TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Elaborar Projeto de Pesquisa

Por:   •  18/4/2016  •  Resenha  •  322 Palavras (2 Páginas)  •  496 Visualizações

Página 1 de 2

GIL, A. C. Como elaborar projeto de pesquisa: Como classificar as pesquisa. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2002. p. 41 a 57.

Antônio Carlos Gil, possui graduação em ciências sociais(1978), bacharelado em ciências políticas e sociais(1971), graduado também em pedagogia(1976). Além disso, possui mestrado e doutorado pela fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo(1978) e Universidade de São Paulo(1998). Atualmente, trabalha como parecerista e professor na Universidade Municipal de São Caetano do Sul, seus principais temas utilizando de sua experiência administrativa são regionalidade, recursos humanos e ensinos, entre outros.

A classificação das pesquisas precisa ser feita de forma objetiva, através disso, essas foram classificadas em três grandes grupos: descritivas, exploratórias e explicativas.

Pesquisas descritivas, tem como objetivo o estudo da singularidade de um povo e também, estudar o efeito de uma determinada diferença entre algum indicador social dentro de uma sociedade. As pesquisas exploratórias possuem embasamento em um amadurecimento e um contato mais estreito com o tema por meio de estudos de casos e bibliografias na maioria dos casos.

Pesquisas explicativas são as mais racionais, explorando do pesquisador sua vivência e conhecimentos da realidade para elaboração dos seus dados. Para se realizar uma pesquisas é possível fazer o uso de amplos itens como documentos, bibliografias, estudos de caso, artigos e as próprias experiências que podem contar como ferramenta de elaboração para uma boa pesquisa, porém, tratando-se de ciências humanas e necessário que sempre haja o respeito aos princípios éticos.

Criticamente, a leitura proporciona ao aluno o conhecimento da variedade dos tipos de pesquisa, a importância e a aplicação de cada uma delas, onde dessa forma é possível mediante ao pedindo de um professor por uma pesquisa buscar as melhores ferramentas para que sua elaboração seja feita de forma eficiente e com estudo dirigido.

Por fim, o estudo do texto proporciona um amadurecimento e um incentivo as trocas de experiências em sua vida acadêmica que pode ser feita através de analises, conversas, estudos de casos e tantos outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (50.7 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com