TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tecnologia de Produtos Agroindustriais

Por:   •  26/1/2023  •  Relatório de pesquisa  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  79 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

FACULDADE DE AGRONOMIA E MEDICINA VETERINÁRIA (FAV)

GESTÃO DE AGRONEGÓCIOS

Disciplina: Tecnologia de Produtos Agroindustriais (TPA)

Docente: Maisa Isabela Rodrigues (maisa.rodrigues@unb.br)

Discente: Joyce Pinheiro Santos Farias

Matrícula: 160010411

ESTRUTURA DO TEXTO

Título do Artigo

Percepção sobre a higiene dos manipuladores de alimentos e perfil microbiológico em restaurante universitário

Objetivo(s)

O objetivo do estudo é avaliar as repostas dos manipuladores sobre a higiene no local de trabalho e fazer a correleção com os resultados que foram obtidos sobre as análises bacteriológicas e das suas ovservações.

Principais Conceitos

Conhecer o processo de contaminação de doenças alimentares é fundamental para a prevenção e o seu controle.Para a higiene do alimento que está manipulando é de suma importancia, pois este vai estar em contanto com os alimentos em todas as suas fases, desde a sua origem, seu prepararo até o seu consumo. O ser humano é um ser com boas capacidades para fazer a transmissão de patógenos, a contaminação do alimento durante a sua manipulação é as mais dificeis de serem controladas, sendo estas diminuidas por boas práticas de higiene no local de trabalho.

Metodologia

Abordar: amostra, técnicas de coleta de dados, análise de dados.

Para realizar a pesquisa foi determinado um período de tempo e os setores que seriam feitas as colheitas de dados. Um total de 10 manipuladores foram entrevistados, com perguntas objetivas, relacionadas a hiegiene pessoal e do ambiente de trabalho, assim como para a manipulação dos alimentos, como uma análise geral para todos os precessos com o alimento. Para a realização dos estudo a pesquisa objetiva os dados foram a analisados conforme Lickert, já a pesquisa bacteiológica foi para poder a anlisar quais bactérias estaria presente qunato nas partes dos corpos humanos, nos utensilios,como nos utensilios de proteção. Na pesquisa observacional teve como base coletar todos os dados da realidade do ambiente de trabalho.

Análise Geral

Quais as relações entre a temática abordada no artigo e o contexto do agronegócio?

O estudo em questão mostra que a tendo boa percepção sobre boas práticas na preparação e manipulção dos alimentos, faz com que seja coerente com a fabricação. A higiene na manipulação dos alimentos e a higiene pessoal é de suma importância para manter a qualidade e a saúde dos consumidores, nem sempre só o uso de equipamentos de proteção irá ser o suficiente para não ocorrer a contaminação. A contaminação dos alimentos também podem causar perdas financeiras.

Análise crítica

Na sua opinião, quais são os pontos positivos e negativos do estudo?

O estudo trás pontos muito importantes para a qualidade dos alimentos que serão injeridos pelos humanos, tendo pintos muito positivos na questão de quais etapas são melhores para manter a qualidade e a higiene dos alimentos. Na perte do questionário dos manipuladores acho muito vago saber apenas por escala de intensidade. O estudo serve de referência para outros estabelecimentos, que faz a manipulçao de uma grande quantidade de alimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (99.2 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com