem como objetivo analisar o clima organizacional da Empresa Atenas de Enéas Marques, PR, identificar os fatores que influenciam no clima organizacional e analisar o grau de satisfação dos colaboradores da empresa. O questionário aplicado foi composto por 48 assertivas e as alternativas de resposta com escala do tipo Likert.

Do ponto de vista prático, os resultados desta pesquisa poderão contribuir para a empresa citada, na medida em que propiciam subsídios para a elaboração de políticas que melhorem o ambiente no trabalho, tanto aos funcionários quanto para a organização.

2 CLIMA ORGANIZACIONAL

O clima organizacional é de suma importância para o bom andamento de qualquer organização, independente do seu ramo de atuação, quantidade de colaboradores, entre outros aspectos. Dentro de uma mesma organização, podem ocorrer diferentes climas organizacionais num mesmo momento, causados pelos mesmos acontecimentos, mas com efeitos diferentes nos diversos públicos internos, causando sensações positivas para uns e negativas para outros (BERGAMINI, 1980).

O clima está ligado à motivação, a identificação do funcionário com a empresa, ao interesse e comprometimento com o trabalho, a facilidade da comunicação interna, a colaboração pessoal, aos relacionamentos entre as pessoas, a integração de equipes, entre outros fatores; e quanto mais atendidas às necessidades das pessoas com relação à empresa, melhor tende a ser o clima organizacional. (LACOMBE, 2005).

Quando o clima organizacional da organização está positivo e favorável, o próprio relacionamento da equipe tende a se tornar melhor, contribuindo de forma direta para uma maior produtividade. Além disso, diminui os níveis de stress dos colaboradores. (BERNARDON; RISSI, 2009).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (57.5 Kb)   pdf (248.6 Kb)   docx (124.9 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com