TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comparação de Teorias De Maslow Herzberg e Douglas McGregor

Por:   •  19/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  431 Palavras (2 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 2

Comparação de Teorias De Maslow Herzberg e Douglas McGregor

Douglas McGregor

Douglas McGregor criou a teoria X caracterizou-se por apresentar um estilo autoritário de gestão, similar ao da abordagem taylorista, tendo como pressupostos do comportamento humano a preguiça, a resistência a mudanças e a indisciplina.

E a teoria Y, estruturada em uma concepção de administração moderna, possui alguns aspectos principais: o homem não é preguiçoso por natureza, as pessoas não são resistentes às mudanças e às necessidades da empresa, as pessoas têm comportamentos adequados e capacidades para assumir responsabilidades.

Abraham Maslow

Abraham Maslow estudou as necessidades humanas e verificou que existe uma hierarquia das necessidades básicas, a qual define o nível de motivação dos indivíduos e, consequentemente, o de produtividade. De acordo com Chiavenato (2014), Maslow identificou cinco necessidades básicas dos indivíduos no ambiente de trabalho.

As necessidades humanas se organizam em níveis, desenhando uma hierarquia de importância e de influência. As três primeiras são as que sustentam a sobrevivência dos indivíduos, e as duas últimas representam as necessidades de motivação.

Frederick Herzberg

Herzberg concluiu que a satisfação potencializa o nível de motivação dos indivíduos; todavia, a insatisfação não diminui o nível de motivação. Isso posto, organizou em dois fatores a questão de satisfação/insatisfação. (MAXIMIANO, 2010). Vejamos a seguir:

Fator de motivação (intrínseco): é o que define o nível de satisfação. Está relacionado à percepção e reação que os indivíduos têm perante o trabalho realizado na organização, isto é, o que sentem em relação a isso. Por exemplo: se certa atividade ou trabalho dentro da organização trouxe realização e crescimento pessoal.

Fator de higiene (extrínseco): é o que define o nível de insatisfação, assim sendo, não impulsiona o desenvolvimento pessoal, mas atua no intuito de evitar a deterioração do profissional. Por exemplo: segurança no trabalho ou questão salarial.

CONCLUSÃO

De forma sucinta pode chegar - se a conclusão que as diferenças entre essas teorias de abordagem comportamental da administração é Abraham Maslow definiu um conjunto de necessidades, onde cada um tem que escalar uma hierarquia para atingir sua autorrealização, assim poderíamos dizer que o homem se motiva quando suas necessidades fundamentais são supridas. McGregor buscou apenas idêntica que existe um grupo de pessoas que se encaixaria na teoria X, ou seja, o funcionário que evita responsabilidades, são preguiçosos e evitam o trabalho, a teoria Y diz que os funcionários encaram o trabalho como algo natural como se estivesse fazendo uma atividade de lazer. Por exemplo, as pessoas são esforçadas e gostam de ter o que fazer. E por último Frederick Herzberg definiu que a motivação vem do ambiente de trabalho e ao cargo que levam a fatores que insatisfação e satisfação.

REFERENCIAS:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_X_e_Y

https://saolucasbr.blackboard.com/bbcswebdav/pid-123078-dt-content-rid-1121856_1/courses/T18901D4214CURR1990/U7_EPAT_PDF.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (37.7 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com