TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CUSTO DE PRODUÇÃO DA INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA .

Por:   •  4/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.110 Palavras (9 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP[pic 2][pic 3]

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - CEAD

CURSO GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

Marisa da guia costa siqueira    RA- 370856

Valdirene dos Santos Gomes    RA- 379277

Wellington Costa Pinto              RA- 374965

CUSTO DE PRODUÇÃO DA INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA SHOWDOG LTDA

SÃO LUÍS - MA

Junho / 2014

[pic 4]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP[pic 5][pic 6]

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - CEAD

CURSO GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

Marisa da guia costa siqueira    RA- 370856

Valdirene dos Santos Gomes    RA- 379277

Wellington Costa Pinto              RA- 374965

CUSTO DE PRODUÇÃO DA INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA SHOWDOG LTDA

Atividade Prática Supervisionada – ATPS, apresentada como requisito para obtenção de nota parcial na disciplina de Contabilidade Custo, do Curso de Graduação em Administração – 5º Semestre da Universidade Anhanguera – UNIDERP, Polo São Luís – MA. Sob orientação da Tutora Presencial Kátia Cesar Viana.

SÃO LUÍS - MA

Junho/ 2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO....................................................................................................................03

2 CUSTO DE PRODUÇÃO...................................................................................................03

2.1 Custos diretos......................................................................................................................04

2.2 Apropriação dos custos diretos..........................................................................................04

3 MAPA DE APURAÇÃO DE CUSTOS DOS PRODUTOS HOT-DOG E HOT-CHICKEN................................................................................................................................06

4 DISTRIBUÇÃO DE CUSTOS............................................................................................06

5 CUSTOS COM FUNCIONÁRIOS NO BRASIL..............................................................07

5.1 Funcionários da empresa Showdog Ltda........................................................................09

6 MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO E PONTO DE EQUILÍBRIO..................................10

7 CONSIDERAÇÕES FINAIS..............................................................................................12

REFERÊNCIAS......................................................................................................................13


1 INTRODUÇAO

A contabilidade é uma ciência social e por esse motivo sofre influências do meio em que opera, devendo ser adaptada ao contexto das mudanças sociais, políticas e econômicas, sem prejudicar seu propósito de atender bem a todos os vários usuários da informação contábil.

Com o objetivo maior de adicionar valor a usuários de informações contábeis, a Contabilidade de Custos desenvolve algumas funções tais como: coleta de dados, classificação, registro das operações e geração de informações por meio da organização e tratamento dos dados coletados.

Os propósitos da Contabilidade de Custos são determinados com base nas necessidades sinalizadas pelos diferentes níveis gerenciais, como por exemplo: obter o custo de cada produto, bem ou serviço; contribuir para a determinação da rentabilidade e lucratividade do negócio; ensejar controles operacionais em níveis diversos; auxiliar programas de minimização de custos.

A Contabilidade de Custos é ainda empregada para concretizar os objetivos de custeio, alimentando com seus dados e informações tanto a Contabilidade Geral ou Financeira como a Contabilidade Gerencial. A diferença é que, ao fornecer dados para a Contabilidade Geral, estes devem obedecer rigorosamente aos princípios da Contabilidade.

Neste trabalho iremos desenvolver cálculos de custos de produção de dois produtos distintos fabricados por uma empresa fictícia, a Indústria Alimentícia Showdog Ltda., assim como o gerenciamento da margem de lucro e quantidade de vendas para atingir o ponto de equilíbrio necessário para mantê-la gerando lucro.

2 CUSTOS DE PRODUÇÃO

Os custos de produção são os gastos realizados pela empresa na aquisição dos fatores fixos e variáveis que foram utilizados no processo produtivo.

Custos de produção compreendem:

-Mão de Obra;

-Materiais (matérias primas, embalagens e materiais secundários) e

-Gastos Gerais de Fabricação, como energia elétrica, manutenção, depreciação de maquinário, etc.

Tais custos devem ser acumulados, contabilmente, e atribuídos aos produtos fabricados, de forma a apurar o custo unitário de cada item. Os custos de produção são importantes para avaliar os estoques finais de produtos, bem como apurar o valor do Custo dos Produtos Vendidos.

2.1 Custos diretos

É aquele que pode ser identificado e diretamente apropriado a cada tipo de obra a ser custeado, no momento de sua ocorrência, isto é, está ligado diretamente a cada tipo de bem ou função de custo. É aquele que pode ser atribuído (ou identificado) direto a um produto, linha de produto, centro de custo ou departamento.

Não necessita de rateios para ser atribuído ao objeto custeado. Ou ainda, são aqueles diretamente incluídos no cálculo dos produtos.

Exemplos de custos diretos:

-Matérias-primas usadas na fabricação do produto

-Mão-de-obra direta

-Serviços subcontratados e aplicados diretamente nos produtos ou serviços.

Os custos diretos têm a propriedade de ser perfeitamente mensuráveis de maneira objetiva. Os custos são qualificados aos portadores finais (produtos), individualmente considerados.

Os custos diretos constituem todos aqueles elementos de custo individualizáveis com respeito ao produto ou serviço, isto é, se identificam imediatamente com a produção dos mesmos, mantendo uma correspondência proporcional. Um mero ato de medição é necessário para determinar estes custos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (765.7 Kb)   docx (238.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com