TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciências Politicas

Por:   •  10/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  252 Palavras (2 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Maiara Alves de Souza

Matrícula: 14213110321

Curso: Administração Pública

Atividade 01

Disciplina: Ciência Política

Pólo: Três Rios

Respostas:

  1. Segundo a apostila, partidos políticos são organizações que, por definição, procuram exercer o poder político, mais só o exercem de fato, quando têm o controle do Estado. Nos períodos em que se encontram fora do Controle do Estado o que influenciam? Qual tipo de poder esses partidos exercem?

Resposta: Segundo a apostila, nos períodos em que se encontram fora do Estado, os partidos políticos procuravam influenciar o comportamento dos indivíduos a partir de suas idéias,propostas e propaganda política.

Nesses casos, os partidos exercem o poder ideológico.

  1. Segundo a apostila,no tempo de Aristóteles, democracia significava tirania da maioria sobre a minoria. Hoje em dia esse conceito mudou, baseado nisso pergunta-se.  Como pode ser explicado o conceito de Democracia nos dias atuais?

Resposta: Atualmente, Democracia é um regime político em que todos os cidadãos participam igualmente, no desenvolvimento e criação de leis, exercendo o poder através do voto.

  1. Segundo a apostila Ciências Políticas, Max Weber, historiador e político alemão, diferenciam o poder político exercido pelo Estado, do poder exercido por outros grupos. Explique qual a diferença entre ambos na visão de Weber.

Resposta: De acordo com a apostila Weber, enquanto Máfias, quadrilhas e outras organizações armadas disputam entre si o controle sobre territórios e os indivíduos que neles se encontra pelo simples uso da força, o Estado se diferenciam daqueles pela legitimidade com que se encontra investido para exercer, exclusivamente e em última instância, a força física sobre todos os indivíduos de uma sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (39.6 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com