TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Chile Solidário

Por:   •  3/10/2016  •  Monografia  •  333 Palavras (2 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 2

Chile Solidário

O que é Chile Solidário?

Chile Solidário é o componente do Sistema de Proteção Social dedicado ao cuidado das famílias, das pessoas e territórios que são vulneráveis. 

Chile Solidário foi criado em 2002 como um programa de proteção social com foco em famílias extremamente pobres. Ele apresenta três componentes:

  • Apoio ás famílias por parte de um assistente social: além de receber assistência social os beneficiários também adquirem o Aporte solidário que paga ás mulheres que são chefes de família ou ás mulheres dos chefes, durante 2 anos junto ao apoio do assistente social.
  • Subsídios monetários: após os 2 anos recebendo o Aporte Solidário, as famílias continuam recebendo um subsídio monetário, (SUF) Subsídio Único Familiar.
  • Acesso prioritário a outros programas de proteção social
  • Programas psicossocial

Programa bridge

Programa para famílias em situação de extrema pobreza ou vulnerabilidade.

Programa de vínculos

Destinado a apoiar adultos e idosos que vivem sozinhos e vulneráveis

Programa de estradas

Visa apoiar as crianças de famílias onde existem situações de separação forçada por causa da ordem de execução de qualquer dos seus membros.

O Aporte Solidário ou Bono de Proteção a Família tem uma peculiaridade o seu valor é decrescente. Em 2003, os valores representavam $ 10.500 pesos mensais durante 6 meses diminuindo progressivamente nos meses subsequentes até chegar a $ 3.716 pesos mensais durante os últimos 6 meses.

Programa de Oportunidades do México

O que é Programa de Oportunidades do México?

 É um programa federal mexicano de desenvolvimento humano da população em situação de extrema pobreza que fornece suporte para a educação, saúde, nutrição e renda. É um programa interministerial que envolve Ministério da Educação, o Ministério da Saúde, o Instituto Mexicano de Seguro Social, o Ministério do Desenvolvimento Social, e os governos estaduais e municipais. Já teve os nomes de solidariedade (1988-2002) prospera (2002-2007) e atualmente de oportunidade.

O Programa Oportunidades praticado no México é outra iniciativa que tem recebido amplo reconhecimento internacional. Em maio de 2004, o programa mexicano foi uma das duas inciativas latino-americanas de destaque, apresentadas em uma conferência do Banco Mundial em Xangai.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (87.1 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com