TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capital de giro

Por:   •  10/5/2015  •  Monografia  •  596 Palavras (3 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 3

Capitulo 2 – Capital de Giro

2.1 Definição de capital de giro.

        O Capital de giro possui uma grande variedade na definição do seu conceito, o que acaba causando uma controvérsia entre os autores.

Conforme uma pesquisada realizado pelo professor Ms Nóbrega, que verificou entre 22 obras que 39% dos autores acredita que o capital de giro é o valor total do ativo circulante, que nada verdade “são os bens da empresa que podem ser convertidos em capital dentro de um curto prazo, por exemplo: mercadorias em estoque, dinheiro em caixa, matérias primas e aplicações financeiras.” (ContaAzul Blog, 2013)”,

Enquanto 33% alega que é o capital circulante líquido, em outras palavras, a diferença entre o valor total do ativo circulante e o valor total do passivo circulante”( Camila Conceição Faria, 2010).

E o restante, os 28% das obras pesquisadas, davam outros conceitos para o capital de giro.

 Assim pode se entender que o capital de giro é como se fosse um reservatório para a empresa, pois é através dela que há uma crescimento na organização.

Caso sua administração não seja bem feita, bem planejada, poderá trazer grandes problemas para a empresa, até mesmo levar a mesma a falência.

  1. Para que serve o Capital de Giro

O capital de giro tem como utilidade em ajudar as empresas nos momentos mais difíceis na parte financeira, já que ela é como um reservatório.

Segundo o consultor contazul, ela serve para:

Pagar as contas de curto prazo; Permitir a criação de riqueza na empresa em longo prazo; Suprir a empresa para a realização de suas atividades operacionais; Manter o equilíbrio adequado entre as contas do ativo e as contas do passivo da empresa; Gerar caixa positivo para a empresa.

 

2.3 Gestão do Capital de giro

A gestão do capital de giro vem sendo reconhecida como uma das áreas mais importantes para auxiliar na administração de uma empresa, pois ela demonstra uma grande importância devido ao fato de estar diretamente relacionado com o desempenho operacional e com o giro dos negócios.

Na obra de Assaf e Silva (1997, p. 13) concluem que:  

O capital de giro tem participação relevante no desempenho operacional das Empresas, cobrindo geralmente mais da metade de seus ativos totais investidos. Uma administração inadequada do capital de giro resulta normalmente em sérios problemas financeiros, contribuindo efetivamente para a formação de uma situação de insolvência.

Assim como Ciomala Aparecida de Medeiros, consultora do SEBRAE-SP, ela acredita que “O período que antecede a abertura da empresa é muito importante para o planejamento. [...]” porque “O plano serve para projetar qual será́ o valor do investimento inicial, quais serão as despesas fixas, qual a expectativa de faturamento, qual a necessidade de capital de giro e em quanto tempo teremos o retorno desse investimento.”

Compreende-se então, que a gestão do capital de giro tem que ser feita realizada antes mesmo da empresa existir, deverá se fazer um planejamento, ou como muito autores diz, um plano de negocio, para se ter uma visão mais ampla dos gastos que poderá ter inicialmente com a empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (161.1 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com