TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caracteristicas do mercado

Por:   •  4/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.443 Palavras (6 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

[pic 5][pic 6]

[pic 7]

[pic 8][pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.........................................................................................................3

2. PLANEJAMENTO DO EVENTO..............................................................................4

3. CARACTERÍSTICAS DO MERCADO LOCAL........................................................5

3.1 NOME DA EMPRESA.......................................................................................

3.2 LOCALIZAÇÃO...................................................................................................

3.3 HISTÓRICO DA EMPRESA..................................................................................

3.4 SETOR PRODUTIVO..............................................................................................

3.5 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL.....................................................................

3.6 PORTE DA EMPRESA.........................................................................................

3.7 AÇÕES DA EMPRESA.........................................................................................

4. CONCLUSÃO..........................................................................................................8

REFERÊNCIAS

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho é sobre a estrutura organizacional de uma empresa, mais concretamente a organização da empresa e as funções organizacionais existentes: o tempo de mercado, a evolução, sua trajetória nos últimos anos, o setor produtivo em que atua, o estilo de liderança existente e as ações que a empresa adota para trabalhar os aspectos como motivação, estresse e trabalho em grupo.

O objetivo desse trabalho é capacitar os alunos em ações práticas relacionadas às disciplinas ministradas no semestre por meio de um pensamento sistêmico e interdisciplinar.

Está organizado em duas partes. Na primeira parte será abordado o planejamento do evento. Na segunda parte optamos por abordar as características do mercado local, como: nome da empresa, localização, histórico da empresa, setor produtivo, estrutura organizacional, porte e ações da empresa.

A metodologia utilizada foi a pesquisa, enriquecida com algumas entrevistas.

2. PLANEJAMENTO DO EVENTO

De acordo com o solicitado no trabalho interdisciplinar, buscamos uma empresa que pudesse nos oferecer uma boa estrutura e que nos fornecesse subsídios suficientes para um bom desenvolvimento no trabalho. A empresa escolhida foi a “Lojas Cem”, que se trata de uma empresa no ramo de comércio, especificamente de móveis e eletrodomésticos.

Diante da necessidade de uma visita à empresa, o primeiro passo foi marcar junto ao setor responsável, um dia e horário para que a visita fosse oportuna. Durante a visita um integrante do grupo foi recebido por (nomes dos responsáveis pela empresa), os quais além de todas as informações necessárias, prestaram total apoio no sentido de que toda estrutura organizacional da empresa e o cotidiano corporativo ficassem claros.

3. CARACTERÍSTICAS DO MERCADO LOCAL

3.1 NOME DA EMPRESA

A empresa visitada possui a seguinte razão social: R. Dalla Vecchia S/A, entretanto é mais conhecida por seu nome fantasia: Lojas CEM

3.2 LOCALIZAÇÃO

O CAD (Centro Administrativo e Distribuição) das Lojas CEM está localizado na saída 46 da Rodovia Santos Dumont (SP 075), no município de Salto/SP.

3.3 HISTÓRICO DA EMPRESA

Na década de 1950, filho de imigrantes italianos, Remigio Dalla Vecchia abre em Salto, interior de São Paulo, a casa de bicicletas Zanni & Dalla Vecchia e dois anos depois, a pequena bicicletaria se transforma em um próspero estabelecimento comercial. Para financiar as vendas a prazo, a empresa começa a captar dinheiro de pequenos investidores e com os juros recebidos das vendas a prazo, a empresa pagava os investidores e alavancava o negócio, sendo que em 1959 a razão social é alterada para R. Dalla Vecchia & Cia. Ltda. e a loja é ampliada e passa a oferecer ampla linha de eletrodomésticos.

Na década de 1960, a loja se consolida, é transferida para um prédio próprio com três pavimentos e passa a comercializar móveis. A razão social passa a ser R. Dalla Vecchia S/A. Em 1966 a loja deixa de captar recursos, salda todas as obrigações com seus investidores e passa a vender no crediário também por meio de financeiras.

Na década de 1970, a empresa se consolida em cidades do interior e em 1976 já conta com quatro lojas. Com o crescimento, a empresa entende que é chegada a hora de adotar uma nova denominação e em 1976 a sigla “CEM” (Centro dos Eletrodomésticos e Móveis) é escolhida por meio de um concurso e a partir daí, as lojas da R. Dalla Vecchia S/A são remodeladas e uma nova fachada, com listras na cor azul e branca é introduzida nas quatro unidades da rede, consolidando a mudança definitiva do nome da empresa para “LOJAS CEM”. Em 1977, a empresa que se utilizava de um depósito de 2.500 m², transfere-se para um novo local na cidade de Salto, e passa a ocupar um prédio de 6.000 m².

Na década de 1980, a pequena rede já soma oito lojas, sendo que em apenas cinco anos a empresa dobra de tamanho. Em 1985, chega finalmente à capital do estado e em 1986 chega ao Vale do Paraíba.  Dois anos depois, amplia sua presença na região do ABC e desce para o litoral.  Em 1989, chega a Minas Gerais, inaugurando sua 33ª filial na cidade mineira de Pouso Alegre e para abastecer suas filiais, o depósito passa dos 6.000 m² iniciais para 33.000 m² de área construída em 1990.

        A empresa inicia a década de 1990 com 37 lojas em prédios próprios e padronizados, todos com área superior a 1.000 m² para exposição de produtos e com um moderno Centro Administrativo na cidade de Salto, capaz de impulsionar ainda mais o crescimento da rede. Assim, o ano de 1999 marca a chegada das Lojas Cem ao Estado do Rio de Janeiro, com a inauguração de sua primeira filial na baixada fluminense, em Barra do Piraí.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (105.5 Kb)   docx (28.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com