TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Fazer um Artigo Academico

Por:   •  3/5/2016  •  Artigo  •  911 Palavras (4 Páginas)  •  549 Visualizações

Página 1 de 4

Coloque Aqui o Título do Trabalho

Fulano da Silva – email@exemplo.com.br – UFF/ICHS

Beltrano da Silva – email@exemplo.com.br – UFF/ICHS

Sicrano da Silva – email@exemplo.com.br – UFF/ICHS

Resumo (ELABORADO AO FINAL DO TRABALHO)

Este é um arquivo já formatado para o TCC (trabalho de conclusão de curso) na modalidade de AC (artigo científico). O TCC no formato de AC pode ser realizado em grupo, de até três alunos. Neste espaço deve-se escreve o resumo do artigo, com até 10 linhas. O resumo deve citar o problema de pesquisa, o objetivo, o método e resultados alcançados. Nos tópicos abaixo estão exemplificadas os demais tópicos do texto. O texto deve possuir entre 8 e 16 páginas, incluindo figuras, referências, etc. Os tópicos apresentados ao uma sugestão de organização, que pode ser alterada de acordo com as características do trabalho.

Palavras-chave: TCC; Modelo; Exemplo.

1 – Introdução (ELABORADO NO SEMINÁRIO I)

Este é um texto de exemplo, já formatado para que se elabore o texto a ser submetido como TCC.

Exemplo: Com a reabertura democrática, conduzida na década de 1980, mudanças substantivas ocorreram no âmbito da participação. Enquanto, até os anos 1960, o envolvimento popular nas decisões públicas se dava basicamente por meio do voto, a Assembleia Constituinte instalada em 1987 teve como propósito-chave “refundar a República, estabelecendo outras bases para a soberania, a ordem social, a cidadania, a organização do Estado, as formas de deliberação coletiva, o financiamento do gasto público, as políticas públicas e a administração pública” (Costa, 2008, p. 858).

2 – Referencial Teórico (ELABORADO NO SEMINÁRIO II)

Neste tópico deve se desenvolver a base teórica do trabalho. Para trabalhos na modalidade “Relato de Práticas” o/s autor/es devem colocar uma teoria e/ou conceito estudado que possa fazer uma ligação teoria e prática.

Exemplo: Como formato institucional, os conselhos são empregados na administração pública brasileira desde o período colonial, uma vez que prefeituras e câmaras municipais organizavam-se dessa forma. Contudo, foi durante a regulamentação do texto constitucional, ocorrida principalmente ao longo da década de 1990, que suas potencialidades foram associadas a diversos campos de políticas públicas, no intuito de viabilizar a participação social e a descentralização.

2.1 - Subtópico

Se for necessário um subtópico, utilize o este formato: 1.1, 2.1, 3.1 etc. Se for necessária um tópico dentro do subtópico utilize o formato 2.1.1, 2.1.2, etc.

Exemplo: A natureza de um conselho gestor refere-se ao seu caráter consultivo ou deliberativo e, também, à sua história. Diferentemente dos conselhos consultivos, os deliberativos podem condicionar e controlar as ações dos poderes instituídos. Suas decisões devem ser, portanto, materializadas pelo Executivo e pelo Legislativo local. A história do conselho, por sua vez, revela o nível de mobilização social que determinou sua criação (Cruz, 2000). Conselhos instituídos por lei municipal, objeto de ampla discussão e produto da mobilização cidadã, apresentam maior lastro social do que aqueles criados por decreto do Executivo, visando, principalmente, a continuidade do repasse de verbas entre os níveis de governo.

Caso necessite inserir alguma figura/quadro/tabela utilize o formato abaixo:

Quadro 1 – Exemplo TCC Síntese das percepções dos conselheiros (dinâmica deliberativa)

Afirmações apresentadas aos concluintes

da iniciativa de capacitação Posicionamentos em relação às afirmações

Discordo totalmente

% Discordo em parte

% Não tenho opinião

% Concordo em parte

% Concordo totalmente

%

Dinâmica deliberativa 6. Os conselhos gestores de Volta Redonda apresentam caráter deliberativo e não apenas consultivo 22,2 11,1 - 38,9 27,8

7. A elaboração das pautas das reuniões é feita de modo democrático. Qualquer conselheiro pode sugerir pontos previamente e temas não previstos podem ser discutidos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (74.1 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com