TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciências Políticas: O Estado de Natureza e a Sociedade Política

Por:   •  11/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  486 Palavras (2 Páginas)  •  437 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – PNAP

Ciência Política

Alessandra Pires Gomes                                                   Matrícula: 15213110274

Polo: Bom Jesus do Itabapoana/RJ

O Estado de Natureza e a Sociedade Política

O estado de natureza é um exemplo de sociedade sem governantes, que permite ao homem ser como ele é naturalmente, apresentando uma forma de viver com total liberdade, onde o próprio homem se propõe ou não limites sem depender da vontade de qualquer outro homem. Por não existir dependência entre as vontades dos homens também não existe subordinação entre eles, ocorrendo subordinação apenas se houver uma manifestação divina do Senhor de todas as coisas.

O estado de natureza é um estado de total liberdade e igualdade, assim, não existe uma lei fixa e pré-estabelecida como nós temos hoje, o homem vive de acordo com a razão.

A Lei ou o exercício da lei no estado de natureza é depositado nas mãos de cada homem, se um homem faz algum mal para o outro, o homem que sofreu o mal tem direito de punir e retribuir o malfeitor na mesma medida ou da forma que ele acredite que o prejuízo representava.

[pic 2]

http://1.bp.blogspot.com/-PEaupk7eO0M/VF4XRLg-uTI/AAAAAAAAEFY/zAnz6Y4rUjQ/s400/feminismo-sem-demagogia-violencia-contra-homem.png

Já no caso da sociedade política o homem renuncia ao seu direito de total liberdade ou de viver de acordo com o estado de natureza, na sociedade política o homem deposita nas mãos do corpo político a confiança de que eles iram fazer justiça e administrar de forma igualitária e justa a sociedade.

Podemos perceber na sociedade política diferente do estado de natureza, que ele apresenta regras fixas e imparciais formando um corpo único de leis, tornando-a uma sociedade civil.

Outra diferença entre as duas formas de sociedade, é que na sociedade política existem pessoas responsáveis por fazer e executar as leis, surgindo assim os poderes legislativo e executivo na sociedade civil. Além disso, é dado ao corpo político o direito de usar força para fazer o julgamento sempre que necessário.

Podemos concluir com isso que ao ser incluído em uma sociedade civil política, o indivíduo abdica da sua liberdade natural e torna-se membro de uma comunidade, para viver com alguns confortos como maior segurança, vivencia pacifica e uma vida confortável, mas assume a obrigação de viver de acordo com as normas e leis do corpo político, onde predomina a vontade da maioria e essa decisão deve ser acatada.

É válido destacar que todo homem que usufrua das condições de uma sociedade civil política, mesmo que não esteja em território onde não apresente alguém para julgar o comportamento ele e seus herdeiros devem viver com base nas leis estabelecidas pela sociedade.  

[pic 3]

http://4.bp.blogspot.com/_4kArwGXsY8k/Smy4bWAQ3rI/AAAAAAAABQA/44lBal3hDrE/s400/charge_04.jpg

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (144.9 Kb)   docx (155.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com