TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capital intelectual da administração

Por:   •  22/9/2015  •  Monografia  •  329 Palavras (2 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE ANHANGUERA DE BRASÍLIA

RAFAELA DA SILVA MIRANDA/6814002966

ADMINISTRAÇÃO 5º B

TEMA: Capital Intelectual

Objetivo: Demonstrar como o Capital Intelectual é visto como um diferencial nos dias atuais, dentro das organizações empresariais. O Capital Intelectual é a soma do conhecimento de todos em uma empresa, constitui a matéria intelectual-conhecimento, informação, propriedade intelectual, experiência que pode ser usada para gerar riqueza. Pode-se dizer que é através do capital intelectual que a empresa consegue se desenvolver e se destacar no mercado em que atua, porém isso não deixa de lado os demais recursos.

Justificativa: O Capital Intelectual é de suma importância para às empresas na atualidade. Hoje em dia todos do meio empresarial buscam pessoas que agreguem valor a organização, grandes líderes e gestores buscam grandes funcionários. Com as constantes mudanças no mercado, quem possui um grande capital intelectual dentro da empresa, lidará mais fácil e terá melhores ideias para a adaptação e evolução do meio empresarial.

Porque nem toda empresa utiliza o capital intelectual de todos os funcionários?

        O quadro de funcionários de um órgão público é composto por vários “setores”, servidores, terceirizados, colaboradores e estagiários. Porém na hora de buscar o intelecto para gerar mecanismos, ou melhorar a gestão do órgão, em algumas divisões da autarquia, apenas os servidores são ouvidos, através de reuniões frequentes. Com isso apesar de haver funcionários terceirizados com possíveis boas ideias, esse intelecto acaba não sendo explorado.

        Uma maneira para solucionar esse problema, é promover grupos de discussões. Fazendo que, com isso, todos os funcionários busquem explorar seu intelecto ao máximo em busca de melhorias. Assim como em alguns setores da autarquia, os diretores e chefes das divisões estão sempre abertos a ideias e valorizam todos os colaboradores.

Ainda pode se buscar outras soluções como, promover oficinas de desenvolvimento, promover palestras motivacionais e explorar novos mecanismos ou inovar alguns sistemas.

STEWART, Thomas A. Capital intelectual: a nova vantagem competitiva das empresas. 2.ed. Rio de Janeiro: Campus, 1998

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (75.3 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com