TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciências Contábeis e Administração

Por:   •  23/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.552 Palavras (7 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

Unidade de Ensino: Universidade Anhanguera- Uniderp

Curso: Ciências Contábeis e Administração

Disciplinas: Teoria da Contabilidade, Ciências Sociais e Responsabilidade Social e Meio Ambiente

Nome: Marília, Geórgia, Claudia Maria e Leonice  

RA: 8979229748, 9677481570, 8511874625, 8945195726

Teoria da Contabilidade, Ciências Sociais e Responsabilidade Social e Meio Ambiente

Tutores:. Ma. Juliana Leite Kirchner, Tarcisio Torres Silva, Nayra de Moraes Goçalves e João Luiz de Moraes Hoeffel.

Várzea da Palma- MG, 04 de novembro de 2014.

A construção civil é um dos mais importantes setores da economia e essencial ao desenvolvimento do país. A empresa L&Construção é uma conceituada empresa de construção civil do estado de Sergipe, atua por meio de trabalho profissional e competente na construção de projetos de casa populares com qualidade. O gerente da L&Construção, Sr. Manoel, tem se preocupado com impactos que a empresa tem causado ao meio ambiente, por adotar práticas extremamente poluentes e com um produto final que consome muitos recursos naturais, então foi percebido que era o momento da L&Construção adotar princípios baseados na sustentabilidade, trazendo uma melhora não só mente para empresa, mas a todos que estão envolvidos direta e indiretamente com a empresa.

Passo I:

Diagnóstico dos impactos ambientais causados pela construção civil:

A construção civil gera hoje uma grande quantidade de resíduos, causando impactos ambientais significativos e prováveis transtornos à população. Como contaminação e poluição do solo através de resíduos tóxicos (pilhas, baterias usadas, lâmpadas e materiais contaminados com óleo e graxa...) e lages, tijolos e pisos fragmentados que em muitos casos tem seus destinos os lote vagos, no desperdício da água, na limpeza de matérias e pisos e na sua contaminação com o óleo, na poluição do ar com emissão de poeira, fumos de solda que causam problemas de saúde para a população que está próxima e no desgaste de recursos naturais, como consumo de madeira, óleo disel, gases naturais entre outros.

Passo II:

Ações de Sustentabilidade Econômica:

  1. Objetivo: Utilização racional da água

Ações:

  1. Estímulo à contratação de projetos de obras que contemplem as melhores soluções para o menor nível de consumo de água.
  2. Incentivo ao manejo e à drenagem de águas pluviais nas cidades.
  3. Qualificação das concessionárias de água e esgoto.

Resultados esperados:

  1. Estabelecer políticas que estimulem o reaproveitamento das águas pluviais em edifícios residenciais, comerciais e púbicos.
  2. Desenvolver programas para a qualificação da gestão das concessionárias de serviços de água e esgoto, reduzindo os atuais níveis de perda na distribuição.

  1. Implementar programas regionais de capacitação, educação e conscientização sobre o uso racional da água, para todos os profissionais da cadeia produtiva da construção (projetista, arquitetos e engenheiros), demais atores do setor (administradores prediais, empresas de facilites e consumidores).

[pic 3]

  1. Objetivo: Diminuição do consumo de recursos naturais

Ações:

  1. Promoção de parceiros públicos privadas para implementar das áreas de manejo de resíduos.
  2. Implemento de sistema informatizado de gestão de resíduos para cadeia geradora, transportadora e áreas de tratamento e destinação.
  3. Estabelecer efetivamente, a logística reversa, por parte dos fornecedores, a ser prevista nos acordos setoriais.

Resultados esperados:

  1. Promoção de parcerias pública- privada para a efetivação de metas relativas a implementação das áreas de manejo de resíduos de forma gradativa, das capitais aos menores municípios.
  2. Implementação de sistema informatizado de gestão de resíduos que contemple toda a cadeia geradora, transportadora e as áreas de tratamento e destinação até 2014, nas capitais brasileiras; até 2018, nas cidades com população acima de 300 mil habitantes e, até 2022, nas cidades com população acima de 100 mil habitantes. Utilizar a disseminação nacional dessa ferramenta online para difundir as boas práticas.
  3. Atuar para que os acordos setoriais previstos na Política Nacional de Resíduos Sólidos estabeleçam, efetivamente a logística reversa entre fornecedores do setor, para todos os resíduos da construção, com ênfase nos mais presentes em obras, notadamente os resíduos classificados de acordo com a resolução Conoma 307/2002 com classe B (sacarias, gesso) e D (tinta, óleo, solventes, impermeabilizantes, baterias e outros) respeitando os acordos setoriais específicos para cada grupo de produtos.

Passo III:

Ações de Sustentabilidade Ambiental:

  1. Objetivo: Utilização de energia limpa

Ações:

  1. Uso dos coletores solares térmico.
  2. Uso da energia eólica
  3. Uso da energia solar fotovoltaica

Resultados esperados:

  1. A energia solar é captada por coletores solares geralmente instalados nos telhados, o líquido que circula no coletor é aquecido pelo sol e transfere calor para a água dentro de um reservatório térmico, este fica sempre aquecido, pronto para uso doméstico, e com isso há uma queda no uso da energia elétrica para o aquecimento da água.
  2. É uma fonte de energia eficiente e inesgotável, econômica, a sua produção não há emissões perigosas e resíduos sólidos tóxicos e é ambiental correta, pois preserva a fauna e flora do terreno em que é implantado a usina de energia eólica.
  3.  A energia solar é fonte de energia produzida pelo sol e é convertida em energia útil por seres humanos, quer para produção de eletricidade ou calor. Esta energia não polui durante seu uso, é excelente em lugares remotos e difíceis acessos, pois sua instalação em pequena escala não obriga a enormes investimentos em linhas de transmissão.

[pic 4][pic 5]

  1. Objetivo: Utilização de materiais de construção sustentáveis

Ações:

  1. Piso de bambu
  2. Tinta mineral natural
  3. Madeira plástica

Resultados esperados:

  1. É um material resistente, duradouro e é uma excelente opção de revestimento deixando a casa bonita, requer pouca manutenção além de ser matéria prima altamente sustentável, pois é abundante e renovável. Devido à velocidade de crescimento, poder ser colhido anualmente, sem prejuízo a natureza.
  2. Não agride ao meio ambiente, não possui nenhum tipo de composto orgânico volátil, nem biocidas, estabilizantes ou corantes, são vendidas em embalagens reutilizáveis ou recicláveis. É feita à base de terra crua e emulsão aquosa, a matéria prima é retirada de jazidas certificadas.
  3. Não empena, não racha e não solta farpas, não absorve umidade e, portanto não cria fungos nem mofa, altamente resistente à corrosão de intempéries e é imune à pragas, cupins, insetos e roedores e não precisa de pintura e outras manutenções. Sua aparência lembra muito a madeira comum, pode ser usados em ambientes externos, e revestimento de fachadas e parede, e objetos de uso diário e decoração.

[pic 6] [pic 7]

                         Piso de bambu                                       Madeira plástica

Passo IV:

Ações de Sustentabilidade Social:

  1. Objetivo: Alfabetização nos canteiros de obras

Ações:

  1. Parcerias com órgãos ou entidades profissionalizantes
  2. Treinamentos e Workshop, dentro da empresa.
  3.  Valorização do trabalhador elevando sua autoestima e motivação a integração familiar

Resultados esperados:

  1. Desenvolve ao trabalhador seu espaço na sociedade e lhe dá oportunidades de crescimento profissional.
  2. As aulas que são ministradas dentro da própria empresa, possibilita um melhor desempenho dentro da própria empresa.
  3. Desenvolver projetos, que procure despertar no trabalhador a consciência da importância da família enquanto formadora do individuo, e motivá lós também a preservarem a saúde e o meio ambiente, tanto no canteiro de obras quanto em casa.

[pic 8]

 

  1. Objetivo: Contratação de portadores de necessidades especiais

Ações:

  1. Integrar portadores de necessidades especiais no mercado de trabalho
  2. Desenvolver parcerias para capacitar esses trabalhadores
  3. Adaptação e acessibilidade para pessoas de deficiências

Resultados esperados:

  1. A lei federal nº 8.213/1991 (lei de cotas) estabelece que empresas que tem de 100 a 200 empregados, devem destinar 2% das vagas para pessoas com deficiências. De 201 a 500 trabalhadores, a reserva é de 3%, de 501 a 1.000 são 4% e de 1.001 em diante 5% (presidência).
  2. São muitas as atividades que podem ser desempenhadas por essas pessoas, entre elas algumas atividades de campos, além de serviços de escritórios, contabilidade, recepção, telemarketing, almoxarifado, vigilância entre outros.
  3. Porta de acesso de mínimo 0,80 cm de largura, maçaneta do tipo alavanca, área suficiente para manobras de cadeiras, barras laterais de apoio para usos de sanitários.

[pic 9]

Passo V:

Relatório final:

  O aperfeiçoamento das construções civis está intimamente ligado ao desenvolvimento humano. Entretanto, ultimamente os aprimoramentos realizados nas edificações têm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (244.3 Kb)   docx (212.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com