TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Características do mercado em uma competição ideal a longo prazo

Artigo: Características do mercado em uma competição ideal a longo prazo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  Artigo  •  591 Palavras (3 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 3

MARKETING

2- Para que se tenha maior eficiência na abordagem de uma campanha de marketing, torna-se necessário conhecer os seus compostos. Compões os compostos: produto, preço, praça e promoção. Para Casas (2006, p.164) “os produtos podem ser definidos como o objeto principal das relações de troca que podem ser oferecidos num mercado para pessoas físicas ou jurídicas, visando proporcionar satisfação a quem os adquire ou consome”. Segundo Kotler (2006) um produto pode ser entendido como tudo que poder ser oferecido a um mercado para satisfazer seu desejo ou necessidade.

NEGOCIAÇÃO 1

Concorrência – é uma variável muito importante na negociação, ela corresponde à situação de um mercado em que os diferentes vendedores de um determinado produto e/ou serviço atuam de forma independente face aos compradores/consumidores, com vista a alcançar um objetivo para seu negócio, utilizando diferentes instrumentos, tais como os preços, a qualidade dos produtos e serviços pós venda.

Uma característica do mercado em concorrência perfeita é a longo prazo, não existem lucros anormais ou lucros extraordinários, mas apenas os chamados lucros normais, que representam a remuneração implícita do empresário.

Nesse tipo de mercado podemos encontrar as seguintes características: Grande número de produtores e demandantes do produto, Produtos homogéneos: não existe diferenciação entre os produtos oferecidos pelas empresas concorrentes, Não existem barreiras à entrada no mercado, Transparência do mercado: as informações sobre lucros, preços etc. são conhecidas por todos os participantes do mercado, a não intervenção do Estado: o Estado não intervém, deixando o mercado regular-se através da chamada "mão invisível da concorrência". Os preços são definidos pelo livre jogo da oferta e demanda, onde o equilíbrio é alcançado tanto a curto, como a médio e longo prazo.

b) Riscos – Os negociadores devem estar dispostos a correrem alguns riscos, pois quanto maior a capacidade e a determinação para isto ele tiver, mais poder conseguirá. Os negociadores devem correr riscos, porém arriscar-se é uma mistura de coragem, capacidade de análise e bom senso.

c) Tempo – O negociador que conhece o limite de tempo do outro leva vantagem, pois à medida que o tempo se esgota, a tensão aumenta e podem surgir mais concessões que não eram previstas ou imaginadas. A variável tempo, deve ser cuidadosamente analisada, verificando-se como ela afeta o processo e transformando-o em ponto de apoio para projetar o negócio e alcançar a satisfação dos envolvidos. Diferentes conotações podem ser dadas a maneira com que o negociador lida com o tempo. O tempo pode favorecer tanto um, quanto o outro lado.

d) Informação – Identificada como conhecimento ou instrução que um indivíduo ou grupo obtém através de diversas fontes, essa variável é importantíssima para o sucesso da negociação. Quanto mais informações confiáveis as partes têm, mais distante se fica de um resultado inesperado. Antes de iniciar o processo de negociações, deve haver uma grande quantidade de informações, de ambas as partes. O negociador também tem que desenvolver a capacidade de perceber informações passadas indiretamente, através de comunicação não-verbal (gestos, expressões

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com