TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como elaborar um projeto de um novo empreendimento

Por:   •  17/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  8.183 Palavras (33 Páginas)  •  1.005 Visualizações

Página 1 de 33

[pic 1]

Alberto Sergio Maia da Silva

1ª.  Edição

2014

Objetivos

  1. Compreender o projeto elaborado como norteador prático na implantação de ideias.
  2. Apresentar um método prático de elaboração de projetos, detalhando os passos para a formulação da proposta bem fundamentada.
  3. Incentivar a formação de profissionais da área para ingressar no ramo da elaboração de projetos.

O homem é a medida de todas as coisas,

das que são enquanto são e das que são

enquanto não são.

Protágoras

INTRODUÇÃO

        O planejamento é um processo administrativo que descreve um conjunto de ações a serem desenvolvidas que estabelece o que deve ser feito no futuro. Planejar é o requisito primário e mais elementar da administração. Ordena de forma sistemática determinados propósitos.

        Planejamento não é previsão, é uma relação entre as atividades a serem executadas e o tempo disponível. É uma atividade sistêmica e interativa, porque envolve todos os componentes da empresa (humanos, materiais e financeiros) e etapas que se sucedem. Permite que se faça uma coordenação mais racional e eficaz das atividades gerais da empresa, pois possibilita a introdução de mudanças e inovações.

        A função do planejamento está relacionada com os mecanismos de controle, pois supõe verificar permanentemente, de forma criteriosa, se o que realmente foi planejado está realmente acontecendo na organização.

NOÇÕES GERAIS

[pic 2][pic 3]

PLANEJAMENTO: é o parâmetro técnico-político dentro do qual se enquadram os programas e projetos. Pode-se portanto entender o  Planejamento como sendo um processo de tomada de decisões interdependentes, decisões estas que procuram nortear o empreendedor para uma situação futura desejada.[1]

PROJETO: um conjunto de atividades concretas, inter-relacionadas e coordenadas entre si.[2]

ATIVIDADE: é  um  meio  de   intervenção  sobre a realidade, mediante a realização sequencial e integrada de diversas ações necessárias para    alcançar   as    metas e objetivos de um projeto.

.TAREFA: é a ação que operacionaliza uma atividade.

Um projeto é um empreendimento planejado que consiste num conjunto de atividades interrelacionadas e coordenadas, com o fim de alcançar objetivos específicos dentro dos limites de um orçamento e de um período de tempo dados.

Segundo KICIL (1995), um projeto surge em resposta a um problema concreto. Elaborar um projeto é, antes de mais nada, contribuir para a solução de problemas, transformando ideias em ações.

        Deve ser entendido que um projeto bem elaborado norteará todas as informações necessárias à equipe de execução, premissa indispensável para o êxito do empreendimento.

        Se o seu projeto se transformar numa proposta de financiamento bem elaborado e se for aprovado por algum Banco, significa dizer que a gerencia da instituição financeira compreendeu o programa que a sua entidade pretende realizar, percebeu a sua importância e as possibilidades de êxito. Em outras palavras, acredita nas metas da sua entidade, que os objetivos tem um sentido coerente e chances de sucesso.

 NOTA:   Em razão da Lei das Sociedades por Ações, 6.404, de 15 de dezembro de 1976 ter definido que investimento a participação permanente em outra sociedade, mediante a aquisição de ações.

          Assim, os acionistas, ou grupo empresarial que irá implantar um projeto um projeto, estarão fazendo um investimento, porque estarão aplicando recursos na empresa, pela aquisição de ações ordinárias ou preferenciais.

          A construção do projeto em si, que usualmente é chamado de projeto de investimento, fica com a terminologia deslocada, ou seja, devemos chamar a implantação de projetos de “NOVOS EMPREENDIMENTOS”  e dessa forma os acionistas estarão fazendo um investimento ao adquirirem ações deste novo empreendimento. [3]

        Segundo BUARQUE (1991), a realização do projeto, desde a idéia inicial até a sua implantação como unidade de produção, é um processo continuo no tempo, através de sucessivas fases, nas quais se combinam considerações de caráter técnico, econômico e financeiro estudadas através de diferentes etapas.

CAPÍTULO I

1.COMO DEVEMOS INICIAR A ELABORAÇÃO DE UM PROJETO

O trabalho inicia pelo CORAÇÃO do projeto, ou seja, o projetista  ao se reunir com o empreendedor, deve definir concretamente o objeto de trabalho, os objetivos existentes em uma visão clara dos problemas que o empreendedor quer resolver com a realização da ideia.

 É importante discutir a ideia central da proposta para identificar se a encomenda do projeto trata-se de uma OPORTUNIDADE ou de uma NECESSIDADE.  Dos empreendedores brasileiros, 46% são motivados “por necessidade” e 54% por oportunidade, IBGE (2012).

Nessa reunião o economista projetista não deverá esquecer das 3 (três)  celebres perguntas fundamentais: o que produzir, como produzir e para quem produzir. A habilidade na formulação dos questionamentos será primordial para obter as informações básicas para subsidiar a análise preliminar de viabilidade do que exatamente têm o empreendedor em mente para realizar.

1.1 o projeto no desenvolvimento do planejamento

Em sentido lato, o projeto é qualquer propósito de ação definida e organizado de forma racional. Permite avaliar, qualitativa e quantitativamente, as vantagens de desvantagens da aplicação de recursos, de qualquer natureza, para a produção de bens e serviços.[4]

1.1.1 O  ambiente do projeto

        O ambiente do projeto consiste de componentes que podem afetar, com maior ou menor amplitude o projeto, vejamos:

  1. Cultura: representa o conjunto de ideias, conhecimentos, padrões de atitudes e comportamentos que caracterizam uma sociedade. É necessário identificar as tendências culturais no contexto do projeto.
  2. Concorrente: é necessário identificar os concorrentes diretos e os substitutos, tipo de produto comercializado. Acesso a fornecedores e mercados, grau de integração e eventuais existências ou não de barreiras de entrada e saída de novos concorrentes.
  3. Recursos: físicos, humanos e financeiros;
  4. Intangíveis: marca e imagem da organização;
  5. Em resumo: estudo de mercado como por exemplo, clientes, fornecedores, governo, enfim, aspectos que possam provocar mudanças significativas no ambiente social e de negócios.

1.1.2 O ciclo de vida do projeto

O ciclo de vida de um projeto constitui uma série de fases desde sua concepção até o ponto de conclusão. O entendimento do ciclo de vida permite a visualização sistêmica do projeto desde seu início até a sua conclusão, ou seja, o ciclo de vida é a sequência de etapas e fatores que vão do começo ao fim do projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.8 Kb)   pdf (442.3 Kb)   docx (76.8 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com