TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cabos Transoceânicos e RFID

Por:   •  4/10/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.164 Palavras (5 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

 

 

 

 

 

 

 

                      CABOS TRANSOCEÂNICOS E RFID

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SÃO PAULO

2016

 

Larissa da Silva Harada RA:N106BB-6

CABOS TRANSOCEÂNICOS E RFID

[pic 2]

                              SÃO PAULO

                                              2016

Sumário

1.Introdução........................................................................................................4

2.Cabos Transoceânicos ...................................................................................5

2.1.Backbones ...................................................................................................5

3.Definição..........................................................................................................5

4.Consistência Física dos Cabos ......................................................................6

5.Curiosidades....................................................................................................6

6.RFID.................................................................................................................7

6.1. Etiquetas de RFID........................................................................................7

7.Funcionamneto.................................................................................................7

8.Principais meios utilizados...............................................................................8

9.Conclusão.............................. ..........................................................................9

10.Referências...................................................................................................10

  1. Introdução

O presente trabalho refere-se aos cabos transoceânicos e ao sistema de RFID, e tem como objetivo abordar suas definições, os meios em que estes são utilizados, apresentando curiosidades a respeito do assunto, e contendo uma breve conclusão.


  1. Cabos Transoceânicos

2.1. Backbones

Antes de entender o conceito de cabos transoceânicos, existe a necessidade de descobri o que são os backbones.

Backbone é o termo que os especialistas em tecnologia utilizam para caracterizar uma espécie de “rede principal”, onde todas as informações transmitidas pelas pessoas, por meio da internet, passam por lá antes de ir para seus respectivos destinatários. Um simples exemplo para clarear essa informação seria quando você manda um e-mail para um destinatário específico, após enviar tal mensagem, ela sai da sua rede local e vai direto para essa rede principal denominada backbone, que é responsável por localizar o destino da mensagem e após encontra-la enviar um certo “feedback” para a rede local que enviou tal e-mail.

Esse backnone liga todos os continentes por meios de cabos submarinos que ligam seis dos sete continentes existentes no planeta Terra, onde apenas a Antártica não recebe tal tecnologia.

3. Definição

A junção do backbone com cabos submarinos que foram construídos principalmente para integrar a fibra óptica no mundo inteiro, que é um equipamento responsável por aumentar consideravelmente a velocidade de conexão entre os usuários da internet, deu o que chamamos de Cabos Transoceânicos.

  1. Consistência Física dos Cabos

Esses cabos, em suas camadas mais externas, são constituídos de polietileno, que é um material extremamente resistente que serve como uma casca de proteção, para suportar principalmente a pressão encontrada no fundo do mar, e também evitar a corrosão derivado ao constante contato com a água.

Suas próximas camadas são compostas dos mais diferenciados metais que, assim como a primeira camada, são responsáveis por proteger o núcleo deste cabo, que se encontra a fibra óptica que absorve todas as informações que p backbone transmite para ela e dispersa esses conteúdos de forma muito veloz e eficiente.

Para manter intactos a conexão constante entre esses seis continentes, são necessários o suporte a todo momento sobre todos os cabos existentes, para evitar que aconteça algum corte neles, e cesse respectivamente a transmissão de informações entre todos os usuários da internet.

A instalação desses cabos no fundo dos oceanos se dá por navios que descarregam uma grande extensão destes, e após isso inserem neste meio robôs responsáveis para escavar o fundo do oceano para deixar melhor posicionado o equipamento.

  1. Curiosidades

Por mais que o conhecimento por parte da população acerca destes cabos oceânicos é bastante recente, por causa da facilidade de informações que se localizam no ambiente virtual, os primeiros cabos transoceânicos foram criados em meados do século XIX, onde utilizavam esse meio para aumentar o alcance do uso dos telégrafos principalmente entre os países que detinham maior poder econômico, como a ligação entre Estados Unidos com a Europa em geral.

No Brasil, esses cabos foram chegar em 1857, e eram responsáveis por ligar a Praia da Saúde, localizada no Rio de Janeiro, com a cidade de Petrópolis.

         6. RFID

O RFID (Radio-Frequency IDentification), em português, identificação por rádio frequência, nada mais do que, um identificador que funciona via radiofrequência que armazena e identifica dados. Utilizando um dispositivo nominado de etiquetas RFID.

  1. Etiquetas RFID

Essas etiquetas são divididas por duas conformidades, que são elas, passiva e ativa. A passiva necessita de rádio frequência para seu funcionamento e assim poder transmitir seu sinal, as mesmas já possuem seus dados gravados desde a sua fabricação, porem existem algumas podem sem alteradas. Já a ativa, utiliza bateria própria para transmitir seu sinal, tendo uma maior memória de armazenamento, e por isso, acaba se tornando a mais cara.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (154.9 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com