TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Elton Mayo

Por:   •  27/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  310 Palavras (2 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 2

              Tarefa Avaliativa: Caso de Elton Mayo

Aluno: Pedro Henrique Vieira Dantas

Disciplina: Administração

Curso: Engenharia Civil

QUESTÕES:

  1. Que hipóteses vocês considerariam para explicar por que as moças agiram de modo contrário ao esperado pelos pesquisadores? Que razões poderiam tê-las levado a aumentar, em vez de diminuir sua produção, conforme os benefícios foram retirados?

Resposta: As moças agiram de forma contraria a pesquisa, por fatores do grupo (tanto os experimentais como o grupo de controle) como a preponderância do fator psicológico e fisiológico. Elas acharam que a pesquisa era movida a eficiência na linha de produção e responderam com a maior quantidade de trabalho para alcançar o que na opinião coletiva seria o melhor resultado da pesquisa. O que fez não ser confirmada a influência dos níveis de iluminação e benefícios sobre o desempenho das operárias. O fato de uma pesquisa ser feita poderia gerar varias indagações nas funcionarias, como por exemplo, uma seleção de promoção ou uma demissão por mau rendimento, toda via poderia ser coletiva ou individual a decisão.

  1. Vocês acham que qualquer grupo de trabalhadores teria agido da mesma forma?

Resposta: Pode ser que fatores temporais como a época que foi feita a pesquisa ou local seja um fator fundamental (refiro-me ao sistema de produção em massa o famoso Fordismo) condições de trabalho ou pode ser algo inerente à condição humana.

  1. Qual a novidade no trabalho do professor Elton Mayo em comparação ao que foi desenvolvido na Administração Científica e Teoria Clássica?

Resposta:         De que a produção é resultante de integração social em que a capacidade do trabalhador estabelece o seu nível de competência e eficiência, quanto mais integrado socialmente no grupo de trabalho, tanto maior será a disposição de produzir.  As pessoas são motivadas pela necessidade de "reconhecimento", de "aprovação social" e “participação”. Amizade e agrupamento social devem ser considerados aspectos relevantes para a administração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (94.2 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com