TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias sóciais

Por:   •  19/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  646 Palavras (3 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 3

Data: 01/04/2014

Turma: 3001

Alunos: Catarina Santos Rodrigues,

              Gracinete Vieira Andrade,

              Valder Alves Nascimento, e

              Valdirene Rodrigues Carvalho

‘FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS’

O lucro torna-se o principal objeto da economia com a expansão comercial, gerando riqueza e prosperidade para os comerciantes burgueses, logo, nasce à necessidade de racionalizar e planejar o desenvolvimento de novas tecnologias, como construir máquinas para acelerar a produção em larga escala de produtos que supram as necessidades humanas. Com isso pode se afirmar, que as mudanças ocorreram na economia durante: a expansão marítima, revolução urbana, industrialização, o lucro como medida de toda atividade econômica, mecanização, estímulo à pesquisa científica e tecnológica.

Os principais avanços conceituais realizados pelos humanistas e enciclopedistas na ilustração acerca da política, do poder e do governo eram a sociedade contratual que era representada por sistemas legais, políticos e administrativos; poder com a construção lógica e jurídica independente de quem ocupa, de forma temporária ou representativa; república que é a forma de governo baseada na legitimidade popular, à defesa da igualdade jurídica, democrática e de liberdade de manifestação pública ou a compreensão da oposição entre o indivíduo e a sociedade, entre a liberdade e o controle social.

A experimentação, a existência dos direitos naturais, a crítica ao absolutismo, à defesa da qualidade jurídica e a razão, pois a melhor caracterização da ilustração é o racionalismo, liberdade, nação, valor e cientificismo.

Foi Adam Smith, considerado fundador da ciência econômica, quem demonstrou que a analise cientifica, podia ir além do que era expressamente do que era manifestado nas vontades individuais. Na busca em mercadorias – era responsável pela riqueza das nações.

O cientificismo tornava-se urgente produzir mais e em condições capazes de responder a demanda, a racionalidade e planejamento, começam a ser exigido dos produtores, como o desenvolvimento de novas tecnologias para a produção em larga escala.

A sociedade inelegível é composta de partes independentes, em cada umas delas com suas características e necessidades, (agricultura, industria, a cidade e o campo). Desse exercício de discernimento resultou também a compreensão de diferentes instancias da vida social.

Jean-Jacques Rousseau afirmava que a base da vida social estava no interesse comum e no consentimento unânime dos homens em renunciar as vontades particulares em favor da coletividade. “Rousseau não considerava natural à autoridade de um homem sobre outro, porque ele acreditava que só com a liberdade de escolha é que o homem poderia exercer sua soberania.”

Para ele, o que legitima a autoridade de uma pessoa sobre a outra, e o interesse comum, que os homens renunciam suas necessidades particulares em favor da coletividade.

O que e soberania para Rousseau? “soberano é o povo”. Porém, cada cidadão é soberano e súbdito em simultâneo, uma vez que contribui para a criação da autoridade, embora, por sua vez, esteja submetida a esta mesma autoridade e seja obrigado a obedecer a esta.

Todos os cidadãos são livres e iguais, tendo em conta que não são mandados por um indivíduo em concreto, recebendo antes ordens de um sujeito indeterminado que representa a vontade geral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (99 Kb)   docx (31.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com