TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Adm uma empresa

Por:   •  3/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.025 Palavras (9 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 9

resumo – INOVAÇÕES EM BANCO DE DADOS

Banco de dados são um conjunto de dados que são armazenados de uma maneira estruturada, que se relacionam entre si e representam algo que tenha sentido. A utilidade de um banco de dados é que ela permite ter um conjunto grande ou pequeno de dados a disposição de vários usuários simultaneamente para a consulta, e também para atualização e modificação de dados para profissonais que tenham permissão para isto. Os modelos de banco de dados estão funcionando a muitos anos sem muitas mudanças e inovações, e as empresas estão muito informatizados atualmente e necessitando cada vez mais de um aperfeiçoamento em banco de dados para melhorar a manipulação dos mesmos devido a grande quantidade de dados que as empresas possuem armazenados. O trabalho apresentado busca as inovações que estão sendo colocados no mercado para a melhora do processamento dessas informações.

Palavras-chave: Banco de dados, Inovações e Aperfeiçoamento.


Lista de abreviaturas e siglas

BD

 Banco de dados

ISO

 International Organization for Standardization

SQL

 Structured Query Language

IBM

 International Business Machines


SUMÁRIO

1        Introdução        

2        BANCO DE DADOS        

2.1        EVOLUÇÃO DOS BANCOS DE DADOS        

2.2        Problemas dos bancos de dados        

3        INOVAÇÕES EM BANCO DE DADOS        

4        CONCLUSÃO        

Referências        


  1. Introdução

O objetivo do presente trabalho é explicar o que é banco de dados, como ele funciona, como eles são importantes no nosso dia a dia e como eles estão sendo cada dia mais utilizados para controle de informações de empresas, controle de funcionários e também para um melhor atendimento ao cliente. O mesmo abordara também como os bancos de dados surgiram, a evolução e a mudança que o mesmo sofreu até os dias de hoje.

Os bancos de dados informatizados surgiram em virtude das grandes demandas de informações de empresas que arquivavam todas essas informações em arquivos de papel. O método de arquivamento em papel era muito complicado, seja para fazer uma consulta ou para fazer alguma mudança. Então desde 1950 já existiam alguns métodos informatizados para arquivar esse banco de dados. Com o tempo novos modelos de banco de dados foram surgindo para cada necessidade especifica de clientes e empresas.

Hoje no mercado temos muitos modelos de bancos de dados, cada um especifico para determinada função, porem é complicado dizer qual é o melhor tipo de banco de dados que existe porque cada um tem uma função especifica, embora consiga fazer outras funções, mas de uma maneira mais complicada.


  1. BANCO DE DADOS

Banco de dados é uma entidade no qual é possivel armazenar muitos dados de uma maneira estruturada, que se relacionem entre si e representem algo que tenha sentido. Precisamos manipular estes dados e transformá-los em informações coerentes para tomar decisões sem erros.

A utilidade de um banco de dados é que ela permite ter um conjunto grande ou pequeno de dados a disposição de vários usuários simultaneamente para a consulta, e também para atualização e modificação de dados para profissonais que tenham permissão para isto.

        Um exemplo prático do uso eficiente de um banco de dados é uma página web de vendas em que a pessoa ao se cadastrar nela o sistema solicita que ela coloque seus interesses, produtos que mais lhe agradam, marcas, preços, entre outros, e assim que a pessoa acessar o site de vendas novamente com seu login uma serie de sugestões dos produtos que ela mais gostar iram aparecer diretamente para ela, assim chamando a atenção da pessoa e consequentemente fazendo mais vendas.

        Outro exemplo prático é de uma pizzaria em que quando você faz um pedido seu telefone e seus dados ficam armazenados no BD e toda vez que você liga para a pizzaria para fazer um pedido, eles por meio de seu telefone já sabem seus dados e suas preferências assim aperfeiçoando um atendimento de qualidade.

  1.  EVOLUÇÃO DOS BANCOS DE DADOS

Os BD são fundamentais para muitas empresas atualmente, mas antigamente as empresas armazenavam seus dados em fichas de papel que eram organizadas através de pastas gerando uma grande quantidade de papeis. Era extremamente complicado fazer uma consulta em meio a tantos papeis sem falar que a qualquer momento alguma coisa poderia acontecer com esses dados, seja um incendio ou uma perca do material e tudo que a empresa tinha guardado como dados iria se perder gerando muitos problemas no presente e no futuro.

Por volta de 1950 esses dados começaram a ser armazenados de forma informatizada, mas simples onde só poderiam fazer operações como cadastro, alteração, exclusão, e consulta nos arquivos digitais, mas para relacionar entidades como estudantes, escolas, cursos o sistema já ficava muito complicado. Foi uma grande evolução principalmente para consultar informações mas ainda tinham muitas limitações. As entidades precisavem ser relacionadas de uma maneira mais simplificada, então por volta de 1960 a empresa IBM investiu muito em pesquisas relacionadas a banco de dados para solucionar estes problemas e foi nesse momento que surgiram vários modelos de bancos de dados, dentre eles os modelos hierárquicos e de rede.

O modelo hierárquico é um tipo de sistema de gerenciamento de banco de dados que consiste em uma coleção de registros que são conectados uns aos outros por meios de ligações em uma estrutura chamada de árvore. O modelo hierárquico é similar ao modelo de rede no sentido de que os dados o os relacionamentos entre os dados são também representados por registros e ligações, respectivamente. O modelo difere do modelo de rede porque nas suas organizações de registro o modelo hierárquico e feito no modelo de árvores enquanto no modelo de rede é usado o sistema de grafos arbritários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (110.1 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com