TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cingapura Ilimitada: Construção da Infra-estrutura Nacional da Informação

Por:   •  15/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  618 Palavras (3 Páginas)  •  712 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL

Fichamento de Estudo de Caso

Aluna: Débora Santos Rosas

Trabalho da disciplina Gestão Estratégica da Informação

Tutor: José Manuel Bernar Borges Lourenço

Salvador, 19 de Março de 2017

Estudo de Caso:

Cingapura Ilimitada: Construção da Infra-estrutura Nacional da Informação

Referência: APPLEGATE, Lynda M.; NEO, Boon-Siong; KING, John; KNOOP, Carin-Isabel. Harvard Business School, 107-P01, October 16, 1996.

O trabalho dos autores discorre sobre como Cingapura se tornou um centro de excelência Global para as ciências e tecnologia.

A partir de um plano de desenvolvimento estratégico criado em 1991, o país sintetizava a meta de ser o país desenvolvido, com dinamismo econômico, qualidade de vida, identidade nacional e alcance global. O desafio estaria em contornar a falta de recursos naturais e a escassez da mão de obra.

Esse Plano Econômico Estratégico forneceu uma visão geral do crescimento econômico do país para os futuros 20 a 30 anos. Traçava objetivos e programas que poderiam ser aprimorados, sendo um desses objetivos aumentar a influencia da Tecnologia para contribuir com o crescimento do país.

Em 1992 publicaram um novo relatório que explicava a importância da Tecnologia da Informação, e também do crescimento interno e externo. O país passaria a ser um centro de trocas de informações, mão de obra, mercadoria, serviços e capital, para sustentar a produtividade com recursos físicos e humanos limitados.

Os autores seguem explicando o que seria essa Infraestrutura Nacional da Informação, citando os procedimentos utilizados pelo Governo que assumiu então a estratégia de se beneficiar de sua localização geográfica investindo na infraestrutura e tecnologia para atrair investimentos multinacionais.

Eles então definem o que seria infraestrutura e discorrem sobre as ações realizadas pelo governo que chamavam a atenção do mundo pela excelência da qualidade e tecnologia, sem contar o planejamento estratégico que interligava os países vizinhos e as conexões mundiais (portuárias ou aéreas). Assim atraiam negócios e investimentos externos projetando Cingapura como um Centro Logístico Inteligente.

A politica do Governo foi então alocar cerca de 60% do seu orçamento em gastos com desenvolvimento e tecnologia, principalmente com infraestrutura sempre voltada para o futuro, provando-se sempre os ganhos com economia de mão de obra e melhoria da qualidade de vida para sua população apreensiva.

Pacotes de incentivos eram oferecidos para as multinacionais para os mais variados ramos de atividade. O objetivo era atrair mais e mais investimentos estrangeiros e assim atender a estratégia econômica nacional.

Seguem sobre o tópico da arbitragem da informação e conexões globais, onde essa arbitragem seria a ajuda no planejamento das multinacionais para obterem o máximo de retorno. As conexões globais ditavam que Cingapura forneceria o conhecimento administrativo, a tecnologia, telecomunicações e infraestrutura de transporte e os países vizinhos entrariam com terreno e mão de obra barata. Essa troca enriquecia não só Cingapura como também os países dos arredores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (67.9 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com