TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comercialização de produtos agroindustriais

Por:   •  7/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  847 Palavras (4 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]                        Universidade Federal do Rio Grande – FURG

Escola de Química e Alimentos – EQA / SAP

Disciplina: Comercialização de produtos agroindustriais

 Engenharia Agroindustrial Indústrias Alimentícias

Mini - ensaio:

Instituições e sua importância no desenvolvimento econômico

Bruna Pereira Vargas - 67612

Santo Antônio da Patrulha, 4 de maio de 2017.

Desde os primórdios o homem busca realizar trocas através de seus produtos que eram cultivados e animais criados no campo. Essas trocas por sua vez, foram evoluindo e o mundo econômico passou a fazer parte do cotidiano da população. Por trás de toda essa evolução, estão as instituições que foram fundamentais para tal feito. Mas afinal, o que são instituições e como as mesmas estão envolvidas com o desenvolvimento da economia?

Para o autor North (2008), as instituições são restrições que estruturam as interações política, econômica e social consistindo em restrições tanto formais quanto informais. Ressalta ainda que as mesmas fornecem os incentivos estruturais de uma economia e que a medida que essas estruturas evoluem, moldam a direção da mudança econômica podendo gerar seu crescimento, estagnação ou declínio. Neste ponto fica claro a importância das instituições no meio econômico, pois as mesmas são de suma importância para que haja o sucesso organizacional através de um controle do funcionamento da sociedade e dos indivíduos que a elas pertencem. Vale ressaltar ainda que para um bom desempenho econômico, essas instituições devem ser fortes. Aqui na américa latina, um dos grandes responsáveis pela estagnação econômica são as instituições fracas que não atuam de forma adequada pensando primeiramente nas aspirações pessoais do que as sociais.

Um exemplo atual de como as instituições influenciam na economia são os partidos políticos. Através de delações premiadas toda a população brasileira teve acesso a informações que a fez entender o real motivo de algumas firmas lucrarem tanto e serem escolhidas para obras públicas mesmo que não oferecessem um serviço de qualidade e preço justo. Claro que aqui as instituições foram utilizadas de forma incorreta pois os partidos políticos deveriam servir à população sempre buscando o melhor para a mesma através de uma governança justa e transparente.

Creio que as instituições estão fortemente ligadas ao desenvolvimento da economia, pois concederam os aportes necessários à expansão das firmas que geram produtos e fornecem serviços. Neste ponto, um exemplo que deixa claro a importância da institucionalização é a concorrência que está ocorrendo no Brasil entre taxistas e motoristas do Uber. Antes, o capital gerado com este serviço estava nas mãos de poucos, ou seja, dos donos dos táxis que circulavam pela cidade e, pelo fato de não haver um serviço que disputasse essa mesma fatia de mercado, cobravam tarifas altas e muitas vezes o serviço não era fornecido com a qualidade desejada pelos clientes. Até que em 2014 o Uber chega em nosso país com uma proposta de serviço de qualidade e preços reduzidos além de gerar novos empregos fazendo com o que capital não fique apenas nas mãos de poucas pessoas. Os taxistas se sentiram prejudicados e alegaram pagar algumas tarifas que os motoristas do Uber não pagavam e as instituições estão sendo de uma grande importância para que haja um acordo entre ambas as partes. Nós, brasileiros, estamos tendo um feedback positivo dessa disputa, pois agora temos a nossa disposição dois tipos de serviços e os taxistas que antes não realizavam promoções agora estão dispostos a barganhar com os consumidores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (110.4 Kb)   docx (22 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com