TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Circulo de Controle - Gestão de Qualidade

Por:   •  17/6/2015  •  Resenha  •  842 Palavras (4 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Os Círculos de Controles de Qualidade tiveram origem no Japão, por volta de 1962, como resultado de um impulso dado à qualidade na indústria japonesa, e os consequentes contatos entre o governo do país e classes empresariais. Conforme a necessidade do país por conta da Segunda Guerra Mundial foi criado conforme o objetivo principalmente das empresas.

CIRCULO DE CONTROLE DE QUALIDADE (CCQ)

Nascendo mediante uma crise econômica, o círculo de controle de qualidade no Japão deu inicio a essa fase com as consequências da falta de credibilidade na qualidade de seus produtos e serviços no mercado. O país estava enfrentando a pós-Segunda Guerra Mundial afetando economicamente o país de uma forma que lançaram uma mobilização de reerguimento de dois pontos fundamentais como a consciência nacional e a capacidade técnica. Através da orientação do governo e com o apoio de classes empresarias ocorreu uma consciência para a qualidade e envolvimento da classe trabalhadora.

Dentro dessa atmosfera, o Japão criou o Japaneses Union of Scientists and Engineers (JUSE), que nessa mesma época lançou bases do movimento CCQ, preconizando para que fossem liderados pelos supervisores, numa forma de envolvê-los mais nos problemas e apropinquar dos subordinados. Com o sucesso da nova forma de pensar os próprios Japoneses se encarregaram de divulgar por todo o mundo sua experiência, com o objetivo de apresentar uma nova visão de seus produtos, agora com qualidade e muito bem melhorada.

O CCQ Círculo de Controle da Qualidade é uma filosofia de trabalho que concentra seus esforços na participação das pessoas, permitindo um maior espaço no desenvolvimento de sua criatividade, e gerando por consequência maior satisfação no trabalho. Tem como objetivo conscientizar os operários e supervisores de quanto o círculo de controle de qualidade é importante dentro das organizações, na prática do trabalho em equipe, pois possibilita o crescimento humano através de uma constante troca de ideias e conhecimentos entre seus componentes. Para que tudo obtenha sucesso, é necessário que as soluções sejam consequências do esforço organizado, assim sendo, o presente estudo tem como objetivo analisar e compreender os processos de implantação do programa de círculo de controle de qualidade em uma indústria vários pessoas da mesma empresa; sendo assim, o CCQ também tem a função de ajudar as empresas a trazer benefícios para ela e para seus colaboradores.

Ao decidir fazer parte do CCQ, os colaboradores devem ter consciência de que o CCQ deve ser procedido através de conceitos, filosofia e  objetivos. Ainda o mesmo autor salienta que os propósitos fundamentais do CCQ são:

− contribuir para a melhoria e desenvolvimento da empresa;

− respeitar a natureza humana, construindo um local de trabalho alegre e brilhante no qual valha a pena viver;

− desenvolver as possibilidades infinitas da capacidade mental humana e permitir a sua aplicação.

O ideal é que cada CCQ tenha, no mínimo, três e, no máximo, sete funcionários, e que cada empresa tenha, no máximo, oito grupos. Todas as decisões dos círculos são tomadas em conjunto, através de consenso. Esse projeto não é hierárquico, mas necessita de apoio do gestor da empresa:

− é uma atividade voltada ao desenvolvimento das pessoas, principalmente, da capacidade de administrar a qualidade;

− os participantes são voluntários;

− o grupo tem total liberdade para a escolha dos lideres e secretários;

− o grupo escolhe o tema que quer discutir;

− o grupo analisa as ideias e as passa para os orientadores;

− os integrantes não têm compromisso com os resultados
As ferramentas adotadas para formação do CCQ são:

brainstorming: tempestade de ideias - servem para estimular a criatividade das pessoas, gerando o maior número possível de ideias para solucionar os problemas das empresas. Essas ferramentas dão oportunidades iguais a todos os integrantes do grupo para darem opiniões sobre um determinado assunto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (88.2 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com