TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CCQ - circulo de controle da qualidade

Por:   •  31/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.424 Palavras (14 Páginas)  •  458 Visualizações

Página 1 de 14

QUALIDADE: Círculo de Controle de Qualidade[pic 1]

Ricardo Souza Ponciano[1]

César Fernandes R. Filho[2]

RESUMO

Este trabalho aborda um estudo sobre Círculo de Controle de Qualidade. Tal abordagem se faz necessária devido à importância da qualidade nas empresas, para tanto existem os processos que farão com que o produto final obtenha o resultado desejado. Os Círculos de Controle de Qualidade tem o objetivo de criar grupos motivados que farão pesquisas com o intuito de descobrir solução e prevenção para os problemas, a criação de uma mentalidade de qualidade, novas idéias, tendo uma relevância muito grande tanto para as empresas quanto para seus colaboradores. Este intento será conseguido a partir da pesquisa bibliográfica, artigos obtidos em consultas feitas sites confiáveis e de um estudo caso.

Palavras-Chave: Círculo de Controle de Qualidade. Processos. Empresas. Colaboradores.

1 Introdução

Este trabalho inicia com o conceito do termo “qualidade”, a forma como ele é empregado  em várias situações, como por exemplo, de qualidade de vida, da qualidade da educação, da qualidade de um atendimento, da qualidade de um produto. Importante salientar que quando falamos de qualidade falamos de processos, e esses devem ser gerenciados objetivando o sucesso do produto ou serviço.

Assim, o controle de qualidade tem a função de garantir que esses processos tenham o resultado desejado.

        “O TQM, em suas aplicações, vai muito além do que apenas garantir a qualidade do produto ou do serviço – é uma maneira de gerenciar os processos da empresa para assegurar a completa satisfação do cliente” (OAKLAND, 1994, p. 9).

Com a necessidade de mudanças nos processos organizacionais as empresas passaram a envolver todos os níveis, da gerência aos grupos de trabalho, na busca de estratégias e inovações, transformando-as em valores para o sucesso do trabalho.

Deste modo, o Círculo de Controle de Qualidade foi criado como uma alternativa de gestão para implementar esses processos, buscando soluções e transformando-as em resultados.

O artigo será desenvolvido através de pesquisas bibliográficas em livros, artigos e trabalhos acadêmicos, e também um estudo de caso que demonstrará os resultados de um projeto bem elaborado, estruturado e realizado com determinação.

Um problema, a teoria aliada à prática, uma equipe motivada e sem investimento, foi o necessário para desenvolver um projeto de sucesso.

2 Qualidade

Atualmente, a qualidade é uma das principais estratégias competidoras nas diferentes empresas e nos diversos departamentos. Está intensamente ligada à produtividade, a melhoria de receita e aumento de lucros, através de redução de perdas e do desperdício, do envolvimento de todos na empresa e conseqüente motivação.

2.1 Conceito de qualidade

        O conceito de qualidade mudou ao longo do tempo, o que antes era focado somente no produto, passou a ser focado também no processo. As empresas passaram a trabalhar com princípios de qualidade.

Segundo Juran a melhor definição de qualidade é:

"Qualidade é adequação ao uso”. Também cita outras definições tais como: "Qualidade consiste nas características do produto que atendem as necessidades dos clientes e assim fornecem a satisfação em relação ao produto", e Qualidade significa ausência de deficiências (JURAN, 1993, s.p.).


         

A partir das diferentes opiniões e conceitos definimos qualidade como o conjunto absoluto de atividades que toleram obter um produto ou serviço dentro das condições que atendam às expectativas, anseios e necessidades dos clientes, de forma customizada, dentro do prazo cobiçado, alcançando-se a melhor resposta, isto é, lucro e contentamento da empresa e do cliente.

Um produto de qualidade emprega os melhores ingredientes, os materiais mais onerosos, os itens mais seguros, e são preparados por uma mão de obra com alta qualificação e comportada por um ótimo serviço.  

Para a ISO INTERNATIONAL STANDARDIZATION ORGANIZATION situado na Suíça e responsável pelas normas de Qualidade, em diversos setores, no mundo inteiro, qualidade “é a adequação ao uso, é a conformidade às exigências” (ROTHERY, 1993, p.13).

Não obstante, quando citamos “Qualidade” é necessário render-se a significados mais abarcantes.

A qualidade está ligada primordialmente, com o processo pelo qual os produtos ou serviços são materializados. Se o processo for bem conseguido, um bom produto final sobrevirá naturalmente. A Qualidade habita no que se faz – aliás – em tudo o que se faz – e não apenas no que se tem como implicação disso (LOBOS, 1991, p. 14).

O aspecto objetivo, dimensível da Qualidade, é o processo. É por meio dele que se pode disseminar sistemas como o da ISO-9000, por exemplo. Isto pode ser aplicado desde a fabricação de um veículo até a elaboração de uma refeição (ESPUNY, 2008).

        Juran (1997, s.p) afirma que “o controle do processo consiste em avaliar o desempenho real do processo, comparar o desempenho real com as metas de qualidade e tomar providências a respeito das diferenças”.

        Para que o processo obtenha êxito é preciso que também exista um controle de qualidade sobre ele, onde o resultado final do produto satisfaça as necessidades dos clientes.

3 Controle de Qualidade 

       

        “O controle de qualidade total é um novo modelo gerencial centrado no controle do processo, tendo como meta a satisfação das necessidades das pessoas” (CAMPOS, 1992, p.41). É garantir a qualidade do produto, tanto para o cliente externo quanto para o interno.

        Campos (1991) afirma que praticar conscientemente o controle da qualidade por todos os colaboradores de uma empresa, assumindo responsabilidades, autoridade, é a base e a sustentação do TQC.

        O controle da qualidade aborda 3 objetivos:

a) planejar a qualidade desejada pelos clientes;

b) manter a qualidade desejada pelos clientes e

c) melhorar a qualidade desejada pelo cliente.

        A importância de um sistema de gestão de qualidade nas empresas e de seus produtos se sobressai como fator estratégico para o desempenho do processo produtivo e os projetos começam a ser vistos como investimento, cujos retornos se darão na maior eficiência da produção e na melhor qualidade dos produtos gerados (FABRÍCIO; MELHADO, 1998).

        É preciso se pensar em uma gestão de qualidade de forma sistêmica, onde o conhecimento das partes, interfere diretamente no conhecimento do todo, trazendo então uma melhor relação entre colaboradores (OLIVEIRA, 2006).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)   pdf (615.8 Kb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com