TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Centro de Educação à Distância Pilar do Sul – SP

Por:   •  24/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.667 Palavras (11 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

Faculdade Anhanguera  – UNIDERP

Centro de Educação à Distância

Pilar do Sul – SP

Administração

ATPS – Estatística        

Pilar do Sul – SP

2014.

Daniela Feliciano da Silva      RA: 423951

Rebeca de Paula Ricardo       RA: 423252

ATPS – Matemática Aplicada

                                     Atividade Pratica Supervisionada apresentada ao Curso Superior de Administração da Universidade Anhanguera Uniderp, como exigência parcial da Disciplina de Estatística  para a obtenção de nota, sob orientação da Profª. Tutor EAD  Fabio de Deus Camargo.

Pilar do Sul – SP

2014.

Índice

4 ................................................................................Conceito de Aplicação da Estatística

4 e 5 .........................................................................Estatística Aplicada à Administração

6 ...........................................................................................Tabela da Pesquisa Realizada

6 ........................................................................Resumo teórico e Procedimentos Práticos

7 ......................................................................................ROL(Ordem Crescente de Peso)

8 ........................................................................................... Tabela das Pesagens Obtidas

8 ................................................Gráfico que representa a Freqüência Absoluta dos Pesos

9 à 12 ..................................................................Tabela de Média e Desvio das Amostras e Cálculos de Variância, Desvio Padrão e o Coeficiente de Variação das Amostras

13 ...........................................................Interpretação Estatística dos Resultados Obtidos

13 .......................................................................................................................Conclusão

13 ...................................................................................................................Bibliografias

14 ......................................................................................... Fontes de Pesquisas e SITES

Conceito e Aplicação da Estatística

Estatística é o conjunto de métodos e técnicas de coleta de dados e análise de informações para um experimento ser realizado, ela permite o estudo e controle adequado de fenômenos, eventos e fatores que sofrem situações incertas. Nos diz como os dados podem ser recolhidos, organizados e analisados. Como é muito crescente o desenvolvimento de novas técnicas e metodologias de analises de dados estatísticos, as informações estão sendo cada vez mais disponibilizadas em diversos sistemas se tornando acessíveis a todas as organizações sociais e cidadãos. Sem a Estatística seria impossível efetuar o controle de qualidade dos bens de consumo, medir os níveis de audiência de um programa, etc. Antigamente, a Estatística era usada em contagem populacional ou com as informações de quantidade de óbitos, batizados e casamentos realizados em um determinado período de tempo, para se ter um controle maior sobre a população da Europa Ocidental utilizava-se esse método. A criação de escolas e institutos de pesquisas estatísticas foi influenciada pelo constante crescimento populacional. Aqui no Brasil o IBGE é responsável pela produção das informações estatísticas oficiais do pais.

A Estatística possui dois ramos:         

A Estatística Descritiva: Compreende a coleta de dados, a organização, a descrição dos dados, o cálculo de forma apresentar coeficientes de forma conveniente e comunicativa.

A Estatística Indutiva ou Inferencial: que compreende procedimentos empregados na análise e na interpretação dos dados para chegar a grandes conclusões de inferências sobre populações com base em dados amostrais, associados a uma margem de incerteza.

Resumindo, a Estatística é um conjunto de instrumentos que podem ser usados para recolher, classificar, apresentar e interpretar conjuntos de dados numéricos.

Estatística Aplicada a Administração

Pode-se empregar a Estatística como uma ferramenta fundamental em varias áreas, ela consegue identificar situações criticas e controlá-las. As organizações modernas são as que mais utilizam a coleta de dados estatísticos para que possa obter informações essenciais sobre seus procedimentos de trabalho, para assim definir, assim, melhor suas metas, e identificar seus pontos fracos e atuar na melhoria de seus processos.

A Estatística age em varias áreas , como:

  • Industria : iniciam-se estudos de implementação ate a avaliação das necessidades de expansão,na pesquisa e desenvolvimento de novas técnicas, produtos, controle de qualidade e quantidade,controle de estoque, na prevenção de acidentes de trabalho, no planejamento de manutenção de maquinas, etc.
  • Recursos Humanos: realiza pesquisas de compatibilidades entre os conhecimentos e habilidades dos empregados e as atividades desenvolvidas por eles; estudos detalhado dos salários, propõe planos de avaliação e desempenho do quadro funcional, avalia a qualidade dos planos de saúde, elabora planos de previdência e fundos de pensão.
  • Universidades e Instituições de Pesquisas: podem atuar como docente, ministrando disciplinas relacionadas à Estatística, pesquisando e desenvolvendo novas metodologias, podendo assessorar pesquisadores em outras áreas com suporte cientifico ou auxiliando na escolha da melhor metodologia cientifica a ser adotado na qualificação de dados e na analise das respostas, etc.
  • Demografia: estuda a evolução e as características da população, analisa os fluxos de migratórios, planeja e realiza experimentos com grupos de controle, para avaliação de tratamentos, desenvolve estudos sobre a distribuição e incidência de doença, etc.
  • Marketing e Análise de Mercado: monitora e analisa o mercado, nos sistemas de informações de marketing na prospecção e avaliação de campanhas publicitárias, etc.
  • Financeira e Bancaria: pode atuar na área de departamento de seguros e analise atuarial, na avaliação e seleção de investimentos, no estudo e desenvolvimento de modelos financeiros, no desenvolvimento de informações gerenciais, no desenvolvimento e acompanhamento dos produtos e serviços financeiros, etc.

A estatística passou a ser usada para explicar resultados de pesquisas de forma simples e dinâmica, gráficos e tabelas são utilizados para expor os resultados obtidos. Na Administração a Estatística é empregada para que possa realizar um planejamento, interpretações; e seu objetivo é a produção, mas também seu ramo é a da teoria da decisão. Analisando a qualidade e a capacidade de produção da industria é possível identificar particularidades e características do processo usado, assim como será possível realizar melhorias úteis aos operadores e responsáveis pelo monitoramento do processo, através dos variados gráficos de controle como:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)   pdf (180.5 Kb)   docx (41.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com