TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Clientes diferentes requerem ofertas diferentes

Por:   •  19/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  999 Palavras (4 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 4

Participação em Fórum de discussão

Relatório

No mês de março de 2019 participei da discussão da matéria Administração do Relacionamento com o Cliente onde aprendi que :

Com a globalização as organizações são afetadas por alguns fatores tais como:

  • Aumento na concorrência, que não é mais regional é sim global.
  • Complexo comportamento dos clientes: Pela grande variedade de produtos ofertados.
  • Excesso de informações e a velocidade de sua criação: Com a internet e os equipamentos eletrônicos portáteis recebemos uma imensidão de informações em tempo real.

Dado estes fatores as organizações buscam a diferenciação utilizando ferramentas estratégicas de marketing, como análise ambiental, composto de marketing, criações publicitárias, comunicação nas mídias sociais e fundamentalmente a segmentação de mercado.

Em especial a segmentação de mercado possibilita para a organização conhecimentos do mercado e sua organização ajudando em determinar os investimentos que podem ser realizados de forma mais pontual.

Segmentação de mercado consiste em dividir (segmentar) o mercado em grupos de clientes com interesses de consumo semelhantes, ou seja, preferencias, desejos e necessidades parecidas. Para as organizações o conhecimento destes seguimentos e dos interesses dos clientes, possibilita atingir mais facilmente seus objetivos e obter maior retorno, pois pode criar campanhas de marketing especificas pra cada tipo de clientela.

Tipos de segmentação:

Demográficas - Que considera fatores como: idade, sexo, estado civil, nacionalidade, etnia, religião e tamanho do grupo familiar.

Socioeconômicas - Considera fatores mais voltados à renda, atividades profissionais, escolaridade, bens que possui e a classe social da qual o público-alvo faz parte.

Geográficas – Considera fatores mais voltados a localização, como bairro, cidade, estado e país.

Psicográficas – Consideram os fatores estilo de vida, personalidade e classe social

Comportamentais – Consideram fatores como a personalidade das pessoas, seu estilo de vida, e de como elas se relacionam com determinado produto ou marca

Considerado todos estes fatores para a segmentação e seus tipos, possibilita para as organizações conhecer melhor seu público-alvo, e que pode direcionar seus esforços em melhor atender suas mais variadas necessidades de forma mais organizada e objetiva.

As informações trazidas dos clientes por meio da segmentação de mercado ajudam a direcionar as comunicações para cada tipo de público e com isso possibilita ter maior controle dos estoques, pois se sabe o que, pra quem, quanto e quando produzir. Possibilita também analisar o comportamento de públicos diferentes em relação a um mesmo produto.

Exemplo: como o mesmo produto é visto por homens e mulheres , jovens ou pessoas mais velhas.

Portanto, a correta aplicação da segmentação de mercado, possibilita o direcionamento das ações de marketing para os seguimentos que der melhor retorno para a organização, independente de seu tipo e porte. Para os Administrados a segmentação é muito  importante pois sua correta aplicação possibilita atingir os resultados de vendas desejados.

Para alcançar estes objetivos a segmentação de mercado precisa ser aplicada de corretamente, ou seja, é necessários saber qual as informações trazidas por ela são mais importantes para a organização. Considerado muito importante saber:

  • Qual o mercado que a organização atua e suas condições;
  • qual o tamanho de cada segmentos e qual a possibilidade de crescimento de cada um deles;
  • quais são os fatores mais importantes para os clientes considerando os produtos ofertados pela organização;
  • conhecendo os segmentos a organização procura satisfazer cada um deles;
  • qual a condição atual de cada segmento, queda ou expansão, e se esta condição pode se modificar ou ser modificada;
  • quanto de concorrência existe no segmento, onde a organização esta posicionada nele e como é vista pelos clientes

Para as organizações estas informações não garantem que a segmentação será um sucesso, mas auxilia em fazer as melhores escolhas diante ao senário apresentado.

O maior beneficio da segmentação de mercado é a possibilidade de melhor conhecer seus clientes, suas preferencia gostos e desejos, possibilitando para as organizações dedicar esforços em satisfazê-los, e com isso ampliar suas chances de construir bons relacionamentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (85.4 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com